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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH3016 - Processos Patológicos no Envelhecimento I
Pathological Processes in aging I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
A disciplina pretende abordar a fisiopatologia das doenças inflamatórias, doenças endócrinas e metabólicas, doenças neurodegenerativas e doenças dos sistemas sensoriais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3416847 - Humberto Miguel Garay Malpartida
978554 - José Ribamar dos Santos Ferreira Júnior
2225540 - Silvia Regina Dowgan Tesseroli de Siqueira
 
Programa Resumido
Introduzir conceitos básicos dos principais mecanismos fisiopatológicos em humanos, incluindo as doenças mais prevalentes na população idosa, objetivando familiarizar o aluno com as aplicações desses conceitos, associando-os à prática profissional em gerontologia, e caracterizando os estados de saúde-doença agudo, crônico e terminal nos idosos.
 
 
 
Programa
Cronograma e conteúdos a serem trabalhados

Introdução à disciplina. Apresentação do cronograma e objetivos.
Introdução à Genética Mendeliana, O DNA e a diversidade humana, genes, mutações.
Doenças Neurodegenerativas 1: Alzheimer.
Doenças Neurodegenerativas 2: Parkinson.
Mecanismos biológicos da deficiência auditiva e da catarata.
Células-tronco embrionárias, adultas e terapia celular.
Introdução ao estudo da inflamação. Doenças inflamatórias e o idoso.
Processo inflamatório agudo, crônico e cicatrização
Citocinas e mediadores da inflamação
Resposta humoral e resposta celular
Hiperssensibilidade imediata e mediata;
Antiinflamatórios
As células-beta pancreáticas. Biosíntese e secreção de insulina.
Classificação e características clinicas do Diabetes mellitus. Métodos de diagnostico
O tratamento do diabetes. Controle alimentar e exercício físico. Medicação oral e insulinoterapia
Complicações agudas e crônicas do diabetes
Fatores de risco e terapia preventiva do diabetes tipo 2. O diabetes como problema de saúde pública
 
 
 
Avaliação
     
Método
-Avaliações individuais sem consulta: 3, uma ao final de cada módulo.
-Apresentação de seminários e trabalhos: A nota das práticas de cada módulo será calculada da seguinte maneira: Nota do seminário(1-5) + média dos trabalhos (1-5) = Nota de prática
Critério
-Nota final: (Avaliação 1 + Avaliação 2 + Avaliação 3 + Média das Notas de Prática) / 4.
-Caso o aluno não obtenha nota suficiente ou tenha perdido uma prova, poderá realizar uma prova substitutiva, que ocorrerá ao final do semestre. Essa prova substituirá obrigatoriamente a nota mais baixa do respectivo módulo.
Norma de Recuperação
-O aluno com média final abaixo de 5,0 e maior do que 3,0 deverá realizar prova de Recuperação.
-O grupo que chegar atrasado para a apresentação do seminário perderá 30% da nota da prática.
 
Bibliografia
     
Bibliografia:
Abbas, A.K. e Lichtman, A.H., Imunologia Básica - Funções e Distúrbios do Sistema Imune, Elsevier, 2ª. Edição, 2007.

Alberts, B., Johnson, A., Lewis, J., Raff, M., Roberts, K. e Walter, P., Biologia Molecular da Célula, Artmed, 4ª. Edição, 2002.

Beal, M.F., Lang, A.E. e Ludolph, A.C., Neurodegenerative Diseases: Neurobiology, Pathogenesis and Therapeutics, Cambridge University Press, 2005.

Fausto, N., Kumar, V. e Abbas, A. K., Robbins & Cotran, Patologia - Bases Patológicas das Doenças, Elsevier-Campus, 7ª Edição, 2005

Gardner, D.G. e Shoback, D.M., Greenspan's Basic & Clinical Endocrinology, McGraw-Hill, 8ª. Edição, 2007.

Guyton, A.C. e Hall, J.E., Fundamentos de Guyton – Tratado de Fisiologia Médica, Guanabara Koogan, 10ª. Edição 2002.

Lanza, R., Donnal-Thomas, E., Thomson, J., Pedersen, J., Gearhart, J., Hogan, B., Melton, D. e West, M., Essentials of Stem Cell Biology, Academic Press, 2005.

Nussbaum, R.L., e McInnes, R.R. e Willard, H.F., Thompson & Thompson / Genética Médica, Guanabara Koogan, 6ª. Edição, 2002.

Rang, H.P., Dale, M.M., Ritter, J.M. e Moore, P.K., Farmacologia, Elsevier, 5ª. Edição, 2004.
 

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