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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH2798 - Ensino da Arte e Design em Têxtil e Moda
Teaching of arts and design in the Fashion and Textile área

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
Nesta disciplina consideramos como objetivo estudar e analisar teorias, práticas e metodologias didáticas e pedagógicas relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem em arte,  design e tecnologia na área Têxtil e de Moda, com vistas à introdução e desenvolvimento inicial do(-a) universitário(-a) em sua formação têxtil e de moda, como subsídio para a atuação escolar, universitária e profissional como educadora(-a) em contexto cultural brasileiro.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2166145 - Antonio Takao Kanamaru
 
Programa Resumido
Noções, fundamentos e princípios didáticos e pedagógicos 
História da educação moderna e contemporânea no Brasil
Teorias psicopedagógicas
Processo criativo e criatividade
Estrutura e funcionamento de ensino 
História do ensino e aprendizagem em áreas da arte, design e TM
Contexto e conjuntura brasileiras e latino-americanas 
Legislações
Políticas educacionais
Prática do processo de ensino e aprendizagem
 
 
 
Programa
Didática como ciência e arte
Processo criativo
Ensino da arte e do design
Ensino e aprendizagem na área têxtil e de moda
O processo de aprendizagem
Educando(-a): sujeito ativo e crítico da educação
Noções, princípios e fundamentos pedagógicos
Práticas do processo de ensino e aprendizagem: a regência didática
Metodologias didáticas ativas e críticas
Teoria psicopedagógica piagetiana
Teoria psicopedagógico vygostyana
Escola moderna, segundo Freinet 
Escola democrática-popular, segundo Paulo Freire. 
Casos Bauhaus, Wkhutemas, IAC e ESDI. 
“Aprender a aprender”, segundo Dewey. 
Construtivismo
Pedagogias do Oprimido e Educação como prática da Liberdade, de Freire
A abordagem histórico-crítica, segundo Saviani
A concepção libertária de Tragtenberg
Estrutura e funcionamento de modalidades de ensino: regular, técnico, tecnológico, universitário, pós-graduação, extensão.  
História da educação brasileira
Acordos MEC-USAID e o Ponto IV
Antecedentes do ensino e aprendizagem em áreas da arte, design e TM
Contexto e conjuntura brasileiras e latino-americanas 
LDB e Constituição. 
Políticas educacionais 
Realidade profissional e resistência 
 
 
 
Avaliação
     
Método
Base na elaboração teórica presente no quadro presente na bibliografia, considerando aulas expositivas, círculos de discussão e debates, seminários, visitas, provas e trabalhos.
Critério
Participação em atividades programadas, leituras, discussões e debates, trabalhos individuais e em equipe, seminários, provas, visitas técnicas e de campo.
Norma de Recuperação
Provas e trabalhos.
 
Bibliografia
     
AEBLI, Hans. Didática psicológica. Aplicação à didática da psicologia de Jean Piaget. São Paulo: Editora Companhia Nacional, 1971. 
___________. Prática de ensino. Formas fundamentais de ensino elementar, médio e superior. 3ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1973. 
ARRIAGA, Imanol Agirre. El papel de la educación en el acceso democrático a la cultura y las artes. Encuentros y desencuentros entre escuela y museo. Pensamiento, Palabra y Obra, n. 10, 2013. Disponível em: . Acesso em: 7 jan. 2017.
________________. Enseñar arte es formar sujetos críticos y eso siempre es
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BONSIEPE, Gui. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blucher, 2011. 
_____________. Design como prática de projeto. São Paulo: Blucher, 2012. 
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005. 
BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1984,
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CHAUÍ, Marilena. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Ed. UNESP, 2001. 
CUNHA, Luiz Antônio. A universidade crítica. O ensino superior na república populista. 3ed. São Paulo: Ed. UNESP, 2007. 
____________. A universidade temporã. O ensino superior, da Colônia à Era Vargas. 3 ed. São Paulo: Ed. UNESP, 2007. 
____________. A universidade reformanda. O golpe de 1964 e a modernização do ensino superior. 2 ed. São Paulo: Ed. UNESP, 2007. 
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010. 
DROSTE, Magdalena. Bauhaus 1919-1933. São Paulo: Taschen, 2015. 
EISNER, Elliot. O que pode a educação aprender das artes sobre a prática da educação?, Currículo sem fronteiras, v. 8, n. 2, p. 5-17, jul./dez. 2008. Disponível em: . Acesso em: 8 jan. 2017.
FERNANDES, Florestan. Universidade brasileira: reforma ou revolução? São Paulo: Alfa-Ômega, 1975. 
FREINET, Célestin, Educação pelo trabalho. São Paulo: Martins Fontes,1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. 
___________. Educação como prática da liberdade. 23ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
___________. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
FREIRE, Paulo; SCHÖR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. 
GADOTTI, Moacir. Economia solidária como práxis pedagógica. São Paulo: Ed, L/Instituto Paulo Freire, 2009.  
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__________. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artmed, 2000.
HERNÁNDEZ, Fernando. A cultura visual como um convite à deslocalização do olhar e ao reposicionamento do sujeito. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Org.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: UFSM, 2011. p. 31-49.
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MENDES, Francisca Dantas (org). Fashion education for the future. São Paulo: EACH, 2017. 
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OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 1997. 
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PRAIS, Maria de Lourdes Melo. Administração colegiada na escola pública. 4ed. Campinas: Papirus, 1994. 
SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.
____________. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 10. ed. São Paulo: Cortez, 1991. 
________. Escola e Democracia. 39. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.
TEIXEIRA, Anísio. Educação e universidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1998
TRAGTENBERG, Maurício Burocracia e ideologia. São Paulo: Ática, 1974.
VYGOTSKY, Lev Semionovich (1987), Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
__________. Formação social da mente, São Paulo: Martins Fontes, 1999. 
__________. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 
__________. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009.
 

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