• Iniciação à análise de imagens de moda • Antropologia Visual aplicada à Moda • Semiótica visual aplicada à Moda • Introdução à pesquisa em imagens • Análise e edição de imagens • Escrituras da imagem: produção de textos sobre imagens de moda • Etnografia Têxtil : Iniciação à pesquisa da relação entre têxtil, indumentária e culturas ocidentais e não-ocidentais. • Metodologia de análise da Criação Têxtil e Moda • Análise de editorial de moda • Análise de desfile • Análise de website • Análise de coleções • Jornalismo de Moda • o mundo das revistas • Fotografia de moda
Este seminário de pesquisa tem como objetivo iniciar os alunos à uma metodologia de analise das diversas imagens de moda e da produção de textos específicos à esta temática. Ao aplicar as potencialidades da Antropologia Visual, da Semiótica Visual nas pesquisas da área de Moda e Indumentária, os alunos integram ferramentas de analise à suas produções textuais. No decorrer das aulas, serão mostradas e analisadas “imagens de moda” de toda a natureza, com o intuito de apreender a ler os signos culturais e desenvolver o olhar “antropológico”, considerando a imagem como um texto cultural. Para sua finalização, este curso propõe a interpretação oral e escrita de imagens relacionadas às criações internacionais apresentadas durante o semestre. Neste caso, cada aluno criará a sua própria iconologia e a explicará através de edição de imagens e da produção de um texto crítico iniciando-se ao jornalismo de moda.
Após a introdução, onde será definido o campo da teoria da imagem a partir dos escritos teóricos, o seminário será construído em torno das relações entre Moda e Antropologia, nas práticas de campo e nas teorias, buscando incentivar a produção de textos visuais e o uso da fotografia em pesquisa. Focalizando-se sobre o tema “corpo vestido”, este seminário de pesquisa visa iniciar análise das imagens produzidas no campo da moda e à interpretação e produção de textos críticos. • Victor&Rolf • Christian Dior • Hussein Chalayan • Issey Miyake • Jean-Paul Gauthier • Vivienne Westwood • Jum Nakao • Alexander Mcqueen • John Galliano • Frederic Molenac • Christian Lacroix (...)
Barthes Roland, Imagem e Moda, Martins Fontes, 2006. Joly Martine, Introdução à analise de imagem, Papirus, 2002. Semprini Andréa, A marca pós-moderna, Estação das letras e cores, 2009. Mendes Valerie, A moda do século XX, Martins Fontes, 2002. Revista MAG! Revista Fashion Theory Revista Dobras