A disciplina tem por objetivo desenvolver o conceito de design têxtil (roupas, tecidos, etc.) através de uma abordagem que integre o conceito de desenvolvimento sustentável e o entorno social. O pensar em resíduos industriais e sua reutilização fazem parte deste escopo teórico.
Especulação da cultura material brasileira, que pode servir como catalisador e irradiador de experiências sob uma ótica plural. É irradiador na medida em que se propõe a estudar, tratar e relançar sob uma perspectiva criativa e científica.A disciplina propõe, ainda, um diálogo com formas de design sustentável visando o estudo e aproveitamento de matérias-primas disponíveis nas diversas regiões do país, e, em um estudo mais aprofundado em escala global.
Pesquisa de novos materiais têxteis e não têxteis.As relações entre design e meio ambienteO produto industrial e seu descarte.Contato com comunidades carentes e suas formas de expressão.
Aicher, Otl. El mundo como proyecto. Barcelona, Gustavo Gili, 1994. Bozzi, Penélope e Oroza, Ernesto. Objets Reinventes. Paris, Editions Alternatives, 2002.Fuad-Like, Alastair. Ecodesign. The sourcebook. San Francisco. Chronicle Books 2002.Hyett, Paul. Guia Básica de la sostentabilidad. Barcelona, Gustavo Gili, 2004.Manzini, Ezio e Vezzoli, Carlo. O desenvolvimento de Produtos Sustentáveis. Os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo, EDUSP, 2002.____________________________. A Matéria da Invenção. Lisboa, Centro Português de Design, 1993.Nojosa, Urbano(org). Design Contemporâneo. São Paulo, Nojosa Edições, 2005.Papanek, Victor. The green imperative. Natural Design for the Real World. New York, Thames and Hudson, 1995.