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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH2767 - Poética e Moda
Poetics and Fashion

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Entrar em contato com a Poética entendida como reflexão sobre a “fabricação” nas Artes. Analisar as relações entre Poética e Retórica. Buscar subsídios para articular essas discussões ao universo da moda.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
91402 - Angelica Chiappetta
 
Programa Resumido
A separação entre artes (“belas artes”) e ofícios (“técnica”), ocorrida no séc. XVIII, tirou a atenção da dimensão técnica das artes e colocou a costura do lado dos ofícios. No século XIX, no entanto, a moda (“alta costura”) passou a reivindicar sua ligação à arte. A disciplina pretende apresentar várias discussões históricas sobre a Poética entendida como reflexão sobre as artes do ponto de vista da “fabricação”. Pretende também acompanhar a leitura crítica e analítica de obras literárias e filosóficas que levantem discussões sobre o processo de “fabricação” nas artes em geral, na literatura e na moda.
 
 
 
Programa
Poética e a dimensão técnica das Artes (ars/techne).
Poéticas Clássicas: Platão, Aristóteles, Cícero, Horácio.
Presença da codificação Retórica e Poética nas Artes até o séc.XVIII.
Poética e separação entre artes e ofícios.
Poéticas não preceptivas da modernidade.
Poéticas contemporâneas.
Análise do processo de “fabricação” nas artes em geral, na literatura e no universo da moda.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O curso terá como base: aulas expositivas, seminários, palestras e leitura de textos.
Critério
Serão considerados na avaliação os seguintes critérios: conteúdo, clareza, elaboração coerente de texto, participação e desempenho nas atividades de grupo e pesquisa.
Norma de Recuperação
Prova e/ou exercício.
 
Bibliografia
     
ARISTÓTELES. Retórica. Trad. Manuel Alexandre Júnior et alii. Lisboa: Imprensa nacional/Casa da Moeda, 1998.
ARISTÓTELES. Poética. Trad. Eudoro de Souza. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 2000.
ARISTÓTELES, HORÁCIO, LONGINO. A Poética Clássica. Trad. Jaime Bruna. São Paulo: Cultrix, 1995.
CARROLL, Nöel. Filosofia da Arte. Lisboa: Texto & Grafia, 1999.
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CONDÉ, Mauro L.L.. “TECHNICA/ARS e a produção do conhecimento do homem moderno” in MELLO, Magno M. ARS, TECHNE TECHNICA. A fundamentação teórica e cultural da perspectiva. Belo Horizonte: Argumentum, 2009, p. 115-23.
HORÁCIO. Arte Poética. Trad. R.M. Rosado Fernandes. Lisboa: Inquérito, 1984.
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__________________. The Modern System of the Arts: A Study in the History of Aesthetics (II). Journal of the History of Ideas, 13( 1): 17-46, 1952-46
LICHTENSTEIN, JACQUELINE (dir). A Pintura. Textos Essenciais. Vol.7: O paralelo das artes. São Paulo: Ed.34, 2005.
____________________________ . A Pintura. Textos Essenciais. Vol.5: Da imitação à expressão. São Paulo: Ed. 34, 2004.
____________________________ . A Pintura. Textos Essenciais. Vol. 4: O belo. São Paulo; Ed. 34, 2004.
MARTINS, N.S.. Introdução à Estilística. São Paulo: EDUSP, 2008.
MUCKELBAUER, John. Imitation and Invention in Antiquity: an historical-theoretical revision. Rhetorica, XXI(2): 61-88, 2003.
PAGLIALUNGA, Esther. Manual de Teoría Literaria Clásica. Mérida: Universidad de Los Andes, 2001.
PERNIOLA, Mario. Desgostos. Novas tendências estéticas. Florianópolis: Ed. UFSC, 2010.
PLATÃO. A República. Trad. Carlos Alberto Nunes. Belém: EDUFPA, 2000.
QUINTILIEN. Institution Oratoire. Livres X-XI. Trad. Jean Cousin. Paris: Les Belles Lettres, 1979.
QUINTILIEN. Institution Oratoire. Vol. III: Livres VII-IX. Trad. Henri Bornecque. Paris: Garnier, 1934.
REIS, Carlos. O Conhecimento da Literatura. Introdução aos Estudos Literários. Coimbra: Almedina, 2008.
SIMMEL, Georg. Filosofia da Moda e outros escritos. Lisboa: Texto & Grafia, 2008.
SVENDSEN, Lars. Moda. Uma filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
WOOD, James. Como funciona a ficção. São Paulo: Zahar, 2011.
 

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