Introduzir o aluno a um painel geral de que será abordado no curso de Gerontologia, dentro do conjunto dos conhecimentos científicos e das práticas profissionais que tratam do envelhecimento humano, a partir dos eixos psicológicos, biológicos e sócio-culturais constituintes do curso.
Apresentar ao estudante a emergência do campo multidisciplinar de conhecimentos e de práticas multiprofissional em Gerontologia. Introduzir os conceitos de autonomia, independência e capacidade funcional para realização de atividades de vida diária.Ementa - Disciplina de abordagem multidisciplinar introduzirá os estudantes ao campo da Gerontologia, enfocando os conceitos gerais, as áreas de investigação e as práticas destinadas ao envelhecimento.
- Definições de envelhecimento: envelhecimento ativo e com dependência. Apresentação dos conceitos de longevidade, idoso, velhice e terceira idade.- Gerontologia: histórico, construção sócio-cultural da velhice e definição do campo- Gerontologia: termos básicos.- Autonomia, independência e capacidade funcional.- Políticas Públicas e Envelhecimento: as políticas de saúde como exemplo- Trabalho de campo sobre capacidade funcional (entrevista com idosos). – Teorias biológicas do envelhecimento.- Teorias genéticas do envelhecimento.- Teorias sociológicas do envelhecimento.- Teorias psicológicas do envelhecimento.
Bibliografia:Camarano, AA. Os novos idosos brasileiros: muito além dos 60? Rio de Janeiro. IPEA, 2004.Freitas, EV; Py, L; Neri, AL; Cançado, FAX; Gorzoni, ML; Rocha, SM. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Guanabara e Koogan. 1ª ed. Rio de Janeiro, 2002.Neri, AL. Palavras-chave em Gerontologia. Campinas. Alínea, 2001.Neri, AL. Vivências, desafios e expectativas na terceira idade. São Paulo: Edições SESC-SP, Editora Fundação Perseu Abramo, 2007.Papaléo-Netto, M. Gerontologia. São Paulo. Atheneu, 1996.Papaléo-Netto, M. O estudo da velhice no século XX: histórico, definição de campo e termos básicos. In: Freitas, EV; Py, L; Neri, AL; Cançado, FAX; Gorzoni, ML; Rocha, SM. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Guanabara e Koogan. 1ª ed. Rio de Janeiro, 2002.World Health Organization. Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Brasília:Organização Pan-Americana de Saúde, 2005.