- Desenvolver conhecimentos concernentes à qualidade em serviços - Conhecer a utilização de indicadores no acompanhamento das prestações de serviços, em qualquer área de atuação. - Aprendizado para desenvolvimento de indicadores. - Desenvolver habilidades de análise de grandes bases de dados com foco em saúde. - Desenvolver habilidades de implementação de programas da Qualidade com enfoque para serviços de saúde. - Desenvolver a habilidade de avaliação crítica da Qualidade dos Serviços de saúde.
O programa da disciplina introduz o estudante no conceito sobre qualidade em serviços visando competências relacionadas aos “indicadores”, como criar um indicador, a importância do uso do mesmo no acompanhamento das prestações de serviços e ainda, competências relacionadas às ferramentas que possibilitam a mensuraçao da qualidade em serviços.
- Fundamentos da Economia (tradeoff,eficiência, equidade, eficácia, tomada de decisão, custo benefício, indicadores de qualidade de vida - O que é um Indicador - Indicadores: Evento Sentinela - Por que medir? - Tipos e Natureza dos Indicadores(deterministicos/probabilísticossimples/composto) - Fundamentos e critérios da Excelência - Melhoria de Processos - Orientações por processo - Diagrama de Ishikawa - Padronização e como elaborar um padrão - Fluxograma - Indicadores de qualidade do processo - Ciclo do PDCA - Ferramentas da Qualidade e Gráficos da Qualidade - Brainstorming - 5W1H - Programa 5S - Noções sobre a ISO (Qualidade Global) - Organização Nacional de Acreditação - Níveis de Acreditação - Estudos de casos
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. www.anvisa.gov.br. Geração de Indicadores de Saúde como Instrumento Gerencial e de Planejamento Social BRASIL. Ministério da Saúde. PROADESS. Avaliação do desempenho do Sistema de Saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2011a. BITTAR, O.J.N.V. Administração de Sistemas e serviços de saúde: competências exigidas na atualidade. RAHIS: Revista de Administração Hospitalar e inovação em Saúde. 2011. BITTAR, O.J.N.V. Indicadores de qualidade e quantidade em saúde. Parte II. RAS, v. 6, n. 22, p.15-18, 2004. BITTAR, O. J.N.V.; MAGALHÃES,A. Hospitais de Ensino no Estado de São Paulo. Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Assessoria de Hospitais de Ensino, 2007. BITTAR, O.J.N.V. Produzir saúde: uma tarefa difícil. Bethesda: blogger, 2010. Disponível em: http://monitordesaude.blogspot.com/2010/04/complexidade-da-entrega-de-servicos.html. Acesso em 6.set.2011. BITTAR, O.J.N.V. Vaz Mendes J.D., Magalhães Adriana. Rede hospitalar no Estado de São Paulo: mapear para regular. São Paulo: SES/SP, 2011. CURI, A.P; BITTAR, O.J.N.V. Estudo dos óbitos no pronto-socorro de um hospital de ensino: humanização, prognóstico e gastos. RAS, v. 11, n. 45, p.169-172, 2009 DIEESE. PERFIL DAS PESSOAS ENTRE 60 E MENOS DE 65 ANOS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. Disponível em: https://www.dieese.org.br/outraspublicacoes/2021/graficoPerfil60AnosMais.html em DRUCKER P. On the Profession of Management. Harvard Business School Press, 2003. Manual de Fiscalização das Instituições de Longa Permanência para os Conselhos Estaduais e Municipais da Pessoa Idosa/ Silva, Henrique Salmazo da (Colaborador) - Brasília: Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, 2021. RAHIS: Revista de Administração Hospitalar e inovação em Saúde. Jan/junho de 2010. HERRERA, WAGNER. Os Indicadores na Gestão. MANKIW N, GREGORY. INTRODUÇÃO À ECONOMIA PORTER, M.E.; TEISBERG, E.O. Repensando a saúde: estratégias para melhorar a qualidade e reduzir os custos. São Paulo: ARTMED Editora, 2007.