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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH3058 - Estágio Curricular Integrado VI: Gestão Gerontológica Integrada e Gestão de Casos II
Intership VI: Integrated management in gerontology and case management II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 16
Carga Horária Total: 540 h ( Estágio: 480 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
Identificar, planejar, desenvolver e avaliar um plano de atenção Gerontológica Integrada direcionada aos serviços de saúde, social, de defesa de direitos, educacional e de pesquisa, tanto na esfera governamental quanto na esfera privada, no âmbito da gestão organizacional, visando à melhoria da atenção gerontológica junto à equipe multiprofissional/interprofissional e/ou o desenvolvimento acadêmico de estudantes dentro da grande área da Gerontologia. Identificar as demandas e as necessidades dos serviços, propor e/ ou implementar planos de gestão organizacional e propor projetos de pesquisa compatíveis com o perfil de egressos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
161192 - Beatriz Aparecida Ozello Gutierrez
7480016 - Bibiana Graeff Chagas Pinto Fabre
5976982 - Deusivania Vieira da Silva Falcão
2319983 - Maria Luisa Trindade Bestetti
1447122 - Marisa Accioly Rodrigues da Costa Domingues
2160326 - Rosa Yuka Sato Chubaci
6092342 - Ruth Caldeira de Melo
5729116 - Tânia Araújo Viel
 
Programa Resumido
Estudantes identificarão as demandas e as necessidades dos serviços de saúde, social, de defesa de direitos, educacional e de pesquisa tanto na esfera governamental quanto na esfera privada e deverão propor e/ ou implementar planos de gestão organizacional visando à melhoria da atenção gerontológica junto à equipe multiprofissional/ interprofissional. Ainda, haverá habilitação para a utilização de ferramentas necessárias para a sistematização do processo de gestão organizacional e do processo de desenvolvimento de projetos de pesquisa acadêmicos que respondam a demandas relacionadas ao envelhecimento e à velhice.
 
 
 
Programa
- O SUS, o SUAS e a atenção a pessoas idosas e suas famílias;
- Instituições de Longa Permanência: definição, tipos, características e indicações;
- Entidades de fiscalização e defesa de direitos: Ministério Público Estadual e Defensoria Pública Estadual;
- Relacionar as políticas públicas para a atenção à pessoa idosa e as Instituições de Longa Permanência para Idosos;
- Conhecer as normas da ANVISA e as diretrizes da SBGG para as ILPIs
- Identificação e caracterização das demandas assistenciais das pessoas idosas institucionalizadas, das pessoas idosas e membros de suas famílias nos diferentes contextos do ambiente hospitalar e das pessoas idosas em situação de violação de direitos;
- Adequação das intervenções necessárias frente às demandas identificadas;
- Avaliação dos recursos comunitários e da rede de suporte social das pessoas idosas institucionalizadas, hospitalizadas, ou em situação de violação de direitos;
- Adequação das intervenções necessárias frente às demandas identificadas;
- Desenvolvimento de intervenções multiprofissionais/ interprofissionais;
- Avaliação do processo de atenção estabelecido.
- Desenvolvimento de habilidades de identificação de problemas, elaboração de perguntas, adequação metodológica, obtenção e análise de dados e discussão baseada em literatura atualizada.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Seminários, leituras, atividades práticas supervisionadas a distância por docente nos serviços de saúde, social, de defesa de direitos, educacional e de pesquisa tanto na esfera governamental quanto na esfera privada segundo área de interesse de cada estudante.
Critério
- Participação individual e em grupo nas atividades teórico-práticas - Elaboração e apresentação de relatório final em grupo das atividades desenvolvidas no estágio.
Norma de Recuperação
será realizada pelos estudantes com média final na disciplina igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0) e, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas- A recuperação será realizada através de relatório individual escrito.
 
Bibliografia
     
ALCANTARA A. O. Velhos institucionalizados e família: entre abafos e desabafos. Campinas: Alínea, 2009.
ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada – RDC 283, 2005 set 26.
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CAMARANO, A., & Kanso, S. As instituições de longa permanência para idosos no Brasil. Revista Brasileira de Estudos de População, 27(1), 232-235. 2010.
CARVALHO FILHO, E.; PAPALÉO NETTO, M. Geriatria: fundamentos, clínica e terapêutica. São Paulo: Atheneu, 2006.
FALCÃO, D. A família e o idoso: desafios da contemporaneidade. Campinas: Papirus, 2010.
DEALEY, C. Cuidados de feridas. São Paulo: Atheneu, 2001.
FREITAS EV, et al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. 4.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
GRAEFF, B.; TIBYRICA, R. F. ; ROSA, A. L. ; MOREIRA, A. P. B. ; GUEDES, B. ; BRITO, C. F. ; KIMIE, K. ; REIS, M. ; BOLETTI NETO, R. ; CARDOSO, S. Experiências de Estágio de Gerontologia na Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Cadernos da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, v. 3, p. 68-76, 2018.
PAPALÉO NETTO, M. Gerontologia: a velhice e o envelhecimento em visão globalizada. São Paulo: Atheneu, 2002.
PAPALÉO NETTO, M. et al. A quarta idade - o desafio da longevidade. São Paulo: Atheneu, 2015.
MORAES, Edgar Nunes. Avaliação Multidimensional do Idoso. Editora: Folium, 2016.
LEE, F. Se Disney Administrasse Seu Hospital. Editora: Bookman, 2009.
MALAGON-LONDONO, G.,  LAVERDE G.P., LONDONO J.R. Gestão hospitalar. Editora:Guanabara, 2018.
MALIK, A. M., VECINA NETO, G. Gestão em saúde. Editora: Guanabara Koogan, 2017.
MORAIS, I.N. Metodologia da Pesquisa Científica. Editora Roca, 2007.
 

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