Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH3018 - Projetos Educativos em Gerontologia
Educational projects in gerontology

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
• Organizar e colocar em ação um programa ou uma atividade socioeducativa entre pessoas e/ou grupos de idosos.
• Desenvolver estratégias e técnicas educativas para o trabalho com idosos em diferentes contextos.
• Refletir a respeito das competências necessárias para ensinar pessoas idosas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5268620 - Meire Cachioni
 
Programa Resumido
O aprender é um processo que acontece sob a forma de relações em espaços diferentes, nos quais o sujeito estabelece conexões entre sua subjetividade e o ambiente, produzindo, assim, saberes. O programa da disciplina é organizado em torno da execução de atividades educativas que possam contribuir para a construção de novos conhecimentos entre pessoas idosas. 
 
 
 
Programa
1. O gerontólogo e as competências relacionadas à educação para o envelhecimento.
2. Ensinar e aprender em diferentes contextos.
3. O planejamento educacional e o desenvolvimento das competências para ensinar.
 
 
 
Avaliação
     
Método
• Elaboração de ação educativa e aplicação em um contexto gerontológico
• Seminários
Critério
• Participação em aula e freqüência
• Participação em discussões em grupo e em seminários
• Relatório de execução de atividade prática
Norma de Recuperação
Terão direito à recuperação os alunos que tenham obtido média semestral maior ou igual a 3,0 (três) e freqüência maior ou igual a 70%. A recuperação será oferecida e avaliada por meio de prova ou trabalho definido a critério do professor. Prova teórica ou oral incluindo toda a matéria lecionada no semestre.
 
Bibliografia
     
Bibliografia:
CACHIONI, M. (2003). Quem educa os idosos? Um estudo sobre professores de universidade da terceira idade. Alínea Editora: Campinas, SP.
GARCÍA, L. B. (2005). Gerontología educativa: Como diseñar proyectos educativos con personas mayores. Madrid: Panamericana.
MENDIZÁBAL, M. R. L. e CABORNERO, J. A. C. (2004). Grupos de Debates para Idosos: Guia prático para coordenadores de encontros. Edições Loyola: São Paulo
 

Clique para consultar os requisitos para ACH3018

Clique para consultar o oferecimento para ACH3018

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP