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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH3005 - Psicogerontologia nas Relações Sociais e Familiares
Psychogerontology of social and family relations

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Objetivos:
GERAL: Possibilitar a construção do conhecimento acerca das relações humanas numa perspectiva psicogerontológica. 

ESPECÍFICOS:
- Analisar a construção da identidade, as relações grupais e intergrupais no interjogo entre o psíquico e o social;
- Desenvolver habilidades de análise sobre a importância dos contatos e das redes de relações sociais na vida adulta e na velhice;
- Favorecer uma reflexão crítica, teórico-prática acerca das relações familiares e do ciclo de vida familiar com enfoque na velhice;
- Aplicar conhecimentos no domínio da psicogerontologia na resolução de problemas e contextos de intervenção envolvendo pessoas idosas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5976982 - Deusivania Vieira da Silva Falcão
 
Programa Resumido
AAnálise das relações sociais e familiares no ciclo de vida. Estudo do comportamento humano e das relações interpessoais numa perspectiva lifespan. Atenção é dada para as peculiaridades das relações familiares na velhice.
 
 
 
Programa
Unidade I - Psicogerontologia, o “self” no contexto social e as relações sociais no ciclo de vida
- O self e a identidade social x psicogerontologia 
- O Self e seus mecanismos de autorregulação no envelhecimento
- Personalidade na vida adulta e na velhice: repercussões nas relações sociais, familiares e conjugais
- Do bebê à pessoa idosa: a influência do apego nas relações sociais
- Relações sociais na velhice: conceitos, teorias, funções e medidas 
- Suporte social, saúde e bem-estar
- Habilidades sociais e valores para convivência 
- Emoções, regulação emocional e envelhecimento
- Ageism (Idadismo): refletindo as atitudes, estereótipos e preconceitos sobre o envelhecimento e a velhice
- Relacionamentos românticos, conjugalidade e sexualidade na velhice

Unidade II - Família e envelhecimento: estrutura, dinâmica e relações intergeracionais
- Reflexão e análise crítica dos conceitos de família e do ciclo de vida familiar 
- Familismo: fatores de risco e proteção
- A ideia de sistema nas ciências e a noção de família enquanto sistema
- Fundamentos teóricos sobre família e envelhecimento: perspectiva sistêmica e lifespan    
- Relações familiares e qualidade de vida na velhice: condições de risco e proteção ao bem-estar das pessoas idosas 
- Avaliação de famílias com pessoas idosas
- Relacionamento de pais/mães idoso(a)s e filho(a)s adulto(a)s
- O exercício do papel de avós e de bisavós
- Divórcio “grisalho”: repercussões na família, saúde e bem-estar
- Família, abuso de álcool e/ou outras drogas na velhice
- Conflitos familiares e violência doméstica contra pessoas idosas: justiça e mediação familiar
- Idosos em Instituições de Longa Permanência (ILPI’s) e suas relações familiares
- Demência em pessoas idosas: repercussões na família
- Velhice, morte e luto na família
- Viuvez e solidão na velhice
 
 
 
Avaliação
     
Método
As aulas serão expositivo-dialogadas intermediadas pela exibição de trechos de filmes, músicas, atividades teatrais e curta metragens, seguidos de análise e debate. Também, serão realizados estudos e discussões (individuais e grupais) de textos e dinâmicas de grupo. Materiais: vídeo, aparelho de som, data show.
Critério
Avaliação de Atividade Individual - Prova Escrita (individual) ...........................................................................................8 - Estudo Dirigido ........................................................................................................ 2 Avaliação de Atividade em Grupo - Apresentação do Seminário ...................................................................................... 5 - Elaboração de estudo referente ao seminário .............................................................. 5 A média final será o resultado da soma das notas dividido por 3.
Norma de Recuperação
Será realizada pelos estudantes com média final na disciplina igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0) e, no mínimo, setenta por cento (70%) de frequência às aulas. A recuperação será realizada através de prova individual escrita.
 
Bibliografia
     
Baptista, M.N. & Teodoro, M. (2020). Psicologia de família: teoria, avaliação e intervenções. Porto Alegre, RS: Artmed.
Birren, J.E. & Schaie, K.W. (2006). Handbook of psychology of aging. Elsevier.
Bertalanffy, L.V. (1976). Teoria geral dos sistemas. Petrópolis: Vozes.
Blieszner, R. & Bedford, V.L. (2012). Handbook of family and aging. E.U.A, California: Abc-clio.
Bowlby, J. (2002). Apego: a natureza do vínculo. Martins Fontes: São Paulo.
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Falcão, D.V.S. & Dias, C.M.S.B. (2006). Maturidade e velhice: pesquisas e intervenções psicológicas (Vols. I e II). São Paulo: Casa do Psicólogo.
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Falcão, D.V.S. & Araújo, L.F. (2010). Idosos e saúde mental. Campinas, SP: Papirus.  
Falcão, D.V.S. (2010). A família e o idoso: desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Papirus.
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Myers, D.G. (2014). Psicologia social. Rio de Janeiro: LTC.
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Pachana, N. A., & Laidlaw, K. (Eds.). (2014). The Oxford handbook of clinical geropsychology. OUP Oxford. 
Relatório mundial sobre o idadismo. Washington, D.C.: Organização Pan-Americana da Saúde; 2022. Licença: CC BY-NC-SA 3.0 IGO. https://doi.org/10.37774/9789275724453.
Silva, A. (2009). Relacionamento amoroso. São Paulo: Publifolha.
Souza, L.K. & Hutz, C.S. (2012). Amizade em contexto: desenvolvimento e cultura. São Paulo: Casa do Psicólogo. 
Schaie, K. W. (2021). Handbook of the Psychology of Aging Ed. 9. Elsevier Science.
Triadó, C. & Villar, F. (2007). Psicología de la vejez. Madrid, España: Alianza editorial.
Wagner, A. (2011). Desafios psicossociais da familia contemporânea: pesquisas e reflexões. Porto Alegre: Artmed.
 

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