A disciplina visa capacitar o aluno a descrever, analisar e explicar processos comportamentais e afetivos à luz das teorias psicológicas sobre a aprendizagem comportamental, motivação, emoções e self, aplicando a perspectiva psicológica ao processo de envelhecimento. Visa também apresentar as teorias atuais em Psicologia do Envelhecimento que abordam as temáticas do comportamento, da motivação, das emoções e do self.Ao término da disciplina espera-se que os estudantes sejam capazes de aplicar os conceitos gerais e as teorias atuais ao processo e no contexto da pessoa que envelhece, especificando implicações para as práticas de gestão em Gerontologia.
Ementa: A disciplina aborda quatro processos psicológicos básicos (aprendizagem, motivação, emoção e self) e suas relações com o processo de envelhecimento.
Programa Completo:Módulo 1. Aprendizagem comportamental: Princípios básicos e aplicaçõesPrincípios da Aprendizagem Comportamental: o condicionamento clássico, o condicionamento operante e a aprendizagem observacional.Implicações dos princípios da Aprendizagem Comportamental para a gerontologia: Teoria do desamparo aprendido, Teoria da Dependência aprendida, Teoria da Dependência autoregulada; Gerontologia Comportamental e ferramentas de análise do comportamentoMódulo 2. Motivação: Teorias clássicas e a era das miniteorias;Motivação Extrísenca e Intrínseca e a Teoria da AutodeterminaçãoEnvelhecimento e Motivação: motivação e cuidado, motivação para o contato social e para ser ativo na velhiceMódulo 3. Emoções. Os componentes, as funções e a regulação das emoções;As emoções, o estresse e o enfrentamento;Estresse, enfrentamento e envelhecimentoMódulo 4. Self. Introdução à cognição social e ao senso de self;O autoconceito, autoesquemas e a autoestima;Mecanismos de autoregulação do self: o senso de autoeficácia, de controle e a comparação social;Self e envelhecimento: a mediação da subjetividade para a adaptação e qualidade de vida na velhice.
Bibliografia:Baltes, M. M; Silverberg, S.(1995). A dinâmica da dependência-autonomia no curso de vida. In:. NERI, L. (org) Psicologia do envelhecimento: tópicos selecionados numa perspectiva do curso de vida. Campinas: Papirus.Carstensen, L.L. (1995). Motivação para contato social ao longo do curso de vida: Uma teoria de seletividade sócio-emocional. Em AL Neri (org.) Psicologia do Envelhecimento. Campinas: Papirus Editora.Fortes-Burgos, A.C.G., Neri, A.L. (2008). Estresse no desenvolvimento adulto e na velhice: uma revisão. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, v.5, pp 103-114.Freitas , E. V. D.E. Cançado, F. A. X.; Doll, J.(2006). Tratado de geriatria e gerontologia. São Paulo: Guanabara Koogan. (Capitulos 134, 135,140).Gazzaniga, M.S., Heatherstone, T.F. (2005). Ciência Psicológica: Mente, Cérebro e Comportamento. Porto Alegre: Artmed.(Capítulos 1, 6, 9, 10, 13).Goldstein, L. (1995).Stress e coping na vida adulta e na velhice. In: Neri, A. L. (Org.) Psicologia do envelhecimento. Campinas: Papirus.Neri, A.L. (2006). O senso de auto-eficácia como mediador do envelhecimento bem-sucedido no âmbito da cognição, das competências para a vida diária e do auto-cuidado à saúde. Em R.G. Azzi, e S.A.J. Polydoro (Orgs.) Auto-eficácia em diferentes contextos. Campinas: Alínea. Neri, A. L.(2007). Qualidade de vida na velhice e subjetividade. Em A.L.Neri (Org.). Qualidade de Vida na velhice: enfoque multidisciplinar. Campinas: Alínea.Reeve, Johnmarshall. (2006). Motivação e emoção. 4ª ed. Rio de Janeiro: LTC.(Capítulos 1, 6, 9, 10 , 11, 12).