Entrar em contato com a Poética entendida como reflexão sobre a “fabricação” nas Artes. Analisar as relações entre Poética e Retórica. Buscar subsídios para articular essas discussões ao universo da moda.
A separação entre artes (“belas artes”) e ofícios (“técnica”), ocorrida no séc. XVIII, tirou a atenção da dimensão técnica das artes e colocou a costura do lado dos ofícios. No século XIX, no entanto, a moda (“alta costura”) passou a reivindicar sua ligação à arte. A disciplina pretende apresentar várias discussões históricas sobre a Poética entendida como reflexão sobre as artes do ponto de vista da “fabricação”. Pretende também acompanhar a leitura crítica e analítica de obras literárias e filosóficas que levantem discussões sobre o processo de “fabricação” nas artes em geral, na literatura e na moda.
Poética e a dimensão técnica das Artes (ars/techne).Poéticas Clássicas: Platão, Aristóteles, Cícero, Horácio.Presença da codificação Retórica e Poética nas Artes até o séc.XVIII.Poética e separação entre artes e ofícios.Poéticas não preceptivas da modernidade.Poéticas contemporâneas.Análise do processo de “fabricação” nas artes em geral, na literatura e no universo da moda.
ARISTÓTELES. Retórica. Trad. Manuel Alexandre Júnior et alii. Lisboa: Imprensa nacional/Casa da Moeda, 1998.ARISTÓTELES. Poética. Trad. Eudoro de Souza. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 2000.ARISTÓTELES, HORÁCIO, LONGINO. A Poética Clássica. Trad. Jaime Bruna. São Paulo: Cultrix, 1995.CARROLL, Nöel. Filosofia da Arte. Lisboa: Texto & Grafia, 1999.CAUQUELIN, Anne. Teorias da Arte. São Paulo: Martins, 2005.CICERÓN. El orador. Trad. E. Sánchez Salor. Madrid: Alianza, 1997.CICERÓN. Sobre El Orador. Trad. José Javier Isso. Madrid: Gredos, 2002.CONDÉ, Mauro L.L.. “TECHNICA/ARS e a produção do conhecimento do homem moderno” in MELLO, Magno M. ARS, TECHNE TECHNICA. A fundamentação teórica e cultural da perspectiva. Belo Horizonte: Argumentum, 2009, p. 115-23.HORÁCIO. Arte Poética. Trad. R.M. Rosado Fernandes. Lisboa: Inquérito, 1984.JIMENES, Marc. O que é Estética? São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 1999.KRISTELLER, Oscar. The modern system of arts: A Studt in the History of Aesthethics. Journal of the History of Ideas, 12 (4): 496-527, 1951.__________________. The Modern System of the Arts: A Study in the History of Aesthetics (II). Journal of the History of Ideas, 13( 1): 17-46, 1952-46LICHTENSTEIN, JACQUELINE (dir). A Pintura. Textos Essenciais. Vol.7: O paralelo das artes. São Paulo: Ed.34, 2005.____________________________ . A Pintura. Textos Essenciais. Vol.5: Da imitação à expressão. São Paulo: Ed. 34, 2004.____________________________ . A Pintura. Textos Essenciais. Vol. 4: O belo. São Paulo; Ed. 34, 2004.MARTINS, N.S.. Introdução à Estilística. São Paulo: EDUSP, 2008.MUCKELBAUER, John. Imitation and Invention in Antiquity: an historical-theoretical revision. Rhetorica, XXI(2): 61-88, 2003.PAGLIALUNGA, Esther. Manual de Teoría Literaria Clásica. Mérida: Universidad de Los Andes, 2001.PERNIOLA, Mario. Desgostos. Novas tendências estéticas. Florianópolis: Ed. UFSC, 2010.PLATÃO. A República. Trad. Carlos Alberto Nunes. Belém: EDUFPA, 2000.QUINTILIEN. Institution Oratoire. Livres X-XI. Trad. Jean Cousin. Paris: Les Belles Lettres, 1979.QUINTILIEN. Institution Oratoire. Vol. III: Livres VII-IX. Trad. Henri Bornecque. Paris: Garnier, 1934.REIS, Carlos. O Conhecimento da Literatura. Introdução aos Estudos Literários. Coimbra: Almedina, 2008.SIMMEL, Georg. Filosofia da Moda e outros escritos. Lisboa: Texto & Grafia, 2008.SVENDSEN, Lars. Moda. Uma filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.WOOD, James. Como funciona a ficção. São Paulo: Zahar, 2011.