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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH2708 - Literatura: Moda e Estilo
Literature: Fashion and Style

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
Apreender via textos literários, notadamente ensaios, romances, e peças teatrais, as figurações da Moda, do estilo e do comportamento na segunda metade do século XIX e começo do XX; 
Aprofundar, por meio do foco narrativo, tópicos de História da Moda;
Discutir, em perspectiva comparada, os papéis desses dois tipos de “texto” tanto na reiteração quanto na transformação das ideologias nos século XIX e XX;
Verificar contatos, articulações e interfaces entre moda, estilo e literatura.

 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3193721 - Jefferson Agostini Mello
 
Programa Resumido
De todas as artes, a Literatura parece ser a que possui menos relações com a Moda. No entanto, muitos poetas, escritores e intelectuais não só se valeram dela na construção das suas personagens como também estilistas devem ter se utilizado das descrições e ensaios literários para refletir sobre - e transformar - suas produções. Além disso, escritores como Charles Baudelaire e Oscar Wilde fizeram da moda e do estilo objetos de reflexão e, também, de uso: o dandismo e a flânerie vazam o texto e constroem, pela perfomance, a experiência no mundo. Vistas assim, as relações entre Moda e Literatura permitem indagar sobre os limites do legível e do visível, do texto e da experiência, da arte e da vida. 
 
 
 
Programa
Introdução : conceitos de obra e texto na teoria de Roland Barthes.
Os escritos sobre a Modernidade de Charles Baudelaire e a flânerie.
Salomé¸ de Oscar Wilde, na tradução brasileira de João do Rio: o dandismo, a pose, a sedução.
Descrições de estilo: os casos de Flaubert e Marcel Proust.
Estéticas do fragmento: fotografia, panorama e poema em prosa.
Dos simbolistas a Caetano Veloso: o artista como performer.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e dialogadas, seminários, audiovisuais.
Critério
Serão considerados, pelo professor, na avaliação do aluno os seguintes fatores: verbalização, conteúdo, clareza, texto, participação e desempenho nas atividades de grupo, pesquisa de campo, apresentação dos projetos e resolução dos problemas apresentados pela disciplina.
Norma de Recuperação
M = (P1 + 2*P2 + E) / 4, onde P1 e P2 são notas de provas e E nota de exercícios.
 
Bibliografia
     
BARTHES, Roland. A aventura semiológica. Trad. Maria de Santa Cruz. Lisboa, Edições 70, 1987.
BAUDELAIRE, Charles. Sobre a modernidade: o pintor da vida moderna. Org. Teixeira Coelho. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1996.
FLAUBERT, Gustave. Madame Bovary.Trad. Araújo Nabuco. São Paulo, Abril Cultural, 1981.
PROUST, Marcel. Em busca do tempo perdido: Um amor de Swan. Trad. Mario Quintana, Rio, Globo, 1960.
SANTIAGO, Silviano. “Caetano Veloso Enquanto Superastro”. In. Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural. São Paulo, Perspectiva, 1978.
SOUZA, Gilda de Mello. O espírito das roupas: a moda no século XIX. São Paulo, Companhia das Letras, 1996.
WILDE, Oscar. Salome; poema dramático em 1 ato. Trad. João do Rio (Paulo Barreto). Rio de Janeiro, Livraria Império, 1958.

 

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