Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH3038 - Práticas Gerontológicas em Promoção de Saúde e Qualidade de Vida
Gerontological interventions in health promotiona and quality of life

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
A disciplina visa oferecer ao estudante a oportunidade de aprofundar os conhecimentos na área de promoção da saúde e qualidade de vida no envelhecimento na velhice a partir das iniciativas da Organização Mundial de saúde, das Cartas Internacionais de Promoção de Saúde e das evidências de pesquisa em Gerontologia. Visa também capacitar o estudante a identificar na literatura e desenvolver práticas baseadas em evidências destinadas a promoção de saúde e qualidade de vida nos níveis de macro e microgestão em Gerontologia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
556504 - Andrea Lopes
6658321 - Samila Sathler Tavares Batistoni
 
Programa Resumido
Introduzir o estudante às práticas baseadas em evidências científicas em promoção da saúde e qualidade de vida em micro e macro gestão em gerontologia.
Revisão dos conceitos-chave em promoção de saúde, qualidade de vida e práticas baseadas em evidências e suas relações com os paradigmas gerontológicos atuais de envelhecimento bem-sucedido, envelhecimento ativo e envelhecimento ótimo. A micro gestão em gerontologia e as tarefas de rastreamento, aconselhamento e profilaxia em promoção de saúde e qualidade de vida. Fundamentos cognitivo-comportamentais para o aconselhamento em saúde. Implicações para a macrogestão em gerontologia nas tarefas de implantação e gerenciamento de programas de promoção de saúde e qualidade de vida.
 
 
 
Programa
Módulo 1. Definições e implicações para a prática:

Qualidade de vida e envelhecimento:
Definições e diretrizes da Organização Mundial de Saúde
Fatores biopsicossociais associados segundo evidências da literatura gerontológica

Promoção de saúde:
Definições e diretrizes das Organização Mundial de Saúde: As Cartas da Promoção de Saúde
“Práticas baseadas em evidências”
Promoção de saúde e envelhecimento: Paradigmas gerontológicos que fundamentam as práticas (Envelhecimento bem-sucedido, Envelhecimento Ativo, Envelhecimento Ótimo)

Módulo 2. Práticas em promoção de saúde e qualidade de vida na microgestão em gerontologia

Fundamentos cognitivo-comportamentais para a prática de aconselhamento e educação em saúde:
a) na promoção de Comportamentos em saúde e hábitos saudáveis (exercício físico, tabaco, álcool e drogas, hábitos alimentares);
b) na promoção e prevenção no âmbito da saúde cognitiva e emocional;

Módulo 3. Práticas em promoção de saúde e qualidade de vida na macrogestão em gerontologia
Programas institucionais de promoção de saúde e qualidade de vida.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e teórico-práticas.
Critério
O somatório das médias das notas dos relatórios/seminários (peso 4) e das médias das notas das provas (peso 6) deve ser igual ou superior a 5,0.
Norma de Recuperação
Terão direito à recuperação os alunos que tenham obtido média semestral maior ou igual a 3,0 (três) e freqüência maior ou igual a 70%. A recuperação será oferecida e avaliada por meio de prova ou trabalho definido a critério do professor.
 
Bibliografia
     
Bibliografia:
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Projeto Promoção da Saúde. As Cartas da Promoção da Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Projeto Promoção da Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2002.
Lebrão ML, Duarte YAO. (Orgs.) SABE - Saúde, Bem-estar e Envelhecimento – O Projeto Sabe no município de São Paulo: uma abordagem inicial. Brasília: Organização Panamericana de Saúde, 2003.
Neri, A. L. Qualidade de vida na velhice: um enfoque multidisciplinar . Campinas: Alínea, 2007.
Paschoal SMP. Qualidade de vida do idoso: elaboração de um instrumento que privilegia sua opinião. São Paulo. [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2000.
Prevention of Alzheimer's Disease and Cognitive Decline, Review Protocol. April 2010. Agency for Healthcare Research and Quality, Rockville, MD. http://www.ahrq.gov/clinic/tp/alzcogtp.htm
Shepard, R. J. Envelhecimento, atividade física e saúde. São Paulo: Phorte, 2003.
The WHOQOL group. The World Health Organization quality of life assessment (WHOQOL): position paper from the World Health Organization. Soc Sci Med. 1995; 41:1403-9.
The WHOQOL group. The development of the World Health Organization quality of life assessment instrument (the WHOQOL). In: Orley J, Kuyken W, (editors). Quality of life assessment:international perspectives. Heigelberg: Springer Verlag., p. 41-60, 1994.
Travensolo, CF. Qualidade de vida de um grupo de cuidadores familiares de portadores de doença de Alzheimer. 2003. 178f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2003.

 

Clique para consultar os requisitos para ACH3038

Clique para consultar o oferecimento para ACH3038

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP