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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH3098 - Educação para o Envelhecimento
Education for the aging process

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
? Desenvolver habilidades para capacitar a equipe pedagógica de instituições escolares de todos os níveis de ensino, da rede pública e privada, no sentido de conceber em sua proposta pedagógica, a inclusão obrigatória de conteúdos voltados para o processo de envelhecimento, ao respeito e à valorização do idoso, conforme rezam as políticas do idoso.
? Desenvolver habilidades para ensinar conteúdos acerca do processo de envelhecimento, em espaços de educação não formal, para toda a sociedade.
? Desenvolver habilidades para ensinar conteúdos acerca do processo de envelhecimento para profissionais que trabalham na atenção ao idoso em programas na iniciativa pública e privada.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5268620 - Meire Cachioni
 
Programa Resumido
O envelhecimento humano deve ser pensado como um importante processo que ocorre ao longo de todo o ciclo vital. Com o advento da longevidade em todo o mundo, é fundamental que todas as coortes etárias conheçam esse processo em suas dimensões psicológica, sócio-cultural e biológica, bem como este conhecimento deve ser do domínio dos profissionais que atuam na área gerontológica.
 
 
 
Programa
? Organização do trabalho pedagógico (planejamento, objetivos, conteúdos, avaliação) para realização de diferentes abordagens de transmissão do conhecimento: palestras/conferências, cursos de curta e longa duração, dinâmicas de grupo, workshops, seminários.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas
Discussão de textos em grupo
Seminários
Elaboração de ação educativa
Critério
Aulas expositivas
Discussão de textos em grupo
Seminários
Elaboração de ação educativa
Norma de Recuperação
Terão direito à recuperação os alunos que tenham obtido média semestral maior ou igual a 3,0 (três) e freqüência maior ou igual a 70%. A recuperação será oferecida e avaliada por meio de prova ou trabalho definido a critério do professor.
 
Bibliografia
     
Bibliografia:
ALBUQUERQUE, M. S. de (2009). Gerontologia como Tema Transversal para ensino fundamental. Monografia de Conclusão de Curso. Curso de Bacharelado em Gerontologia. Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998a. 174p.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998b. 42p.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação. PNE. Brasília: Inep, 2001.
GARCÍA, L. B. (2005). Gerontología educativa: Como diseñar proyectos educativos con personas mayores. Madrid: Panamericana.
GOMES, A & DOLLS, J. (2008). A temática do envelhecimento no currículo do programa Integrar/ RS. In: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano. Passo Fundo, v. 5, n. 1.
MENDIZÁBAL, M. R. L. e CABORNERO, J. A. C. (2004). Grupos de Debates para Idosos: Guia prático para coordenadores de encontros. Edições Loyola: São Paulo.
MORENO, M. et al. (2003). Temas transversais em Educação: Bases para uma formação integral. 6. ed. São Paulo: Ática.
PÁTARO, R. F. (2008). O trabalho com projetos na escola: um estudo a partir de teorias de complexidade, interdisciplinaridade e transversalidade. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
Projeto Envelhecer. http://www.sine.pr.gov.br/setp/extranet/move/projeto_Envelhecer.pdf.
SCARPATO, M. (Org.). (2004).Os procedimentos de ensino fazem a aula acontecer. São Paulo: Ed. Avercamp.
SOUZA, B. C. e col. (2008). Abordagem do envelhecimento nos livros didáticos da 6ª série do ensino fundamental. In: Anais do III Encontro de Bolsistas do Programa de Apoio a Ações Afirmativas para Inclusão Social. Londrina.
TODARO, M. A. (2009). Vovô vai à Escola. A velhice como tema transversal no ensino fundamental. Editora Papirus: Campinas. (Coleção Vivaidade).
ZABALA, A. (1998). A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed.
 

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