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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH2707 - Comunicação e Informação de Moda
Fashion Communication and Information

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
Dar a conhecer o processo de criação lançamento e comunicação dos discursos e tendências de moda.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1349898 - Maria Silvia Barros de Held
 
Programa Resumido
A evolução das tendências de moda; origens, esquemas de funcionamento; processos evolutivos;métodos de pesquisas de temas, cores, formas e materiais. Tipos de mídias que constroem a moda. Como se cria e evoluem as tendências, ciclo de vida dos produtos, salões internacionais. Mídias da moda. Styling. 

 
 
 
Programa
Tendências de moda – difusão
Pesquisa de moda
Calendário de feiras
Calendário de eventos
Calendários de desfiles
Mídia e Moda – análise de diferentes suportes.
Stlyng de moda – construções e cenarizações.
Contextos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas dialogadas, seminários, palestras
Critério
Serão considerados, pelo professor, na avaliação do aluno os seguintes fatores: verbalização, conteúdo, clareza, texto, participação e desempenho nas atividades de grupo, pesquisa de campo, apresentação dos projetos e resolução dos problemas apresentados pela disciplina.
Norma de Recuperação
M = (P1 + 2*P2 + E) / 4, onde P1 e P2 são notas de provas e E nota de exercícios.
 
Bibliografia
     
BARTHES, Roland. Sistemas da Moda. Lê Sueil, 1967.
CALDAS, Dario. Observatórios de Sinais; teoria e prática da pesquisa de tendências. Rio de Janeiro. SENAC-Rio. 2005.
CANEVACCI, Massimo. Antropologia da comunicação visual. Rio de Janeiro. Ed. DP&A, 2001.
CANEVACCI, Massimo. Culturas Extremas. Rio de Janeiro. DP&A, 2005.
CHATAIGNER, Gilda. Todos os caminhos da moda. Rio de Janeiro. Rocco.1996.
CONTRERA, Malena Segura. Mídia e Pânico; saturação da informação, violência e crise cultural na mídia. São Paulo, Annablume, 2005.
DE CARLI, Ana Meri. O Sensacional da Moda. Caxias do Sul: EDUCS, 2002.
FEGHALI, Marta K., DWYER, Damiela. As engrenagens da moda. Rio de Janeiro. SENAC, 2001.
GARCIA, Carol & MIRANDA, Ana Paula. Moda é Comunicação; experiências, memórias e vínculos. São Paulo. Ed. Anhembi Morumbi. 2003.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo. Cia das Letras, 1997.
VILLAÇA, Nizia & CASTILHO, Kathia. Plugados na Moda. São Paulo. Ed. Anhembi Morumbi, 2006.
VINCENT-RICHARD, Françoise. As espirais da moda. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1989.

 

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