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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH2857 - Música, História e Ideias I
Music, History and Ideas I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
- Dar bases para o raciocínio histórico e como este pode ser feito a partir de uma história da música;
- Compreender a música “como” e “na” cultura de tal forma a constituir uma visão da pluralidade das manifestações musicais
- Apresentar a história da música a partir da história das ideias que permeiam a consubstanciação da prática musical, da teoria e estética da música 
- Desenvolver o conhecimento da historiografia consagrada pela musicologia contemporânea, assim como perscrutar novos textos publicados em revistas de divulgação científica da área.
- Desenvolver a capacidade de reconhecimento das estruturas epistemológicas que consubstanciam a música como prática e teoria.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3011731 - Diosnio Machado Neto
 
Programa Resumido
A narração da História da Música passa por um momento de grande transformação. Originalmente vinculada à ideia da organicidade das grandes obras de arte, a História da Música sofreu um forte impacto com o desenvolvimento de uma postura que liquidava a ideia de desenvolvimento de uma razão natural da música como fenômeno, para o entendimento da música como expressão de culturas diversas. Isso abriu a própria narrativa para o encontro dos múltiplos significados e contextos de sua condição social, incluindo uma antropologia da escuta. Este curso trata de abordar uma história da música a partir de duas premissas: as suas condições de produção articuladas com estruturas epistemológicas sobre a criação. Resulta assim, numa compartimentação não temporal e, também, aberta às diversas formas de expressão. Sempre entendendo a música como uma condição de práticas culturais, esse curso potencializa uma visão que, acima de tudo, trata de dissolver a autonomia da obra de arte como condição de estatuto de valor; pulveriza as fronteiras entre o erudito, popular, folclórico; valoriza a performatividade e o extramusical como base para o processo de significação da própria música como entidade sóciocomunicacional. Por fim, discute as suas condições e discursos sobre e na diversidade humana (raça, gênero, crença) e questiona as ideologias subjacentes às estruturas de dominação (os cânones) na "coordenação" sociocultural, a partir de uma organização por temas definidores de seu uso e valor.
 
 
 
Programa
1.	Música e Sociedade: entre o surgimento da Ópera e a música na Era Digital 
a.	Cultos
i.	Música na Era das Reformas
ii.	Racionalismo, Iluminismo e Cientificismo: a música como elemento de negação do espírito místico. 
iii.	A reação Ultramontana: o Cecilianismo; o Motu Proprio Tra Le Sollicitudini (1903); Concílio Vaticano II (1962)
iv.	Do Calundu à música nos cultos neopentecostais: o caso brasileiro exemplificando a complexidade do espetáculo litúrgico
v.	A música no front dos fundamentalismos 
b.	Espaços
i.	A ópera, o altar e o coreto: os caminhos de uma mesma música
ii.	A música palaciana: do culto ao Rei ao ideal da Cultura Artística 
iii.	Academias de música: da Camerata Fiorentina à Música nas Universidades
iv.	O surgimento dos salões e da prática doméstica da música 
v.	Os concertos públicos: a utopia aristocrática da burguesia
vi.	Música de rua: do teatro mambembe às bandas de garagem
vii.	Dos cabarets aos mega shows dos Pop Stars
viii.	Quebrando paredes e horizontalizando a recepção: a escuta no universo do streaming online
ix.	Música e cidade: os ambientes da criação dispersa

c.	Mapas: trânsitos e cronologias
i.	A ópera como agencia de uma grande diáspora musical: da Itália para os Musicais da Broadway 
ii.	O surgimento do editor musical e o incremento da empresa musical
iii.	A Era dos Virtuoses: a música como espetáculo em trânsito
iv.	A formação do ideal do cânone da música ocidental
v.	Música nas diásporas do mundo moderno e contemporâneo: do colonialismo ao pós-colonialismo 
vi.	Da Era do Rádio ao Mundo "Online": novas fronteiras de experiências musicais
vii.	Etnicidade e gênero: o novo mapa da música decolonizando o cânone
viii.	Quadro cronológico dos agentes musicais
2.	Música e Ideias: da Era das Reformas à Era da Hiper-Realidade 
a.	A música que significa
i.	O Renascimento declara que a música tem significação: de Josquin à Música Poetica de Listenius
ii.	Do Madrigalismo à ideia de fábula musical: o desenvolvimento da prática de significação da música 
iii.	A formação dos "estilos" e suas taxonomias
iv.	Século XVII: a música como conjunção do Figurenlehre (o estilo, como forma de escrita) com o Affektenlehre (a expressão, tendo como suporte o afeto)
v.	O pensamento galante e o ideal da música eloquente:  a música instrumental como projeção da música vocal
vi.	Século XIX e o mito da Música Absoluta: a subjetivação da significação e a formação do império da música instrumental
vii.	O retorno da retórica musical: do cinema ao marketing
b.	A descoberta das pluralidades 
i.	Do Bel Canto aos nacionalismos
ii.	A estética dos cabarets e o encontro dos contrários: a música popular sai do limbo 
iii.	A emergência do transcultural como o principal fenômeno da música no século XX: do Jazz ao Rap, passando pelo Rock and Roll
iv.	A Era dos Extremos: o mundo dos "ismos"
v.	A utopia da "implosão dos sentidos" na esteira do ideal iluminista: as múltiplas faces de uma guerra contra a massificação da arte
vi.	Música no processo de expressão de identidades num mundo da diversidade: do orientalismo à cultura sem fronteira do ciberespaço e a ideia da reciclagem digital (Remix, Deconstrumix, Turntablism etc)
vii.	Os desafios do músico diante das exigências da Economia Criativa: das ações preservacionistas à sobrevivência no mercado
 
 
 
Avaliação
     
Método
Métodos utilizados: Exposição de aulas (presenciais); leituras e discussão de audições programadas Atividades discentes: Leituras selecionadas; realização de seminários sobre temas dados
Critério
Avaliação baseada em seminários e trabalho final.
Norma de Recuperação
Avaliação baseada em trabalhos, conforme orientação da CoC-TM
 
Bibliografia
     
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