Público
Relação de Convocados
Relação de Matriculados
____________________
Calendário Escolar
2022
2021
Cursos de ingresso
Disciplina
Busca por Disciplinas
Busca por Turmas
Editais
Programa Unificado de Bolsas(PUB)
Edital 2021-2022
Edital 2022-2023
PEEG
PAP
FAQ
Matrícula Interativa
FAQ
Informações gerais
TUTORIAL - NOVA MATRÍCULA
Jupiterweb em Vídeos
Informações gerais sobre a Graduação
Acesso Restrito
Entrar
Esqueci a Senha
Primeiro Acesso
Informações da Disciplina
Preparar para impressão
Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação
Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Artes, Ciências e Humanidades
Disciplina: ACH3022 - Fundamentação do Processo de Cuidar em Saúde
Basic Processes in Health Care
Créditos Aula:
2
Créditos Trabalho:
2
Carga Horária Total:
90 h
Tipo:
Semestral
Ativação:
15/07/2018
Desativação:
Objetivos
Instrumentalizar o aluno com conceitos básicos que lhe permitam:
• identificar e utilizar princípios de biossegurança no processo de cuidar
• desenvolver relacionamento interpessoal;
• avaliar as demandas de cuidados dos idosos;
. compreender o idoso e sua família;
. desenvolver o conceito de cuidado gerontológico holístico
Docente(s) Responsável(eis)
2160326 - Rosa Yuka Sato Chubaci
Programa Resumido
Visa atender a necessidade de conhecimentos básicos e específicos sobre os processos de saúde-doença e sobre biossegurança aplicada ao processo de cuidar.
Programa
Princípios de biossegurança aplicadas ao processo de cuidar com:
• concepção de biossegurança;
• ergonomia;
• noções de infecção hospitalar.
Avaliação do idoso:
• Processo de cuidar;
• Técnicas de entrevista e exame físico;
• Princípios e técnicas de comunicação interpessoal;
• Compreender o idoso e sua família;
• Sinais vitais e Avaliação da dor;
• Fundamentação teórica no cuidado gerontológico;
. Intervenção na saúde dos idosos: medidas de prevenção primária, secundária e terciária, promoção e preservação da saúde;
. A ética no processo de cuidar;
. Noções de primeiros socorros.
Avaliação
Método
. participação em aula e discussões em grupo, freqüência
. participação em seminários
. desempenho nas aulas teórico-práticas
Critério
Avaliação teórico-prática (7,0) + prova (3,0)= média final
Norma de Recuperação
PROVA E/OU TRABALHOS
Bibliografia
BARROS, A.L.B.L. Anamnese e exame físico. Porto Alegre, Artmed, 2015. BERGER, L.; POIRIER, D.M. Pessoas idosas - uma abordagem global. Lisboa, Lusodidacta, 1995. BICKLEY, L.S. Bates Propedêutica médica. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2015, 11ª ed. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Programa nacional de prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Brasília, 2013. http://portal.anvisa.gov.br/documents/33852/272166/Programa+Nacional+de+Prevenção+e+Controle+de+Infecções+Relacionadas+à+Assistência+à+Saúde. DUL, J; WEERDMEESTER, B. Ergonomia prática. Edgard Blucher, 2012, 3ªed. FREITAS, E.V. et al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2016. 4ª ed. JACOB, W.; AMARAL,J.R. Avaliação Global do idoso. Atheneu, 2005. LUECHENOTTE, A.G. Avaliação em gerontologia.Reichmann e autores, 2002. PAPALÉO NETTO, M. Tratado de Medicina de Urgência do Idoso. São Paulo, Atheneu, 2010. PERRY A.G, POTTER, P.A. Fundamentos de Enfermagem. 5ª ed. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 2012. 8ªed. RIBEIRO FILHO, N.P.; SILVA, J.A. Avaliação e mensuração da dor. Fumpec, 2006. SMELTZER S.C, BARE B.G. Tratado de Enfermagem Médico-cirúrgica.Rio de janeiro, Guanabara Koogan, 2015, 13ªed. SILVA, MARIA JULIA DA PAES. Comunicação tem remédio A comunicação nas relações interpessoais em Saúde. 2011, 8ªed.
Clique para consultar os requisitos para ACH3022
Clique para consultar o oferecimento para ACH3022
Créditos
|
Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP