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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH3007 - Práticas de Atenção Psicossocial ao Idoso
Psychosocial Interventions with older adults

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
A disciplina visa apresentar aos alunos os fundamentos da atenção psicossocial e do suporte a processos de mudança comportamental em saúde, assim como as intervenções clássicas e atuais dessa natureza descritas pela literatura gerontológica. Visa também estimular o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais relativas ao manejo de  entrevista para coleta de informações e ajuda humana, da  escuta ativa e qualificada, da orientação e aconselhamento em saúde e ao trabalho com pequenos grupos com finalidades de promoção de saúde e bem-estar psicossocial.
Ao término da disciplina espera-se que os estudantes sejam capazes de descrever, analisar e construir propostas de intervenções psicossociais individuais e grupais baseadas em evidências da literatura dentro do contexto das atividades de gestão em Gerontologia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6658321 - Samila Sathler Tavares Batistoni
 
Programa Resumido
A disciplina aborda os princípios da atenção psicossocial a idosos, as habilidades e competências profissionais na oferta de ajuda humana e na promoção de comportamentos saudáveis e os modelos de intervenções psicossociais clássicos e atuais destinados à promoção de saúde e bem-estar na velhice.
 
 
 
Programa
Módulo 1. Fundamentos teóricos da atenção psicossocial a idosos e da promoção de comportamentos saudáveis na velhice:
Fundamentos psicológicos dos processos de mudança humana e das relações de ajuda;
A promoção de comportamentos saudáveis na velhice;
Pressupostos da Psicogerontologia para o delineamento de metas em intervenções com idosos: Os conceitos de Autoeficácia, Capacidade de reserva, Resiliência, Adaptação e Bem-estar subjetivo e Psicológico no contexto do envelhecimento;

Módulo 2. Competências e habilidades para o estabelecimento de relações de ajuda
Condições para estabelecimento do relacionamento terapêutico;
Técnicas de entrevistas e atenção à comunicação verbal, não verbal e para-verbal;
Técnicas de escuta ativa e qualificada;
Modelos e técnicas de aconselhamento não-diretivo e diretivo;
O manejo dos pequenos grupos de promoção de saúde e bem-estar psicossocial;
 
Módulo 3. Modalidades de intervenções individuais e grupais para idosos 
Intervenções positivas e de crescimento pessoal;
Psicoeducação e autogerenciamento em saúde;
Intervenções de estímulo à socialização e apoio social;
Grupos de Reminiscências e revisão de vida; 
Grupos de estimulação cognitiva e orientação para a realidade;
Acompanhamento terapêutico e Terapia de validação
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas com discussão participativa dos conteúdos, experimentos práticos a partir de vinhetas de casos/situações, seminários em grupo. Atividades discentes: Espera-se do aluno participação ativa nas discussões em sala de aula, envolvimento nos experimentos práticos e estudos de caso e proatividade na apresentação dos seminários a partir de informações baseadas em literatura atualizada.
Critério
Avaliação baseada em provas, exercícios baseados em estudos de caso e apresentação de seminários.
Norma de Recuperação
Avaliação baseada em provas e/ou trabalhos, conforme orientação da CoC-GER.
 
Bibliografia
     
BATISTONI, S. S. T.; FERREIRA, H. G.; RABELO, D. F. Modelos de intervenções psicológicas com idosos. Em E. V. Freitas & L. Py (Eds.), Tratado de Geriatria e Gerontologia (pp. 1508-1515). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. 
CARVALHO, P. D. P.; MAGALHAES, C.M.C; PEDROSO, J.S. Tratamentos não farmacológicos que melhoram a qualidade de vida de idosos com doença de Alzheimer: uma revisão sistemática. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, Rio de Janeiro,  v. 65, n. 4, p. 334-339,  Dec.  2016.
DUARTE, Y.A.O.; BARROS, T.R. Refletindo sobre a construção de uma relação de ajuda. In: Duarte, Y.A.O., Diogo, M.J.D. Atendimento domiciliar: um enfoque gerontológico. São Paulo: Atheneu, 2005.
FIGLIE, N.B.; GUIMARAES, L.P. A Entrevista Motivacional: conversas sobre mudança. Boletim - Academia Paulista de Psicologia, São Paulo, v. 34, n. 87, p. 472-489, dez.  2014 . 
GODIN, G. Os comportamentos na área da saúde: Compreender para melhor intervir. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2019.
HILL, R. D. A positive aging framework for guiding geropsychology interventions. Behavior Therapy, 42, 66–77, 2011.
NEZU, A. M.; NEZU, C. M. Treinamento em solução de problemas. In: V. E. Caballo (ed.). Manual de técnicas de terapia e modificação do comportamento. (pp. 471-493). São Paulo: Santos Editora, 1996.
PACHANA, N.A.; LAIDLAW, K. The Oxford handbook of clinical geropsychology. Oxford: Oxford University Press, 2014.
ROGERS, C. R. Tornar-se pessoa. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1961/ 1999.
ROLLNICK, S.; MILLER, W. R.; BUTLER, C. C. Entrevista Motivacional no cuidado da saúde: ajudando pacientes a mudar o comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2009. 
SCORSOLINI-COMIN, F. Aconselhamento psicológico: Aplicações em gestão de carreiras, educação e saúde. São Paulo: Atlas, 2015.
SOMMERS-FLANAGAN, J. Teorias de Aconselhamento e Psicoterapia. São Paulo: LTC, 2006. 
 

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