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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH3052 - Marketing Básico
Basic Marketing

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Capacitar o aluno para a gestão Gerontológica na área do marketing, de maneira que possa estar habilitado para gerenciar estratégias de lançamento, reformulação e/ou adaptação de produtos e serviços. Apresentar e discutir os principais pilares do marketing (produto, preço, ponto de venda, publicidade & propaganda) aplicados à Gerontologia, isto é, destacando as especificidades de hábitos de consumo e legislação. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5729116 - Tânia Araújo Viel
 
Programa Resumido
Apresentar os conceitos do marketing, estudar “cases” de sucesso ou não, problematizar aplicações para o público idoso, resolução de problemas e análise de literatura específica para a Gerontologia. 
 
 
 
Programa
- Conceitos básicos em Marketing  (4 Ps – produto, preço, ponto de venda e P&P).
- Ciclo de vida de produtos e decisões de inovação
- Comportamento do consumidor de diferentes idades e as características 60+
- Segmentação do mercado e posicionamento de produto: o fator “cross-sector” na Geronto
- Estratégias de fixação de preços: os limites de renda do 60+ brasileiro
- Decisões de distribuição de produtos.
- Decisões de comunicação e promoção (P&P).
- O markenting no ambiente digital do séc. XXI
- O conceito jurídico do consumidor hipervulnerável.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, exercícios práticos, discussão de artigos e estudos de casos.
Critério
1 - Trabalho em grupo (seminário) e 1 – Trabalho individual
Norma de Recuperação
Prova individual com nota igual ou superior a 5,0.
 
Bibliografia
     
BURKE, Peter - Modernidade, cultura e estilos de vida, pp. 25-39 In: Bueno, M.L. e Camargo, L.O. de L. (orgs) Cultura e estilos de vida na contemporaneidade, São Paulo, Editora Senac, 2008.  
KOHLBACHER, Florian; HERSTATT, Cornelius. - The Silver Marketing Phenomenon, Marketing and Innovation in the Aging Society, 2nd edition, Springer, 2011.
KOTLER, Philip; Armstrong, G. - Princípios de Marketing, 9a ed. São Paulo, Prentice Hall, 2003.
KOTLER, Philip - Marketing para o século XXI, Rio de Janeiro, Alta Books, 2021.
REZ, Rafael Marketing de conteúdo – a moeda do século XXI, São Paulo, DVS Editora, 2016.
ROSENBERG, M.B. Comunicação não-violenta, técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais, São Paulo, Editora Ágora, 2006. 
SCHMIDT, Cristiano Heineck – Consumidores hipervulneráveis, a proteção do idoso no mercado de consumo, Rio de Janeiro, Atlas, 2011.
SEMPRINI, A. A marca pós-moderna, poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea, São Paulo, Estação das Letras, 2006. 
 

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