Transmitir aos alunos conhecimentos tecnológicos, gestão de processos produtivos, segmentação de manufatura de produto de moda e da indústria de confecção, documentação do fluxo produtivo. Reflexões sobre Economia Criativa, Empreendedorismo e Sustentabilidade.
Introdução ao processo de industrialização de produto têxtil, vestuário e de moda. Segmentação de processo de confecção. Fluxo produtivo da Indústria de Confecção. Documentação (Fichas Técnicas). Reflexões sobre a responsabilidade em relação às questões socioambientais no setor de confecção social. Gestão de resíduos sólidos gerados no departamento de corte e no processo produtivo.
Programa-Economia Criativa.-Empreendedorismo.-Gestão de processo de uma indústria de confecção.-Terceirização e horizontalização.-Segmentação por materiais e produto.-Processos de corte e costura a partir de diferentes tecnologias.-Atividades de preparação para o corte: encaixe dos moldes, risco, enfesto e corte.-Atividade de preparação à confecção costura e acabamento.-Atividades de controle de qualidade, passadoria, embalagem e expedição.-Reflexões sobre aproveitamento de materiais e embalagens e redução de resíduos sólidos.-Reflexões sobre impactos sociais e ambientais gerados pela Manufatura do Vestuário de Moda.-Upcycling e Ecodesign no desenvolvimento de produto e no departamento de corte.As aulas teóricas são complementadas por palestras e viagem didática para a Cidade de Blumenau e seu entorno com o objetivo de visitar plantas fabris de diferentes segmentos da Indústria Têxtil e Confecção.
- MENDES, F.D.; SACOMANO, J. B; FUSCO, J. P. Rede de Empresas: A Cadeia Têxtil e as Estratégias de Manufatura na Indústria Brasileira do Vestuário de Moda. Ed. Arte e Ciência. São Paulo 2010-CIETTA, E. A Revolução do Fast-Fashion: Estratégias e Modelos Organizativos para Competir nas Industrias Híbridas. 2ª. ed. Ed. Estação das Letras e Cores. São Paulo, 2012.-FOSTER, I. Z.; FLYNN, J. Z. Research Methods for the Fashion Industry. Ed. Fairchild Books. New York, 2009-BURNS, L.D.; BRYAN, N. O. The Business of Fashion: Designing, Manufacturing and Marketing. Ed.Fairchild Publications. New York, 2002- HEBERLE, H.; HERMELING, H.; HORNBERGER, M.; KILGUS, R.; KUPKE, R.; MENZER, D.; MOLL, A.; RING,W. Clothing Technology: from fibre to fashion, Ed.Europa Lehrmittel, Berlin, 2008-MYERS-MCDEVITT, P. J. Apparel Production Mangemente and the Tachnical Package. Ed. Fairchild Books. EUA,2011-SHIELDS, M. R. Industry Clothing Construction Methods. Ed. Fairchild Books. New York, 2011-SALCEDO, E. Moda ética para um futuro Sostinible. Ed. Gustavo Gili. Barcelona 2014-THOMPSON, R; THOMPSON, Sustainable Materials, Processes and Production. Ed. Thames&Hudson. London, 2013.-BROWN, S. Eco Fashion: Moda con Conciencia Ecológica y Social. Ed. Art Blume. Barcelona, 2011.-DILLON, S. The Fundamental of Fashion Management. Ava Publishing London 2012.