Princípios fundamentais. Características de um projeto. Ciclo de vida de um projeto. Atores sociais. As nove áreas de conhecimento. Planejamento estratégico. Análise do ambiente. Processos de integração. Projeto, programa e portfólio. Liderança e motivação. Trabalho em equipe. Planos de negócio. Preparar o aluno para a participação ativa em novos empreendimentos na área da Gerontologia, considerando todos os aspectos relevantes para o sucesso dos projetos.
A disciplina propõe-se a simular empreendimentos voltados à Gerontologia, exercitando o trabalho em equipe na elaboração de planos de negócio ao aplicar os conhecimentos em gestão adquiridos ao longo do curso e preparando os alunos do 8º semestre para a busca de oportunidades no mundo do trabalho. Preparar o aluno para a gestão projetizada como meio de organização de metas a partir do planejamento estratégico, considerando essa sistematização como um meio para garantir o melhor aproveitamento dos recursos humanos, materiais e financeiros dos diversos empreendimentos.
- Características de um projeto e as razões para o sucesso ou fracasso. - Ciclo de vida de um projeto: iniciação, planejamento, execução, encerramento e controle. - Stakeholders: atores sociais e suas influências para o sucesso de um projeto. - As nove áreas de conhecimento: escopo, tempo, custo, qualidade, pessoas, aquisições, riscos, comunicação e integração. - Planejamento estratégico: definição de negócio/projeto, valores essenciais, futuro imaginado e plano de ação. - Análise do ambiente: formulação de cenários, SWOT, cinco forças de Porter. - Processos de integração entre todas as áreas de conhecimento. - Projeto, programa e portfolio. - Liderança e motivação: competências e habilidades de um gestor. - Trabalho em equipe: dinâmicas de integração e aumento da eficiência funcional. - Desenvolvimento de planos de negócio para viabilização de um projeto. - Princípios fundamentais do empreendedorismo. - Orientações para o desenvolvimento de planos de negócio. - Caracterização de empreendimentos existentes: benchmarking. - Elaboração dos planos de negócio por grupos. - Discussão sobre impressões e expectativas do mercado. - Aprimoramento das propostas e conclusões finais.
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