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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH3011 - Ciclo de Vida
Life Cycle

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2007 Desativação:

Objetivos
• Desenvolver conhecimentos concernentes aos princípios básicos do desenvolvimento no ciclo vital à luz das teorias dominantes na área e sobre as principais mudanças evolutivas que caracterizam as diferentes fases do desenvolvimento.
• Desenvolver habilidades de análise de eventos que acontecem na vida real de pessoas de diferentes idades à luz dos princípios da psicologia do desenvolvimento no enfoque teórico do curso de vida.
• Desenvolver atitudes pró-ativas em relação ao estudo da disciplina e à sua aplicação nos contextos de intervenção.
• Desenvolver atitude crítica perante diferentes realidades do desenvolvimento humano no contexto brasileiro.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
314719 - Ângela Maria Machado de Lima Hutchison
 
Programa Resumido
O programa da disciplina é organizado em torno das grandes transições do ciclo de vida de origem genético-biológica, psicológica e sócio-cultural, que determinam trajetórias individuais e societais do desenvolvimento humano. Ênfase é dada aos processos psicológicos que se destacam em diferentes momentos dessa trajetória. A disciplina assume que o desenvolvimento é um processo que dura todo o curso de vida, que é multidimensional, multidirecional e determinado por múltiplas causas em interação.
 
 
 
Programa
. O estudo psicológico do desenvolvimento: princípios básicos; métodos; principais teorias.
2. Desenvolvimento pré-natal e na fase-bebê: estabelecendo as bases do desenvolvimento.
3. A criança: desenvolvimento psicossocial e cognitivo na infância e na meninice.
4. Os desafios da adolescência: um novo corpo, uma nova forma de pensar, uma nova identidade.
5. O jovem adulto: os imperativos de amar e trabalhar.
6. Tarefas e papéis esperados para o adulto na família, no trabalho e na comunidade.
7. A meia-idade como período de transição: desafios biológicos, psicológicos e sociais.
8. A velhice e suas possibilidades: da velhice bem-sucedida à velhice patológica.
9. Finitude
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Participação em aula, freqüência
- Participação em seminários
Critério
Norma de Recuperação
Terão direito à recuperação os alunos que tenham obtido média semestral maior ou igual a 3,0 (três) e freqüência maior ou igual a 70%. A recuperação será oferecida e avaliada por meio de prova ou trabalho definido a critério do professor.
 
Bibliografia
     
-Bibliografia básica: 
BERGER, L.; POIRIER, D.M. Pessoas idosas - uma abordagem global. Lisboa, Lusodidacta, 1995.
PAPALÉO-NETO, M. Gerontologia. São Paulo, Ed. Atheneu. 1996.
NERI, AL, et.al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2002.
MURRAY, R.; ZENTNER, J. Nursing assessment and health promotion through the life span. New Jersey, Prentice-Hall, 1975.
 

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