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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH2808 - Introdução aos Têxteis Eletrônicos e Dispositivos Vestíveis (e-textiles e wearables)
Introduction to e-textiles and wearables

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
Propiciar aos alunos experiência na aplicação de eletrônicos e tecnologia digital, possibilitando o desenvolvimento de produtos têxteis e vestíveis inovadores em design e tecnologia. Expandir o repertório de possibilidades criativas dos alunos, no design de produtos têxteis e vestíveis, por meio do uso de tecnologia digital.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1048221 - Fábio Nakano
2566012 - Isabel Cristina Italiano
62897 - João Paulo Pereira Marcicano
3200072 - Luciano Vieira de Araújo
 
Programa Resumido
A tecnologia digital e sua aplicação em produtos têxteis e vestíveis. Conceitos básicos de eletrônica, aplicáveis aos e-textiles e wearables. Criação de e-textiles e wearables. Sensores e outros componentes aplicados a e-textiles e wearables. Arduino e Arduino Lilypad e componentes. Programação de Arduino aplicável em projetos de e-textiles e wearables. 
 
 
 
Programa
Módulo 1 - Fundamentação em e-textiles, wearables e componentes eletrônicos:
	Visão geral da aplicação de tecnologia digital em produtos têxteis e wearables;
	Conceitos básicos de eletrônica, aplicáveis aos e-textiles e wearables (circuitos em série e em paralelo, tensão, corrente, potência, resistência, controladores, entradas e saídas, etc);
	Elaboração de circuitos utilizando baterias, leds, chaves, linha condutiva, sensores, elementos sonoros e outros componentes;
Módulo 2 - Desenvolvimento de e-textiles e wearables:
	Design e desenvolvimentos de e-textiles e wearables;
	Uso de sensores em produtos têxteis;
	Conceitos sobre Arduino e Arduino Lilypad (costurável, específico para têxteis) e seus componentes;
	Programação de processadores Arduino e sua inserção nos e-textiles e wearables;
Módulo 3 - Desenvolvimento de Projeto:
	Desenvolvimento de projetos práticos, usando componentes de e-textiles e wearables.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina será desenvolvida por meio de atividades práticas, em laboratório, onde os alunos aprenderão como criar e programar têxteis eletrônicos e outros dispositivos vestíveis, com o objetivo de desenvolver suas habilidades nesta nova forma de tecnologia. Durante as aulas práticas, serão apresentados os principais conceitos teóricos, visando sua aplicação nas atividades desenvolvidas em laboratório. Os alunos desenvolverão atividades e projetos em sala de aula, buscando desenvolver soluções inovadoras em e-textiles e wearables. Atividades discentes: Além dos projetos desenvolvidos em sala de aula, os alunos desenvolverão um projeto final, em equipe, buscando produtos inovadores em e-textiles e wearables.
Critério
A avaliação será baseada nos projetos desenvolvidos em sala de aula e no desenvolvimento de um projeto final, em equipe.
Norma de Recuperação
A avaliação será realizada por meio de desenvolvimento de projeto individual.
 
Bibliografia
     
EDMINISTER, Joseph A.; MAHMOOD, Nahvi.  Circuitos Elétricos – Coleção Schaum. Ed. McGraw Hill, 2014.
CAPUANO, Francisco G. Sistemas Digitais – Circuitos combinacionais e sequenciais. Ed. Érica, 2014.
MCROBERTS, Michael. Arduino Básico.Ed. Novatec, 2015.
HARTMAN, Kate. Make: Wearable Electronics: Design, prototype, and wear your own interactive garments. Ed. Maker Media, 2014.
 

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