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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH3001 - Introdução à Gerontologia
Introduction to Gerontology

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Introduzir o aluno a um painel geral de que será abordado no curso de Gerontologia, dentro do conjunto dos conhecimentos científicos e das práticas profissionais que tratam do envelhecimento humano, a partir dos eixos psicológicos, biológicos e sócio-culturais constituintes do curso.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
314719 - Ângela Maria Machado de Lima Hutchison
 
Programa Resumido
Apresentar ao estudante a emergência do campo multidisciplinar de conhecimentos e de práticas multiprofissional em Gerontologia. Introduzir os conceitos de autonomia, independência e capacidade funcional para realização de atividades de vida diária.
Ementa - Disciplina de abordagem multidisciplinar introduzirá os estudantes ao campo da Gerontologia, enfocando os conceitos gerais, as áreas de investigação e as práticas destinadas ao envelhecimento.
 
 
 
Programa
- Definições de envelhecimento: envelhecimento ativo e com dependência. Apresentação dos conceitos de longevidade, idoso, velhice e terceira idade.
- Gerontologia: histórico, construção sócio-cultural da velhice e definição do campo
- Gerontologia: termos básicos.
- Autonomia, independência e capacidade funcional.
- Políticas Públicas e Envelhecimento: as políticas de saúde como exemplo
- Trabalho de campo sobre capacidade funcional (entrevista com idosos).
– Teorias biológicas do envelhecimento.
- Teorias genéticas do envelhecimento.
- Teorias sociológicas do envelhecimento.
- Teorias psicológicas do envelhecimento.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas e/ou Trabalho
Critério
- Grupos de discussão sobre conceitos chave em Gerontologia
- Prova escrita individual
- Participação em atividades em sala de aula
Norma de Recuperação
será realizada pelos estudantes com média final na disciplina igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0) e, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas- A recuperação será realizada através de prova individual escrita.
 
Bibliografia
     
Bibliografia:
Camarano, AA. Os novos idosos brasileiros: muito além dos 60? Rio de Janeiro. IPEA, 2004.

Freitas, EV; Py, L; Neri, AL; Cançado, FAX; Gorzoni, ML; Rocha, SM. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Guanabara e Koogan. 1ª ed. Rio de Janeiro, 2002.

Neri, AL. Palavras-chave em Gerontologia. Campinas. Alínea, 2001.

Neri, AL. Vivências, desafios e expectativas na terceira idade. São Paulo: Edições SESC-SP, Editora Fundação Perseu Abramo, 2007.

Papaléo-Netto, M. Gerontologia. São Paulo. Atheneu, 1996.

Papaléo-Netto, M. O estudo da velhice no século XX: histórico, definição de campo e termos básicos. In: Freitas, EV; Py, L; Neri, AL; Cançado, FAX; Gorzoni, ML; Rocha, SM. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Guanabara e Koogan. 1ª ed. Rio de Janeiro, 2002.

World Health Organization. Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Brasília:
Organização Pan-Americana de Saúde, 2005.
 

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