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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH3037 - Gerontologia Educacional
Educational gerontology

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Desenvolver conhecimentos concernentes aos princípios básicos da educação para idosos à luz dos conceitos da área e, sobre os principais benefícios da educação para o envelhecimento bem-sucedido.
Desenvolver habilidades de análise crítica acerca dos programas e das atividades educativas para o segmento idoso na realidade brasileira.
Desenvolver capacidade para a elaboração de programas e projetos no âmbito educativo para adultos maduros e idosos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5268620 - Meire Cachioni
 
Programa Resumido
O programa da disciplina é organizado em torno do papel da educação e de seus benefícios sobre a qualidade de vida dos idosos. A disciplina assume que a gerontologia educacional é um campo interdisciplinar que se desenvolve no rastro da evolução da educação de idosos, da formação de recursos humanos para lidar com a velhice e na mudança das perspectivas das sociedades em relação aos idosos e ao envelhecimento.
 
 
 
Programa
A educação diante do envelhecimento humano.
Educação para pessoas idosas: trajetória histórica.
Gerontologia Educacional e Educação Gerontológica.
A educação de adultos e idosos no contexto da educação permanente.
Modalidades educacionais no contexto brasileiro.
Educação para idosos: o advento das universidades abertas para a terceira idade.
Métodos e técnicas educativas para pessoas idosas.
Elaboração de projetos e programas de educação para o segmento idoso.
 
 
 
Avaliação
     
Método
• Aulas expositivas;
• Discussão de textos em grupo;
• Seminários.
Critério
• Participação em aula e freqüência;
• Participação em discussões em grupo e em seminários;
• Prova escrita;
• Relatório de execução de atividade prática.
Norma de Recuperação
será realizada pelos estudantes com média final na disciplina igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0) e, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas- A recuperação será realizada através de prova individual escrita.
 
Bibliografia
     
Bibliografia:
CACHIONI, M. (2007). Seminário Estadual das Instituições de Ensino Superior – Programas para a Terceira Idade. Universidade Federal de Santa Catarina. Relatório de observação realizado com as instituições participantes. (texto não publicado).
CACHIONI, M. (2007). O impacto da presença de alunos idosos em instituições de ensino superior brasileiras. Relatório de pesquisa. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação.
CACHIONI, M. e PALMA, S. T. L. (2006). Educação Permanente como perspectiva para o trabalho educacional com o adulto maduro e o idoso. In Freitas, E.V. e col. Tratado de Geriatria e Gerontologia. 2ª. ed. Editora Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, RJ.
CACHIONI, M. (2005). Verbetes: Gerontologia educacional, Educação gerontológica, Universidades da Terceira Idade. In A. L. Neri (org.). Palavras-chave em Gerontologia. 2ª. ed. Alínea Editora: Campinas, SP.
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CACHIONI, M. (2003). Quem educa os idosos? Um estudo sobre professores de universidade da terceira idade. Alínea Editora: Campinas, SP.
CACHIONI, M. e NERI, A. L. (2003). Educação e velhice bem-sucedida no contexto das universidades da terceira idade. In A. L. Neri; M. Yassuda (orgs.); M. Cachioni (col.) Velhice bem-sucedida: aspectos afetivos e cognitivos. Papirus: Campinas, SP.
CACHIONI, M. (1999). Universidades da Terceira Idade: Das origens à experiência brasileira. In A. L. Neri e G. G. Debert (orgs.) Velhice e Sociedade. Papirus: Campinas.
CACHIONI, M. (1998). Envelhecimento bem-sucedido e a participação numa Universidade para a Terceira Idade: a experiência dos alunos da Universidade São Francisco. Dissertação de Mestrado. Campinas: Faculdade de Educação UNICAMP, 104 p.
DELORS, J. (org.) (1999). Educação um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da comissão internacional sobre educação para o século XXI. 3ª. ed. São Paulo: Cortez.

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GARCÍA, L. B. (2005). Gerontología educativa: Como diseñar proyectos educativos con personas mayores. Madrid: Panamericana.
LEMIEUX, A. & MARTINEZ, M. S. (2000). Gerontagogy beyond works: a reality. Educational Gerontology, 26, pp. 475-498.
LIMA, M. P. (2001). Gerontologia educacional: uma pedagogia específica para o idoso - uma nova concepção de velhice. São Paulo: LTr.

MENDIZÁBAL, M. R. L. e CABORNERO, J. A. C. (2004). Grupos de Debates para Idosos: Guia prático para coordenadores de encontros. Edições Loyola: São Paulo.
NERI, A. L. e CACHIONI, M. (1999). Velhice Bem-sucedida e Educação. In A. L. Neri e G. G. Debert (orgs.) Velhice e Sociedade. Papirus: Campinas.
PALMA, L. T. S. (2000). Educação permanente e qualidade de vida. Indicativos para uma velhice bem-sucedida. Universidade de Passo Fundo, UPF Editora.

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SWINDELL, R. e THOMPSON, J. (1995). An International Perspective on the University of the Third Age. Educational Gerontology, 21(5), 429-447.

TODARO, M. A. (2005). Verbetes: Educação continuada, Educação Permanente. In A. L. Neri (org.). Palavras-chave em Gerontologia. 2ª. ed. Alínea Editora: Campinas, SP.
VERAS, R. P. e CAMARGO JR, K. R. (orgs.) (1995). Terceira Idade: um envelhecimento digno para o cidadão do futuro. Relume-Dumará/UnATI: Rio de Janeiro.

VERAS, R. P. (org.) (1997). Terceira Idade: Desafios para o Terceiro Milênio. Relume-Dumará/UnATI. Rio de Janeiro.
 

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