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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH3062 - Gerontologia Educacional
Educational Gerontology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
1) Desenvolver conhecimentos concernentes aos princípios básicos da educação para idosos à luz dos conceitos da área e, sobre os principais benefícios da educação para o envelhecimento bem-sucedido;

2) Desenvolver habilidades de análise crítica acerca dos programas e das atividades educativas para o segmento idoso na realidade brasileira;

3) Desenvolver capacidade para a elaboração de programas e projetos no âmbito educativo para adultos maduros e idosos;

4) Desenvolver habilidades para capacitar a equipe pedagógica de instituições escolares de todos os níveis de ensino, da rede pública e privada, no sentido de conceber em sua proposta pedagógica, a inclusão obrigatória de conteúdos voltados para o processo de envelhecimento, ao respeito e à valorização do idoso, conforme rezam as políticas do idoso;

5) Desenvolver habilidades para ensinar conteúdos acerca do processo de envelhecimento, em espaços de educação não formal, para toda a sociedade;

6) Desenvolver habilidades para ensinar conteúdos acerca do processo de envelhecimento para profissionais que trabalham na atenção ao idoso em programas na iniciativa pública e privada.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5268620 - Meire Cachioni
 
Programa Resumido
Disciplina específica do curso de Gerontologia. O programa da disciplina é organizado em torno do papel da educação e de seus benefícios sobre a qualidade de vida dos idosos. A disciplina assume que a gerontologia educacional é um campo interdisciplinar que se desenvolve no rastro da evolução da educação de idosos, da formação de recursos humanos para lidar com a velhice e na mudança das perspectivas das sociedades em relação aos idosos e ao envelhecimento. O envelhecimento humano deve ser pensado como um importante processo que ocorre ao longo de todo o ciclo vital. Com o advento da longevidade em todo o mundo, é fundamental que todas as coortes etárias conheçam esse processo em suas dimensões psicológica, sociocultural e biológica, bem como este conhecimento deve ser do domínio dos profissionais que atuam na área gerontológica. 
 
 
 
Programa
• A educação diante do envelhecimento humano | Aprendizagem ao longo de toda a vida
• Educação para pessoas idosas: trajetória histórica | contextos internacional e nacional
• Gerontologia Educacional e Educação Gerontológica | educação de idosos e formação de recursos humanos
• Declaração de princípios da Gerontologia Educacional
• Modalidades educacionais no contexto brasileiro
Educação para idosos: o advento das universidades abertas para a terceira idade
• Métodos e técnicas educativas para pessoas idosas
• Educação para o envelhecimento em seus diversos contextos
• Intergeracionalidade
• Atitudes e crenças sobre a velhice
• Projetos e pesquisas na área de educação para o envelhecimento
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Criação grupal de projeto de intervenção - Apresentação grupal de projeto de intervenção
Critério
A avaliação será baseada na média simples das notas (de 0 a 10) atribuídas à criação de projeto de intervenção e de sua apresentação ao final da disciplina. O conceito final da disciplina será baseado no seguinte critério: 1) média 5,0: Conceito R (reprovado); 2) 5,0 <= média (Aprovado).
Norma de Recuperação
Realização de prova escrita relativa aos conteúdos da disciplina. A prova deverá ser realizada após a publicação da média final, respeitando o calendário estabelecido pela CG.
 
Bibliografia
     
Cachioni, M. (2018). Quem educa os idosos? Um estudo sobre professores de universidade da terceira idade. 2 edição.
Alínea Editora: Campinas, SP.

Flauzino, K. L.; Cachioni, M. (2023). Gerontologia Educacional e a Aprendizagem ao longo da vida. Alínea Editora: Campinas, SP.

Cachioni, Meire; Karina Flauzino de Lima (2022) Aprendizagem ao Longo da Vida In: Tratado de Geriatria e Gerontologia.5
ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan Ltda, 2022, v.1, p. 1370-1379.

Doll, J.; Cachioni, Meire; Machado, L. R. (2022). O idoso e as Novas Tecnologias Digitais In: Tratado de Geriatria e
Gerontologia.5 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, Ltda, v.1, p. 1390-1396.

Cachioni, Meire; Karina Flauzino de Lima (2022). Universidade da Terceira Idade In: Tratado de Geriatria e Gerontologia.5
ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan Ltda, v.1, p. 1380-1389.

Cachioni, M.; Todaro, M. A. (2016). Política Nacional do Idoso: Reflexão acerca das intenções relacionadas à educação
formal. In: Alcântara, A. O., Camarano, A., Giacomin, K. C. (Org.). Política Nacional do Idoso: velhas e novas questões.
1ed.Rio de Janeiro: IPEA, v. 1, p. 175-198.

Jacinto, L. M. J.; Karina Flauzino de Lima; Cachioni, Meire (2023). The Educator in the Portuguese Senior University.
Educação e Realidade Edição eletrônica. v.48, p.e1235114.

Flauzino, K. L.; Gil, H.; Batistoni, S.S.T.; Oliveira, M.C., Cachioni, M. (2022). Lifelong learning activities for older adults: a
scoping review. Educational Gerontology. p.1-14.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação (2022). Política de Educação para o Envelhecimento. Florianópolis:
Secretaria de Estado da Educação.

Faure, E. (1973). Aprender a ser. La educación del futuro. UNESCO.

Delors, J. et al. (1999). Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre
Educação para o Século XXI.

MCGUIRE, S. L.; Klein, D. A.; Couper, D. (2005). Aging education: A national imperative. Educational Gerontology, v. 31, n.
6, p. 443-460.

Levy, S. R. (2018). Toward Reducing Ageism: PEACE (Positive about Aging and Contact Experiences) Model. Gerontologist,
v. 58, n. 2, p. 226-232.
 

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