Familiarizar os alunos com as noções básicas de Pesquisa de Mercado.
Proporcionar aos alunos uma visão do processo de pesquisa de mercado no contexto de tomada de decisões, utilizando abordagens qualitativas e quantitativas.
Identificação das necessidades de informações de mercado:Busca e análise crítica de dados secundários:A pesquisa qualitativaA pesquisa quantitativa: Definição dos objetivos; Questionários; Entrevistas; Amostras; Execução.Processamento de dados e interpretação de resultados;Apresentação de resultados;Formatação dos Relatórios de pesquisa..
AAKER, David A.; KUMAR, V. & DAY, George S: Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas, 2001.BESSON, Jean-Louis (org.): A Ilusão das Estatísticas. São Paulo: Ed. Unesp, 1995.KERLINGER, Fred Nichols: Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: EPU, 2003 (1979).MALHOTRA, Naresh K: Introdução à Pesquisa de Marketing. São Paulo: Prentice-Hall, 2005.MALHOTRA, Naresh K: Pesquisa de Marketing. Porto Alegre: Bookman, 2006 (4ª. Ed.).SELLTIZ, Claire; JAHODA, Marie; DEUTSCH, Morton & COOK, Stuart C: Métodos de Pesquisa nas Relações Sociais. São Paulo: Edusp, 1967 (1959).SOKAL, Alan & BRICMONT, Jean: Imposturas Intelectuais: o abuso da ciência pelos filósofos pós-modernos. Rio de Janeiro: Record, 2001 (2ª. Ed.).