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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH2648 - Pesquisa e Tendências do Mercado de Têxtil e Moda
Marketing Research and Trend Studies in Fashion

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Familiarizar os alunos com as noções básicas de Pesquisa de Mercado.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2168766 - Carlos de Brito Pereira
 
Programa Resumido
Proporcionar aos alunos uma visão do processo de pesquisa de mercado no contexto de tomada de decisões, utilizando abordagens qualitativas e quantitativas.
 
 
 
Programa
Identificação das necessidades de informações de mercado:
Busca e análise crítica de dados secundários:
A pesquisa qualitativa
A pesquisa quantitativa: Definição dos objetivos; Questionários; Entrevistas; Amostras; Execução.
Processamento de dados e interpretação de resultados;
Apresentação de resultados;
Formatação dos Relatórios de pesquisa..
 
 
 
Avaliação
     
Método
Metodologia Didática:
Aulas expositivas, seminários etc

Avaliação:
Execução das leituras, participação nas aulas e elaboração de trabalhos e relatórios de pesquisa.

Método:
A avaliação consiste em um conjunto de pesquisas a serem realizadas em grupo e sequencialmente, visando apresentar ao final subsídios para o desenvolvimento de um produto têxtil.
Critério
M = (0,1T1 + 0,2*T2 + 0,3T3 + 0,4*T4) / 4, onde T1 a T4 são trabalhos sequenciais escritos a serem entregues nas datas determinadas.
Norma de Recuperação
Prova escrita.

Não há “prova substitutiva”.
 
Bibliografia
     
AAKER, David A.; KUMAR, V. & DAY, George S: Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas, 2001.
BESSON, Jean-Louis (org.): A Ilusão das Estatísticas. São Paulo: Ed. Unesp, 1995.
KERLINGER, Fred Nichols: Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: EPU, 2003 (1979).
MALHOTRA, Naresh K: Introdução à Pesquisa de Marketing. São Paulo: Prentice-Hall, 2005.
MALHOTRA, Naresh K: Pesquisa de Marketing. Porto Alegre: Bookman, 2006 (4ª. Ed.).
SELLTIZ, Claire; JAHODA, Marie; DEUTSCH, Morton & COOK, Stuart C: Métodos de Pesquisa nas Relações Sociais. São Paulo: Edusp, 1967 (1959).
SOKAL, Alan & BRICMONT, Jean: Imposturas Intelectuais: o abuso da ciência pelos filósofos pós-modernos. Rio de Janeiro: Record, 2001 (2ª. Ed.).
 

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