Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH2837 - Moda na Produção Audiovisual e na Gestão do Produto
Fashion in Audiovisual Production and Product Management

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Propiciar ao aluno o desenvolvimento dos caminhos metodológicos para a efetivação das diferentes abordagens audiovisuais no universo da moda: produção de figurinos para publicidade, cinema, Internet e TV. A moda como produto: comerciais para TV e Editoriais de moda.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2799197 - Giselle Gubernikoff
 
Programa Resumido
Curso de introdução ao aluno ao universo da produção audiovisual na moda e suas diversas aplicações no mercado de trabalho.  O conceito da publicidade e propaganda aplicado à moda O processo de concepção e realização da direção de arte de um filme – do roteiro à filmagem. A atuação do produtor de moda e figurino, o mercado editorial, publicitário e cinematográfico. Planejamento da Produção e Produção de Moda.
 
 
 
Programa
A marca na moda; posicionamento da marca em moda, mercados e públicos. 	Segmentação de mercado no mercado da Moda. Comunicação Integrada.

As relações entre a direção de arte e o figurino na construção do universo visual do filme; Reunião de pauta e briefing. Metodologia de trabalho: Decupagem do Roteiro, Análise Técnica com Diretor e Diretor de Arte; Orçamento; caracterização de personagem; a figuração e o protagonista. Elementos plásticos e dramáticos do figurino; moda e figurino; etapas de produção. Organograma; Cronograma da produção. Planejamento da produção. 

Áreas de atuação do produtor de moda/figurino. Diferença entre mercado editorial, publicitário e cinematográfico. Tipos de produção referente a cada mercado. Da pesquisa de referências passando pela produção de moda até a desprodução. 
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas e desenvolvimentos de projetos na área de produção audiovisual em moda.
Critério
Serão avaliados um projeto teórico individual do aluno e um projeto prático realizado em grupo, além da leitura obrigatória de textos sobre a área. Critério M = (E1 + E2) /2, onde E1 é nota de pesquisa teórica e E2 é a nota do projeto prático.
Norma de Recuperação
Norma de recuperação: correção do projeto teórico e/ou do projeto prático + resenhas
 
Bibliografia
     
Barthes, R. O sistema da Moda. São Paulo, Martins Fontes, 2009.

Barthes, R. Imagem e Moda. São Paulo, Martins Fontes, 2005. 

CANEVACCI, Mássimo. Fetichismos Visuais. Corpos Eróticos e Metrópole comunicacional. São Paulo: Ateliê, 2008. 

Cobra, Marcos. Marketing e Moda. São Paulo: Senac, 2005.

LEIGHTON, D. Gage e MEYER, Claudio. O Filme Publicitário, São Paulo: Ed. Atlas, 1991.

Lipovetsky, G. O Império do Efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo, Cia das Letras, 2007.

Santaella, L.A Teoria geral dos Signos. São Paulo: Editora Ática, 1995.

SANTOS, Rudi. Manual do Vídeo. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1993.

WATTS, Harris. On Câmera: O Curso de Produção de filme e vídeo da BBC. São Paulo: Summus. 1990.

Internet

Mídias digitais como ferramental. http://www.pluricom.com.br/areas-de-atuacao/comunicacao-digital     	
Moda na publicidade. http://www.coloquiomoda.com.br/anais/anais/10-Coloquio-de-Moda_2014/ARTIGOS-DE-GT/GT03-CORPO-MODA-COMUNICACAO/GT-3-O-Discurso-de-Juventude-Ousadia-e-Sensualidade-na-Publicidade-de-Chanel-Chance.pdf.

http://www.coloquiomoda.com.br/anais/anais/10-Coloquio-de-Moda_2014/ARTIGOS-DE-GT/GT03-CORPO-MODA-COMUNICACAO/GT-3-O-Discurso-de-Juventude-Ousadia-e-Sensualidade-na-Publicidade-de-Chanel-Chance.pdf.

Moda e semiologia. 

http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/81261960843277584258249130849420716557.pdf e http://www.pluricom.com.br/areas-de-atuacao/analise-semiotica-em-marketing-e-publicidade.

Gestão de marcas  http://www.exedrajournal.com/docs/s-CO/06-107-126.pdf.

http://www.louiselage.com.br/alunos/ADMINISTRACAO_EM_MARKETING_2/FICHAS%20DE%20LEITURA/POSICIONAMENTO%20DE%20MARCAS.pdf;

WEBSITES / PORTEFOLIOS / PRESS RELEASES...
 

Clique para consultar os requisitos para ACH2837

Clique para consultar o oferecimento para ACH2837

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP