Mostrar aos alunos a ciência de formular, implementar e avaliar decisões inter funcionais que permitem a uma organização atingir seus objetivos. O foco é na integração da administração, mercado, finanças, produção, pesquisa e desenvolvimento e sistemas de informações para atingir o sucesso organizacional e emnpresarial.
A disciplina propõe uma Visão geral do Planejamento estratégico. Formulação de estratégias.Implementação de estratégias. Avaliação de estratégias.Problemas globais em planejamento estratégico
A natureza do Planejamento estratégico- Estudo de caso.Estratégias em ação: tipos de estratégias: intensivas, de diversificação, defensivas. Estratégias genéricas de Porter.A missão do negócio: natureza, importância, componentes. Como escrever uma missãoExaminando o negócio sob o ponto de vista externo: forças econômicas, sociais , políticas e tecnológicas. Modelo da cinco forças de Porter. Examinando o negócio sob o ponto de vista interno: as principais forças internas. Relações entre áreas funcionais de negocios: administração, mercado, finanças, produção, pesquisa e desenvolvimento.O processo de escolha estratégica.
David, F. R . Strategic manegement 6th New Jersey: Prentice Hall, 1997.PORTER, M. E. Estratégia competitiva. 7.ed. Rio de Janeiro, Campus,1992.PORTER, M. E. Estratégia Competitiva das Nações, Editora Campus, 1993.HAMEL, G e PRAHALAD, C.K. - Competindo pelo Futuro, Editora Campus, 1989.