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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH2554 - Processo Criativo e Metodologia de Projeto de Têxtil e Moda
Criative Process and Project of Fashion and Textiles

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
Desencadear um processo de pensamento criativo na resolução problemas de projetos.
Investigar a história, a metodologia do projeto na área de têxtil e moda e as suas aplicações.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5033416 - Claudia Regina Garcia Vicentini
 
Programa Resumido
Compreensão do processo, métodos, técnicas e aplicações do pensamento criativo na resolução do projeto de têxtil e moda.
 
 
 
Programa
A disciplina tem como objetivo introduzir a problemática projetual na área em questão, apresentando ao aluno os conceitos metodológicos de diversas áreas, respeitando-se os limites de cada projeto.
Os pontos abordados serão:
Metodologias de Projeto
Conceito de Coleção
Design de Produto – cor, forma e função
Influências conceituais – tema, regionalismo
Pesquisa de Público-Alvo
Pesquisa e desenvolvimento do produto
Diferentes mercados
 
 
 
Avaliação
     
Método
Metodologia Didática:

Aulas de Atelier de criação e desenvolvimentos de projetos baseados na resolução de problemas reais ( técnicas de PBL).

Serão considerados, pelo professor, na avaliação do aluno os seguintes fatores: verbalização, conteúdo, clareza, texto, participação e desempenho nas atividades de grupo, pesquisa de campo, apresentação dos projetos e resolução dos problemas apresentados pela disciplina.
Critério
M = (E1 + E2 + E3 + E4) /42, onde E é nota de exercícios de atelier de criação.
Norma de Recuperação
Elaboração de exercícios de atelier de criação.
 
Bibliografia
     
BONSIEPE, Gui. Design do material ao digital, Florianópolis: SEBRAE, 1997.
BORGES, Adélia. Designer não é Personal Trainer – e outros escritos. São Paulo: Editora Rosari, 2002.
COUTO, R.M.S. & JEFERSON, A. O. (orgs.). Formas do design: por uma metodologia interdisciplinar. Rio de Janeiro: 2AB, 1999.
DENIS, Rafael Cardoso. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.
EMILIANI, F. A realidade das pequenas coisas. A psicologia do cotidiano. São Paulo: Editora Senac Snao Paulo, 2009.
ENDSLEY, Mi. ;R., BOLTÉ, B.; JONES, D. J. Designing for situation awareness: na approach to user-centered design. Georgia, USA: Taylor & Francis, 2005.
INJOSA, Urbano (org). Design Contemporâneo. São Paulo: Editora Nojosa Edições, 2004.
MELO, Chico. Homem de Signofobia. São Paulo: Editora Rosari, 2005.
PEACOCK, John Fashion Accessories: The Complete 20th Century Sourcebook, Thames & Hudson, 2000.
__________ Fashion Accessories, Pepin Press, 2005.
PIQUERA, Gustavo. Morte aos Papagaios. São Paulo: Editora Ateliê Editorial, 2004.
RECH, Sandra. Moda: por um fio de qualidade. Florianópolis. Ed. UDESC. 2004.
RENFREW, E., RENFREW, C. Desenvolvendo uma coleção. Porto Alegre, Bookman, 2010.
VICENTINI, C.R.G. Metodologias para o desenvolvimento de produtos de moda. Apostila, 2010.
 

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