1) Desenvolver conhecimentos concernentes aos princípios básicos da educação para idosos à luz dos conceitos da área e, sobre os principais benefícios da educação para o envelhecimento bem-sucedido; 2) Desenvolver habilidades de análise crítica acerca dos programas e das atividades educativas para o segmento idoso na realidade brasileira; 3) Desenvolver capacidade para a elaboração de programas e projetos no âmbito educativo para adultos maduros e idosos; 4) Desenvolver habilidades para capacitar a equipe pedagógica de instituições escolares de todos os níveis de ensino, da rede pública e privada, no sentido de conceber em sua proposta pedagógica, a inclusão obrigatória de conteúdos voltados para o processo de envelhecimento, ao respeito e à valorização do idoso, conforme rezam as políticas do idoso; 5) Desenvolver habilidades para ensinar conteúdos acerca do processo de envelhecimento, em espaços de educação não formal, para toda a sociedade; 6) Desenvolver habilidades para ensinar conteúdos acerca do processo de envelhecimento para profissionais que trabalham na atenção ao idoso em programas na iniciativa pública e privada.
Disciplina específica do curso de Gerontologia. O programa da disciplina é organizado em torno do papel da educação e de seus benefícios sobre a qualidade de vida dos idosos. A disciplina assume que a gerontologia educacional é um campo interdisciplinar que se desenvolve no rastro da evolução da educação de idosos, da formação de recursos humanos para lidar com a velhice e na mudança das perspectivas das sociedades em relação aos idosos e ao envelhecimento. O envelhecimento humano deve ser pensado como um importante processo que ocorre ao longo de todo o ciclo vital. Com o advento da longevidade em todo o mundo, é fundamental que todas as coortes etárias conheçam esse processo em suas dimensões psicológica, sociocultural e biológica, bem como este conhecimento deve ser do domínio dos profissionais que atuam na área gerontológica.
• A educação diante do envelhecimento humano | Aprendizagem ao longo de toda a vida • Educação para pessoas idosas: trajetória histórica | contextos internacional e nacional • Gerontologia Educacional e Educação Gerontológica | educação de idosos e formação de recursos humanos • Declaração de princípios da Gerontologia Educacional • Modalidades educacionais no contexto brasileiro Educação para idosos: o advento das universidades abertas para a terceira idade • Métodos e técnicas educativas para pessoas idosas • Educação para o envelhecimento em seus diversos contextos • Intergeracionalidade • Atitudes e crenças sobre a velhice • Projetos e pesquisas na área de educação para o envelhecimento
Cachioni, M. (2018). Quem educa os idosos? Um estudo sobre professores de universidade da terceira idade. 2 edição. Alínea Editora: Campinas, SP. Flauzino, K. L.; Cachioni, M. (2023). Gerontologia Educacional e a Aprendizagem ao longo da vida. Alínea Editora: Campinas, SP. Cachioni, Meire; Karina Flauzino de Lima (2022) Aprendizagem ao Longo da Vida In: Tratado de Geriatria e Gerontologia.5 ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan Ltda, 2022, v.1, p. 1370-1379. Doll, J.; Cachioni, Meire; Machado, L. R. (2022). O idoso e as Novas Tecnologias Digitais In: Tratado de Geriatria e Gerontologia.5 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, Ltda, v.1, p. 1390-1396. Cachioni, Meire; Karina Flauzino de Lima (2022). Universidade da Terceira Idade In: Tratado de Geriatria e Gerontologia.5 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan Ltda, v.1, p. 1380-1389. Cachioni, M.; Todaro, M. A. (2016). Política Nacional do Idoso: Reflexão acerca das intenções relacionadas à educação formal. In: Alcântara, A. O., Camarano, A., Giacomin, K. C. (Org.). Política Nacional do Idoso: velhas e novas questões. 1ed.Rio de Janeiro: IPEA, v. 1, p. 175-198. Jacinto, L. M. J.; Karina Flauzino de Lima; Cachioni, Meire (2023). The Educator in the Portuguese Senior University. Educação e Realidade Edição eletrônica. v.48, p.e1235114. Flauzino, K. L.; Gil, H.; Batistoni, S.S.T.; Oliveira, M.C., Cachioni, M. (2022). Lifelong learning activities for older adults: a scoping review. Educational Gerontology. p.1-14. SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação (2022). Política de Educação para o Envelhecimento. Florianópolis: Secretaria de Estado da Educação. Faure, E. (1973). Aprender a ser. La educación del futuro. UNESCO. Delors, J. et al. (1999). Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. MCGUIRE, S. L.; Klein, D. A.; Couper, D. (2005). Aging education: A national imperative. Educational Gerontology, v. 31, n. 6, p. 443-460. Levy, S. R. (2018). Toward Reducing Ageism: PEACE (Positive about Aging and Contact Experiences) Model. Gerontologist, v. 58, n. 2, p. 226-232.