Público
Relação de Convocados
Relação de Matriculados
____________________
Calendário Escolar
2022
2021
Cursos de ingresso
Disciplina
Busca por Disciplinas
Busca por Turmas
Editais
Programa Unificado de Bolsas(PUB)
Edital 2021-2022
Edital 2022-2023
PEEG
PAP
FAQ
Matrícula Interativa
FAQ
Informações gerais
TUTORIAL - NOVA MATRÍCULA
Jupiterweb em Vídeos
Informações gerais sobre a Graduação
Acesso Restrito
Entrar
Esqueci a Senha
Primeiro Acesso
Informações da Disciplina
Preparar para impressão
Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação
Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Artes, Ciências e Humanidades
Disciplina: ACH3066 - Gestão de Atenção em Gerontologia: Gestão de Casos
Case management in Gerontology: Case Management
Créditos Aula:
2
Créditos Trabalho:
1
Carga Horária Total:
60 h
Tipo:
Semestral
Ativação:
15/07/2020
Desativação:
Objetivos
Apresentaremos ao estudante a relevância da gestão de risco e de vulnerabilidade social, bem como os tipos de risco e vulnerabilidades existentes, os modelos de gestão de risco, conceitos de inclusão e exclusão social e manejo de casos em Gerontologia em Unidade Básica de Saúde (UBS). Parceria com CSE Butantã FMUSP ou na impossibilidade de ter esse parceiro firmaremos parceria com outra UBS do SUS para a realizarmos o módulo prático dessa disciplina.
Docente(s) Responsável(eis)
314719 - Ângela Maria Machado de Lima Hutchison
Programa Resumido
Apresentaremos fundamentos de gestão de risco e de vulnerabilidade social com destaque para sua importância no contexto do manejo de casos em Gerontologia (micro gestão). Apresentaremos conceitos-chave e estudo de casos com objetivo de habilitar o estudante a identificar prioridades e riscos para os quais são necessárias ações de melhoria de controle de desfechos desfavoráveis, contribuindo, assim, para o manejo de casos e otimização da aplicação de recursos disponíveis para a gestão de riscos e vulnerabilidade social e sua aplicação em Atenção Primária em Saúde em UBS do SUS em módulo prático dessa disciplina.
Programa
- Conceito de risco, vulnerabilidade e identificação de prioridades; - Identificação e crítica de fatores de risco e de fatores causais; - Identificação de populações de risco e vulneráveis; - Modelos de gestão de risco e estudo de casos - Planejamento, execução e avaliação de atenção em Gerontologia (módulo prático em UBS).
Avaliação
Método
- Prova escrita individual - Participação em atividades em sala de aula - Relatório Grupal de Plano Gestão Gerontológico (PGG) - Relatório Grupal mapeamento de rede de suporte social para o caso
Critério
- Ensaio escrito individual (peso 3) - Participação em atividades em sala de aula (peso1) - Plano de Gestão (PGG) (peso3) - Mapeamento da rede social de apoio (peso 3)
Norma de Recuperação
Será realizada pelos estudantes com média final na disciplina igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0) e, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas- A recuperação será realizada através de prova individual escrita.
Bibliografia
Bibliografia: ALMEIDA FILHO, Naomar; ROUQUAYROL, Maria Zélia. Introdução à Epidemiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. AYRES, J. R. C. M. Organização das ações de atenção à saúde: modelos e práticas. São Paulo: Revista Saúde e Sociedade, v.18, supl.2, 2009. BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE, SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE. ABC do SUS: doutrinas e princípios. Brasília, DF, 1990. BRASIL MINISTÉRIO DA SAÚDE, Orientações técnicas para implementação de linha de cuidado para atenção integral à saúde da pessoa idosa no Sistema Único de Saúde, Brasília DF, 2018. BEAGLEHOLE, R.; BONITA, R.; KJELLSTÖM. Epidemiologia Básica 2ª Ed. São Paulo: Editora Santos, 2003. GROISMAN, D. A velhice entre o normal e o patológico. Rio de Janeiro: História, Ciências Saúde- Manguinhos, vol.9(1)-61- 78, jan.-abr., 2002. LIMA-SILVA, T.B., SUENAGA, G.S.H. "Elaboração de um plano de gestão de atenção à saúde do idoso aliado à ação psicoeducativa: Um estudo de caso." Revista Kairós: Gerontologia 15 (2012): 529-545. MORAES, E.N. Atenção à saúde do idoso: aspectos conceituais. Brasília: Organização Pan Americana de Saúde, 2012. MURER, C., MURER M.A.M, BRICK, L. The case management Workbook. Defining the role of Physycians, nurses, and case managens. The Case Management Workbook. CRC Press. EUA. 2011. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Envelhecimento ativo: uma política de saúde/ World Health Organization.Gontijo S. (trad.). Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde; 2015. 70-83. PATROCINIO, W.P. Gestão Gerontológica Individual. Revista Kairós: Gerontologia, v. 18, n. 18, p. 25-38, 2015. PIOVEZAN, M; BESTETTI, MLT. O Gerontólogo como gestor de casos: simulação de experiências em estudos distintos e específicos. Revista Kairós: Gerontologia, v. 15, n. 4, p. 201-216, 2012. SALMAZO-SILVA, H. ; LIMA, A.M.M.de. Gestão da atenção ao idoso: possibilidades e desafios no campo da Gerontologia. Revista Temática Kairós Gerontologia,15(6), pp.503-514, “Vulnerabilidade/ Envelhecimento e Velhice: Aspectos Biopsicossociais”. Online ISSN 2176-901X. Print ISSN 1516-2567. São Paulo (SP), Brasil: FACHS/NEPE/PEPGG/PUC-SP, dezembro, 2012.
Clique para consultar os requisitos para ACH3066
Clique para consultar o oferecimento para ACH3066
Créditos
|
Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP