• Organizar e colocar em ação um programa ou uma atividade socioeducativa entre pessoas e/ou grupos de idosos.• Desenvolver estratégias e técnicas educativas para o trabalho com idosos em diferentes contextos.• Refletir a respeito das competências necessárias para ensinar pessoas idosas.
O aprender é um processo que acontece sob a forma de relações em espaços diferentes, nos quais o sujeito estabelece conexões entre sua subjetividade e o ambiente, produzindo, assim, saberes. O programa da disciplina é organizado em torno da execução de atividades educativas que possam contribuir para a construção de novos conhecimentos entre pessoas idosas.
1. O gerontólogo e as competências relacionadas à educação para o envelhecimento.2. Ensinar e aprender em diferentes contextos.3. O planejamento educacional e o desenvolvimento das competências para ensinar.
Bibliografia:CACHIONI, M. (2003). Quem educa os idosos? Um estudo sobre professores de universidade da terceira idade. Alínea Editora: Campinas, SP.GARCÍA, L. B. (2005). Gerontología educativa: Como diseñar proyectos educativos con personas mayores. Madrid: Panamericana.MENDIZÁBAL, M. R. L. e CABORNERO, J. A. C. (2004). Grupos de Debates para Idosos: Guia prático para coordenadores de encontros. Edições Loyola: São Paulo