Apresentar ao aluno as principais ferramentas de avaliação direcionadas à população idosa, capacitando-o para a avaliação gerontológica ampla. Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de: 1) compreender como e para que são criados instrumentos de avaliação; 2) entender conceitos psicométricos básicos; 3) conhecer e analisar criticamente os diferentes instrumentos existentes para a avaliação gerontológica, em vários domínios; 4) avaliar amplamente a problemática da pessoa idosa e a dimensionar potenciais situações de risco; 5) elaborar um plano de atenção integrado e centrado na pessoa, levando em conta dados previamente levantados.
A disciplina irá fornecer noções teórico-práticas sobre os diversos instrumentos utilizados na avaliação gerontológica, considerando os aspectos biopsicossociais envolvidos no envelhecimento e na velhice. Além disso, a disciplina fornecerá embasamento teórico para a identificação de riscos e, consequentemente, para a elaboração de um plano de atenção gerontológica centrado na pessoa.
Módulo I - Instrumentos de Medida: importância, desenvolvimento e conceitos psicométricos básicos; Módulo II - Fundamentos da Avaliação Gerontológica Ampla (histórico, estrutura e relevância); Módulo III - Avaliação multidimensional da pessoa idosa e sua utilização na prática Gerontológica (Plano de Atenção Gerontológica - PAGe, Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa na Atenção Básica - AMPI/AB, entre outras escalas); Módulo IV - Bases para o desenvolvimento de planos de atenção/cuidado centrados na pessoa idosa (apresentação de diferentes instrumentos utilizados na avaliação biopsicossocial da pessoa idosa, preenchimento e interpretação dos resultados dos instrumentos, identificação das principais demandas e diretrizes para o planejamento das ações de curto, médio e longo prazos).
Bibliografia: - Freitas EV, et al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. 4a ed., Guanabara Koogan, 2016. - Neri AN. Palavras-chave em Gerontologia. 4a ed. Campinas: Alínea, 2014. - Moraes EN, Moraes FL. Avaliação Multidimensional do Idoso. 5a ed. Folium Editorial, 2016. - Maciel A. Avaliação Multidisciplinar do Paciente Geriátrico. 1a ed. Thieme Revinter, 2002. - Perracini MR, Fló CM. Funcionalidade e Envelhecimento. 2a ed., Manole, 2019. - Cezar, ALS. Desenvolvimento e validação de conteúdo da Avaliação Multidimensional do Idoso do Plano de Atenção Gerontológica - PAGe. Dissertação de Mestrado, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2018. - Mayoral VFS, Gaiolla PSA, Villas Boas PJF, Vulcano DSB, Pereira LF, Melo RC. Manual para avaliação e manejo da síndrome da fragilidade do idoso – Conceitos e manejos para profissionais da atenção primária da saúde. Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu. 2021. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1lACdIzVSGyN1TgLfjzr3efRtn-dhOYA7/view - Ward KTW, Reuben DB. Comprehensive geriatric assessment. Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/comprehensive-geriatric-assessment. Acesso em: 10/06/2021. - British Geriatric Society. Comprehensive Geriatric Assessment Toolkit for Primary Care Practitioners. Available in: https://www.bgs.org.uk/resources/resource-series/comprehensive-geriatric-assessment-toolkit-for-primary-care-practitioners. Access in: 10/06/2021.