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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH3056 - Estágio Curricular Integrado IV: Gestão de Redes de Apoio e Gestão de Casos I
Internship IV: management of support networks and case management II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h ( Estágio: 120 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Identificar, planejar, desenvolver e avaliar um plano de atenção Gerontológica Integrada direcionada aos idosos cujas demandas são de recuperação e reabilitação, tanto em termos de capacidade funcional, como vulnerabilidade social no Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Identificar as demandas e as necessidades dos equipamentos de atenção secundária e terciária do SUS e SUAS e propor planos de gestão organizacional. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2160326 - Rosa Yuka Sato Chubaci
6092342 - Ruth Caldeira de Melo
 
Programa Resumido
Refletir sobre o cuidado integral do idoso sob a ótica das demandas secundárias e terciárias das áreas da saúde e assistência social. Identificar as demandas assistenciais dos idosos no contexto da proteção social especial e da atenção terciária à saúde. Conhecer e executar as intervenções necessárias para atender as demandas físicas, psicológicas e socioculturais do idoso e familiares dentro do contexto dos equipamentos do SUS e SUAS. Desenvolver planos de gestão organizacional e de casos, de acordo com as necessidades e demandas dos equipamentos e dos idosos atendidos. Utilizar o plano de atenção gerontológica visando à integralidade do cuidado prestado ao idoso na assistência hospitalar, no pós-alta e na assistência ao idoso institucionalizado. Levantamento de necessidades, práticas profissionais e ações em saúde e proteção social em equipamentos de atenção secundária e terciária. Especificamente, os estudantes deverão desenvolver observações e levantamentos referentes aos aspectos de vulnerabilidade e de fragilidade de idosos em equipamentos de proteção social especial e equipamentos de atenção secundária e terciária à saúde. Ainda, serão habilitados para a utilização de ferramentas necessárias para a sistematização do processo de gestão organizacional.
 
 
 
Programa
- O SUS, o SUAS e a atenção aos idosos e seus familiares;
- Instituições de Longa Permanência: definição, tipos, características e indicações;
- Relacionar as políticas públicas para a atenção à pessoa idosa e as Instituições de Longa Permanência para Idosos;
- Conhecer as normas da ANVISA e as diretrizes da SBGG para as ILPIs
- Identificação e caracterização das demandas assistenciais dos idosos institucionalizados e dos idosos e de seus familiares nos diferentes contextos do ambiente hospitalar;
- Adequação das intervenções necessárias frente às demandas identificadas;
- Avaliação dos recursos comunitários e da rede de suporte social dos idosos institucionalizados e hospitalizados;
- Adequação das intervenções necessárias frente às demandas identificadas;
- Desenvolvimento de intervenções multiprofissionais;
- Avaliação do processo de atenção estabelecido.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Seminários, leituras, atividades práticas supervisionadas nos serviços de atenção secundária e terciária à saúde e proteção social especial.
Critério
Participação individual e em grupo nas atividades teórico-práticas.
Elaboração e apresentação de relatório final em grupo das atividades desenvolvidas no estágio.
Norma de Recuperação
será realizada pelos estudantes com média final na disciplina igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0) e, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas- A recuperação será realizada através de relatório individual escrito.
 
Bibliografia
     
Bibliografia:
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