• Desenvolver conhecimentos concernentes aos princípios básicos do desenvolvimento no ciclo vital à luz das teorias dominantes na área e sobre as principais mudanças evolutivas que caracterizam as diferentes fases do desenvolvimento.• Desenvolver habilidades de análise de eventos que acontecem na vida real de pessoas de diferentes idades à luz dos princípios da psicologia do desenvolvimento no enfoque teórico do curso de vida.• Desenvolver atitudes pró-ativas em relação ao estudo da disciplina e à sua aplicação nos contextos de intervenção.• Desenvolver atitude crítica perante diferentes realidades do desenvolvimento humano no contexto brasileiro.
O programa da disciplina é organizado em torno das grandes transições do ciclo de vida de origem genético-biológica, psicológica e sócio-cultural, que determinam trajetórias individuais e societais do desenvolvimento humano. Ênfase é dada aos processos psicológicos que se destacam em diferentes momentos dessa trajetória. A disciplina assume que o desenvolvimento é um processo que dura todo o curso de vida, que é multidimensional, multidirecional e determinado por múltiplas causas em interação.
. O estudo psicológico do desenvolvimento: princípios básicos; métodos; principais teorias.2. Desenvolvimento pré-natal e na fase-bebê: estabelecendo as bases do desenvolvimento.3. A criança: desenvolvimento psicossocial e cognitivo na infância e na meninice.4. Os desafios da adolescência: um novo corpo, uma nova forma de pensar, uma nova identidade.5. O jovem adulto: os imperativos de amar e trabalhar.6. Tarefas e papéis esperados para o adulto na família, no trabalho e na comunidade.7. A meia-idade como período de transição: desafios biológicos, psicológicos e sociais.8. A velhice e suas possibilidades: da velhice bem-sucedida à velhice patológica.9. Finitude
-Bibliografia básica: BERGER, L.; POIRIER, D.M. Pessoas idosas - uma abordagem global. Lisboa, Lusodidacta, 1995.PAPALÉO-NETO, M. Gerontologia. São Paulo, Ed. Atheneu. 1996.NERI, AL, et.al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2002.MURRAY, R.; ZENTNER, J. Nursing assessment and health promotion through the life span. New Jersey, Prentice-Hall, 1975.