O curso pretende integrar a leitura de diversos objetos e figuras do mundo, sistematizadas pelo ferramental disponibilizado pela semiótica, e, assim, problematizar os valores postos em circulação pela sociedade contemporânea. Diante disso, pergunta-se: Como tem sido explorada a moda pelas artes? Como valores edificados socialmente são figurativizados pela moda?
A Semiótica, como disciplina, concentrou-se na constituição e no desenvolvimento de modelos de descrição da significação dos textos da cultura. A moda como a nascente de sentido do sujeito ou como a fundação de sua identidade é uma possibilidade de estudo que em muito ultrapassa o seu entendimento como um dos mecanismos mais artificiosos da sociedade de consumo e permite compreendê-la como a possibilidade além da emancipação individual, assim a Semiótica pretende dar conta destes “regimes de sentido” que são os caminhos abertos pela moda.
O que é Semiótica?As diversas Teorias SemióticasSemiótica e ComunicaçãoSemiótica dos objetosA Moda como linguagemA construção do sentido
Castilho, Kathia. Moda e linguagem. São Paulo, AnhembiMorumbi, 2004.Castilho, Kathia. A moda do corpo o corpo da moda. São Paulo, esfera, 2002Fiorin, José L. Linguagem e Ideologia. São Paulo, Contexto, 2001.Floch, Jean-Marie. Visual Identites. New York, Continnuum, 2000.Merleau-Ponty, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo, Martins Fontes, 1994.Santaella, Lúcia. Corpo e Comunicação. São Paulo, Hacker, 2002Santaella, Lúcia. O que é Semiótica. São Paulo, Brasiliense, 2000.Wolfflin, Heinrich. Conceitos fundamentais da história da arte. São Paulo, Martins Fontes, 2000.