Nesta disciplina consideramos como objetivo estudar e analisar teorias, práticas e metodologias didáticas e pedagógicas relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem em arte, design e tecnologia na área Têxtil e de Moda, com vistas à introdução e desenvolvimento inicial do(-a) universitário(-a) em sua formação têxtil e de moda, como subsídio para a atuação escolar, universitária e profissional como educadora(-a) em contexto cultural brasileiro.
Noções, fundamentos e princípios didáticos e pedagógicos História da educação moderna e contemporânea no Brasil Teorias psicopedagógicas Processo criativo e criatividade Estrutura e funcionamento de ensino História do ensino e aprendizagem em áreas da arte, design e TM Contexto e conjuntura brasileiras e latino-americanas Legislações Políticas educacionais Prática do processo de ensino e aprendizagem
Didática como ciência e arte Processo criativo Ensino da arte e do design Ensino e aprendizagem na área têxtil e de moda O processo de aprendizagem Educando(-a): sujeito ativo e crítico da educação Noções, princípios e fundamentos pedagógicos Práticas do processo de ensino e aprendizagem: a regência didática Metodologias didáticas ativas e críticas Teoria psicopedagógica piagetiana Teoria psicopedagógico vygostyana Escola moderna, segundo Freinet Escola democrática-popular, segundo Paulo Freire. Casos Bauhaus, Wkhutemas, IAC e ESDI. “Aprender a aprender”, segundo Dewey. Construtivismo Pedagogias do Oprimido e Educação como prática da Liberdade, de Freire A abordagem histórico-crítica, segundo Saviani A concepção libertária de Tragtenberg Estrutura e funcionamento de modalidades de ensino: regular, técnico, tecnológico, universitário, pós-graduação, extensão. História da educação brasileira Acordos MEC-USAID e o Ponto IV Antecedentes do ensino e aprendizagem em áreas da arte, design e TM Contexto e conjuntura brasileiras e latino-americanas LDB e Constituição. Políticas educacionais Realidade profissional e resistência
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