A disciplina visa apresentar aos alunos os fundamentos da atenção psicossocial e do suporte a processos de mudança comportamental em saúde, assim como as intervenções clássicas e atuais dessa natureza descritas pela literatura gerontológica. Visa também estimular o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais relativas ao manejo de entrevista para coleta de informações e ajuda humana, da escuta ativa e qualificada, da orientação e aconselhamento em saúde e ao trabalho com pequenos grupos com finalidades de promoção de saúde e bem-estar psicossocial. Ao término da disciplina espera-se que os estudantes sejam capazes de descrever, analisar e construir propostas de intervenções psicossociais individuais e grupais baseadas em evidências da literatura dentro do contexto das atividades de gestão em Gerontologia.
A disciplina aborda os princípios da atenção psicossocial a idosos, as habilidades e competências profissionais na oferta de ajuda humana e na promoção de comportamentos saudáveis e os modelos de intervenções psicossociais clássicos e atuais destinados à promoção de saúde e bem-estar na velhice.
Módulo 1. Fundamentos teóricos da atenção psicossocial a idosos e da promoção de comportamentos saudáveis na velhice: Fundamentos psicológicos dos processos de mudança humana e das relações de ajuda; A promoção de comportamentos saudáveis na velhice; Pressupostos da Psicogerontologia para o delineamento de metas em intervenções com idosos: Os conceitos de Autoeficácia, Capacidade de reserva, Resiliência, Adaptação e Bem-estar subjetivo e Psicológico no contexto do envelhecimento; Módulo 2. Competências e habilidades para o estabelecimento de relações de ajuda Condições para estabelecimento do relacionamento terapêutico; Técnicas de entrevistas e atenção à comunicação verbal, não verbal e para-verbal; Técnicas de escuta ativa e qualificada; Modelos e técnicas de aconselhamento não-diretivo e diretivo; O manejo dos pequenos grupos de promoção de saúde e bem-estar psicossocial; Módulo 3. Modalidades de intervenções individuais e grupais para idosos Intervenções positivas e de crescimento pessoal; Psicoeducação e autogerenciamento em saúde; Intervenções de estímulo à socialização e apoio social; Grupos de Reminiscências e revisão de vida; Grupos de estimulação cognitiva e orientação para a realidade; Acompanhamento terapêutico e Terapia de validação
BATISTONI, S. S. T.; FERREIRA, H. G.; RABELO, D. F. Modelos de intervenções psicológicas com idosos. Em E. V. Freitas & L. Py (Eds.), Tratado de Geriatria e Gerontologia (pp. 1508-1515). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. CARVALHO, P. D. P.; MAGALHAES, C.M.C; PEDROSO, J.S. Tratamentos não farmacológicos que melhoram a qualidade de vida de idosos com doença de Alzheimer: uma revisão sistemática. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, Rio de Janeiro, v. 65, n. 4, p. 334-339, Dec. 2016. DUARTE, Y.A.O.; BARROS, T.R. Refletindo sobre a construção de uma relação de ajuda. In: Duarte, Y.A.O., Diogo, M.J.D. Atendimento domiciliar: um enfoque gerontológico. São Paulo: Atheneu, 2005. FIGLIE, N.B.; GUIMARAES, L.P. A Entrevista Motivacional: conversas sobre mudança. Boletim - Academia Paulista de Psicologia, São Paulo, v. 34, n. 87, p. 472-489, dez. 2014 . GODIN, G. Os comportamentos na área da saúde: Compreender para melhor intervir. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2019. HILL, R. D. A positive aging framework for guiding geropsychology interventions. Behavior Therapy, 42, 66–77, 2011. NEZU, A. M.; NEZU, C. M. Treinamento em solução de problemas. In: V. E. Caballo (ed.). Manual de técnicas de terapia e modificação do comportamento. (pp. 471-493). São Paulo: Santos Editora, 1996. PACHANA, N.A.; LAIDLAW, K. The Oxford handbook of clinical geropsychology. Oxford: Oxford University Press, 2014. ROGERS, C. R. Tornar-se pessoa. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1961/ 1999. ROLLNICK, S.; MILLER, W. R.; BUTLER, C. C. Entrevista Motivacional no cuidado da saúde: ajudando pacientes a mudar o comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2009. SCORSOLINI-COMIN, F. Aconselhamento psicológico: Aplicações em gestão de carreiras, educação e saúde. São Paulo: Atlas, 2015. SOMMERS-FLANAGAN, J. Teorias de Aconselhamento e Psicoterapia. São Paulo: LTC, 2006.