Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH3014 - Princípios de Cognição no Envelhecimento
Principles of cognition in aging

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de compreender os princípios básicos dos processos cognitivos, relacionando-os e aplicando-os às especificidades do idoso. Especificamente, os alunos irão: (1) desenvolver análise crítica sobre o conceito de inteligência e suas transformações ao longo da história da Psicologia, (2) explorar modelos e teorias a respeito dos processos cognitivos, (3) caracterizar e diferenciar as diversas funções cognitivas, como a atenção, a memória, as funções executivas e a linguagem, (4) compreender as peculiaridades dos processos cognitivos no envelhecimento, (5) conhecer instrumentos de rastreio cognitivo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1554146 - Mônica Sanches Yassuda
 
Programa Resumido
I. Inteligência; II. Modelos teóricos sobre cognição; III. Processos Cognitivos no envelhecimento.
 
 
 
Programa
Histórico do conceito de inteligência 
Definições e medidas: reflexão crítica
Modelos teóricos
Inteligência e cognição
Estudo da inteligência no envelhecimento
Cognição e envelhecimento: noções teóricas
Atenção e funções executivas
Memória
Linguagem
Funções visuoespaciais
O rastreio cognitivo em idosos: sua importância clínica
Principais instrumentos de rastreio cognitivo usados no Brasil
O papel do gerontólogo na identificação do comprometimento cognitivo em idosos
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas e/ou Trabalhos
Critério
02 (duas) provas escritas: 1 (40%) e 2 (60%) cumulativa.
Média do semestre = (1a prova x 0,4) + (2a prova x 0,6).
Norma de Recuperação
Será realizada pelos estudantes com média final na disciplina igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0) e, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas- A recuperação será realizada através de prova individual escrita.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:

Viana de Freitas E, Py (2016). Tratado de Geriatria e Gerontologia. Guanabara Koogan
Primi, Ricardo. (2003). Inteligência: avanços nos modelos teóricos e nos instrumentos de medida. Avaliação Psicológica, 2(1), 67-77 
Neri AL, Neri ML (2011). Envelhecimento cognitivo. Em Freitas et al. (Eds) Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan. Cap 131, p 1461-1476. 
Baddeley et al. (2011). O que é memória? Memória. Artmed. pp 14-30.
Yassuda MS, Viel TA, Lima da Silva TB, Albuquerque MS (2011). Memória e envelhecimento: Aspectos cognitivos e biológicos. Em Freitas et al. (Eds) Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan. Cap 132, p 1477-1485. 
Abrisqueta-Gomez (2013). Memória e envelhecimento cognitivo saudável. Neuropsicologia do Envelhecimento: uma abordagem multidimensional. Artmed, pp. 171-197. 
de Paula et al (2013). Funções executivas e envelhecimento. Neuropsicologia do Envelhecimento: uma abordagem multidimensional. Artmed, pp 226-239. 
Salles e Brandão (2013). Linguagem e comunicação. Neuropsicologia do Envelhecimento: uma abordagem multidimensional. Artmed pp 210-225. 
de Paula et al. (2013). Aspectos do processamento espacial em idosos. Neuropsicologia do Envelhecimento: uma abordagem multidimensional. Artmed. pp 197-209. 
de Souza e Teixeira (2014). Rastreio cognitivo em idosos na prática clínica. Neuropsicologia Geriátrica. ARTMED. pp 85-94. 
Brucki, S.M.D. et al. (2003). Sugestões para o uso do Mini-exame do estado mental no Brasil. Arq. Neuro-Psiquiatr., vol.61, no.3B, p.777-781
Lourenço R, Veras R. (2006). MEEM: Características psicométricas em idosos ambulatoriais. Rev Saúde Pública, 40(4), 712-719. 
Caramelli P et al. (2007). Category fluency as a screening test for Alzheimer disease in illiterate and literate patients. Alzheimer Dis Assoc Disord, 21(1):65-7. 
Paradela EMP et al (2005). Validação da escala de depressão geriátrica em um ambulatório geral. Revista de Saúde Pública, 39 (6), 918-23. 
Massena PN, de Araújo NB, Pachana N, Laks J, de Pádua AC.Validation of the Brazilian Portuguese Version of Geriatric Anxiety Inventory - GAI-BR. Int Psychogeriatr. 2014 Jun 20:1-7.
Martiny C et al. (2011). Tradução e adaptação transcultural da versão brasileira do Inventário de Ansiedade Geriátrica (GAI). Rev. psiquiatr. clín., vol.38, no.1, p.08-12.
Yassuda MS, da Silva HS, Lima-Silva TB, Cachioni M, Falcão DVDS, Lopes A, Batistoni SST, Neri AL. Normative data for the Brief Cognitive Screening Battery stratified by age and education. Dement Neuropsychol. 2017 Jan-Mar;11(1):48-53.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH3014

Clique para consultar o oferecimento para ACH3014

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP