Propiciar ao aluno o desenvolvimento dos caminhos metodológicos para a efetivação das diferentes abordagens audiovisuais no universo da moda: produção de figurinos para publicidade, cinema, Internet e TV. A moda como produto: comerciais para TV e Editoriais de moda.
Curso de introdução ao aluno ao universo da produção audiovisual na moda e suas diversas aplicações no mercado de trabalho. O conceito da publicidade e propaganda aplicado à moda O processo de concepção e realização da direção de arte de um filme – do roteiro à filmagem. A atuação do produtor de moda e figurino, o mercado editorial, publicitário e cinematográfico. Planejamento da Produção e Produção de Moda.
A marca na moda; posicionamento da marca em moda, mercados e públicos. Segmentação de mercado no mercado da Moda. Comunicação Integrada. As relações entre a direção de arte e o figurino na construção do universo visual do filme; Reunião de pauta e briefing. Metodologia de trabalho: Decupagem do Roteiro, Análise Técnica com Diretor e Diretor de Arte; Orçamento; caracterização de personagem; a figuração e o protagonista. Elementos plásticos e dramáticos do figurino; moda e figurino; etapas de produção. Organograma; Cronograma da produção. Planejamento da produção. Áreas de atuação do produtor de moda/figurino. Diferença entre mercado editorial, publicitário e cinematográfico. Tipos de produção referente a cada mercado. Da pesquisa de referências passando pela produção de moda até a desprodução.
Barthes, R. O sistema da Moda. São Paulo, Martins Fontes, 2009. Barthes, R. Imagem e Moda. São Paulo, Martins Fontes, 2005. CANEVACCI, Mássimo. Fetichismos Visuais. Corpos Eróticos e Metrópole comunicacional. São Paulo: Ateliê, 2008. Cobra, Marcos. Marketing e Moda. São Paulo: Senac, 2005. LEIGHTON, D. Gage e MEYER, Claudio. O Filme Publicitário, São Paulo: Ed. Atlas, 1991. Lipovetsky, G. O Império do Efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo, Cia das Letras, 2007. Santaella, L.A Teoria geral dos Signos. São Paulo: Editora Ática, 1995. SANTOS, Rudi. Manual do Vídeo. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1993. WATTS, Harris. On Câmera: O Curso de Produção de filme e vídeo da BBC. São Paulo: Summus. 1990. Internet Mídias digitais como ferramental. http://www.pluricom.com.br/areas-de-atuacao/comunicacao-digital Moda na publicidade. http://www.coloquiomoda.com.br/anais/anais/10-Coloquio-de-Moda_2014/ARTIGOS-DE-GT/GT03-CORPO-MODA-COMUNICACAO/GT-3-O-Discurso-de-Juventude-Ousadia-e-Sensualidade-na-Publicidade-de-Chanel-Chance.pdf. http://www.coloquiomoda.com.br/anais/anais/10-Coloquio-de-Moda_2014/ARTIGOS-DE-GT/GT03-CORPO-MODA-COMUNICACAO/GT-3-O-Discurso-de-Juventude-Ousadia-e-Sensualidade-na-Publicidade-de-Chanel-Chance.pdf. Moda e semiologia. http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/81261960843277584258249130849420716557.pdf e http://www.pluricom.com.br/areas-de-atuacao/analise-semiotica-em-marketing-e-publicidade. Gestão de marcas http://www.exedrajournal.com/docs/s-CO/06-107-126.pdf. http://www.louiselage.com.br/alunos/ADMINISTRACAO_EM_MARKETING_2/FICHAS%20DE%20LEITURA/POSICIONAMENTO%20DE%20MARCAS.pdf; WEBSITES / PORTEFOLIOS / PRESS RELEASES...