Fomentar e aprofundar reflexões sobre a profusão, tanto das formas de representação artística do corpo desenvolvidas em diferentes períodos históricos e sociedades - que compreendem desde o Egito antigo até a atualidade -, como de técnicas e práticas voltadas para a modificação corporal, que amiúde se fazem presentes na contemporaneidade.
Elemento central à moda, o corpo vem, ao longo dos tempos, sofrendo superlativas alterações, tanto no que se refere à intensidade, como a quantidade. Com frequência cada vez maior tais alterações ora são derivadas da moda vigente, ora são por ela absorvidas. Esta disciplina tem o intuito de estimular o aluno a aprofundar as reflexões sobre este objeto que cada vez mais se distancia da condição de ser e se aproxima da condição de estar: o corpo.
Aulas teórico-práticas. Esta disciplina será apresentada a partir de aulas expositivas. No decorrer do curso serão propostos trabalhos que estimulam processos de pesquisa e de criação em moda.
- JONES, Amelia; WARR, Tracey. El Cuerpo del Artista. Phaidon, 2006. - KRENAK, Ailton. A Vida Não é Útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020. - LE BRETON, David. Antropologia dos Sentidos. Petrópolis: Vozes, 2016. - PIRES, Beatriz Ferreira. O Corpo como Suporte da Arte - Piercing, Implante, Escarificação, Tatuagem. São Paulo: SENAC, 2005. - SALTZMAN, Andrea. El Cuerpo Diseñado - Sobre La Forma em el Proyecto de La Vestimenta. Buenos Aires: Paidós, 2007. - SANT’ANNA, Denise Bernuzzi. Políticas do Corpo. SP: Estação Liberdade, 1995.