Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de compreender os princípios básicos dos processos cognitivos, relacionando-os e aplicando-os às especificidades do idoso. Especificamente, os alunos irão: (1) desenvolver análise crítica sobre o conceito de inteligência e suas transformações ao longo da história da Psicologia, (2) explorar modelos e teorias a respeito dos processos cognitivos, (3) caracterizar e diferenciar as diversas funções cognitivas, como a atenção, a memória, as funções executivas e a linguagem, (4) compreender as peculiaridades dos processos cognitivos no envelhecimento, (5) conhecer instrumentos de rastreio cognitivo.
I. Inteligência; II. Modelos teóricos sobre cognição; III. Processos Cognitivos no envelhecimento.
Histórico do conceito de inteligência Definições e medidas: reflexão crítica Modelos teóricos Inteligência e cognição Estudo da inteligência no envelhecimento Cognição e envelhecimento: noções teóricas Atenção e funções executivas Memória Linguagem Funções visuoespaciais O rastreio cognitivo em idosos: sua importância clínica Principais instrumentos de rastreio cognitivo usados no Brasil O papel do gerontólogo na identificação do comprometimento cognitivo em idosos
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