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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH3005 - Psicogerontologia nas Relações Sociais e Familiares
Psychogerontology of social and family relations

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
Objetivos:
GERAL: Possibilitar a construção do conhecimento acerca das relações sociais e familiares, especialmente no que diz respeito às especificidades da velhice.

ESPECÍFICOS:
- Analisar a construção da identidade, as relações grupais e intergrupais no interjogo entre o psíquico e o social;
- Desenvolver habilidades de análise sobre a importância dos contatos e das redes de relações sociais na vida adulta e na velhice;
- Favorecer uma reflexão crítica teórico-prática acerca das relações familiares e do ciclo de vida familiar;
- Desenvolver atitudes pró-ativas em relação ao estudo da disciplina e à sua aplicação nos contextos de intervenção.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5976982 - Deusivania Vieira da Silva Falcão
 
Programa Resumido
Análise das relações humanas e sociais no ciclo de vida. Estudo dos grupos, papéis e relações interpessoais numa perspectiva psicossocial. Atenção é dada para as peculiaridades das relações familiares na velhice.
 
 
 
Programa
I - Psicogerontologia, o “Eu” no Contexto Social, Processos Grupais e as                              Relações Sociais no Ciclo de Vida
- O “eu” e a identidade social
- A formação dos grupos e a influência social: estrutura, papéis, normas, conflitos, conformismo, persuasão, gênero e religiosidade na vida adulta e na velhice
- Atitudes, estereótipos e preconceitos sobre o envelhecimento e a velhice
- Do bebê ao idoso: a influência do apego nas relações
- Atração interpessoal: amizade e amor na vida adulta e na velhice
- Habilidades sociais, redes de relações sociais e suporte social

Unidade II - Família: Estrutura, Dinâmica e Relações Intergeracionais

- Reflexão e análise crítica dos conceitos de família e do ciclo de vida familiar
- A ideia de sistema nas ciências e a noção de família enquanto sistema
- Fundamentos teóricos sobre família e envelhecimento: perspectivas sistêmica, life span e life course
- Relações familiares: condições de risco e proteção ao bem-estar dos idosos
- Avaliação de famílias com idosos
- Estratégias de resolução de problemas na família com pessoas idosas: a atuação do gerontólogo
- A família vivenciando situações diversificadas na velhice:
Solteirismo na velhice: as relações familiares das pessoas idosas que não casaram; Casamento na velhice; Uniões homoafetivas e relações familiares intergeracionais; Relacionamentos de pais idosos e filhos adultos; O exercício do papel de avós e de bisavós;
Conflitos familiares e violência doméstica contra pessoas idosas: justiça e mediação familiar; Idosos em Instituições de Longa Permanência (ILPI’s) e suas relações familiares; As relações familiares de idosos moradores de rua ou que vivem em albergues; Família, idosos, abuso de álcool e/ou outras drogas; Família e idosos com doença de Alzheimer; Morte e luto na família; Viuvez e solidão.
 
 
 
Avaliação
     
Método
As aulas serão expositivo-dialogadas intermediadas pela exibição de trechos de filmes, músicas, atividades teatrais e curta metragens, seguidos de análise e debate. Também, serão realizados estudos e discussões (individuais e grupais) de textos e dinâmicas de grupo. Materiais: vídeo, aparelho de som, data show.
Critério
Avaliação de Atividade Individual - Prova Escrita (individual) ...........................................................................................8 - Estudo Dirigido ........................................................................................................ 2 Avaliação de Atividade em Grupo - Apresentação do Seminário ...................................................................................... 5 - Elaboração de estudo referente ao seminário .............................................................. 5 A média final será o resultado da soma das notas dividido por 3.
Norma de Recuperação
Será realizada pelos estudantes com média final na disciplina igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0) e, no mínimo, setenta por cento (70%) de frequência às aulas. A recuperação será realizada através de prova individual escrita.
 
Bibliografia
     
Baptista, M.N. & Teodoro, M. (2020). Psicologia de família: teoria, avaliação e intervenções. Porto Alegre, RS: Artmed.
Birren, J.E. & Schaie, K.W. (2006). Handbook of psychology of aging. Elsevier.
Bertalanffy, L.V. (1976). Teoria geral dos sistemas. Petrópolis: Vozes.
Blieszner, R. & Bedford, V.L. (2012). Handbook of family and aging. E.U.A, California: Abc-clio.
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Falcão, D.V.S. & Dias, C.M.S.B. (2006). Maturidade e velhice: pesquisas e intervenções psicológicas (Vols. I e II). São Paulo: Casa do Psicólogo.
Falcão, D.V.S. & Araújo, L.F. (2009). Psicologia do envelhecimento: relações sociais, bem-estar subjetivo e atuação profissional em contextos diferenciados. Campinas, SP: Alínea.
Falcão, D.V.S. & Araújo, L.F. (2010). Idosos e saúde mental. Campinas, SP: Papirus.  
Falcão, D.V.S. (2010). A família e o idoso: desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Papirus.
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Pachana, N. A., & Laidlaw, K. (Eds.). (2014). The Oxford handbook of clinical geropsychology. OUP Oxford. 
Relatório mundial sobre o idadismo. Washington, D.C.: Organização Pan-Americana da Saúde; 2022. Licença: CC BY-NC-SA 3.0 IGO. https://doi.org/10.37774/9789275724453.
Silva, A. (2009). Relacionamento amoroso. São Paulo: Publifolha.
Souza, L.K. & Hutz, C.S. (2012). Amizade em contexto: desenvolvimento e cultura. São Paulo: Casa do Psicólogo. 
Schaie, K. W. (2021). Handbook of the Psychology of Aging Ed. 9. Elsevier Science.
Triadó, C. & Villar, F. (2007). Psicología de la vejez. Madrid, España: Alianza editorial.
Wagner, A. (2011). Desafios psicossociais da familia contemporânea: pesquisas e reflexões. Porto Alegre: Artmed.
 

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