Público
Relação de Convocados
Relação de Matriculados
____________________
Calendário Escolar
2022
2021
Cursos de ingresso
Disciplina
Busca por Disciplinas
Busca por Turmas
Editais
Programa Unificado de Bolsas(PUB)
Edital 2021-2022
Edital 2022-2023
PEEG
PAP
FAQ
Matrícula Interativa
FAQ
Informações gerais
TUTORIAL - NOVA MATRÍCULA
Jupiterweb em Vídeos
Informações gerais sobre a Graduação
Acesso Restrito
Entrar
Esqueci a Senha
Primeiro Acesso
Informações da Disciplina
Preparar para impressão
Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação
Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Artes, Ciências e Humanidades
Disciplina: ACH3098 - Educação para o Envelhecimento
Education for the aging process
Créditos Aula:
2
Créditos Trabalho:
0
Carga Horária Total:
30 h
Tipo:
Semestral
Ativação:
01/01/2011
Desativação:
Objetivos
? Desenvolver habilidades para capacitar a equipe pedagógica de instituições escolares de todos os níveis de ensino, da rede pública e privada, no sentido de conceber em sua proposta pedagógica, a inclusão obrigatória de conteúdos voltados para o processo de envelhecimento, ao respeito e à valorização do idoso, conforme rezam as políticas do idoso.
? Desenvolver habilidades para ensinar conteúdos acerca do processo de envelhecimento, em espaços de educação não formal, para toda a sociedade.
? Desenvolver habilidades para ensinar conteúdos acerca do processo de envelhecimento para profissionais que trabalham na atenção ao idoso em programas na iniciativa pública e privada.
Docente(s) Responsável(eis)
5268620 - Meire Cachioni
Programa Resumido
O envelhecimento humano deve ser pensado como um importante processo que ocorre ao longo de todo o ciclo vital. Com o advento da longevidade em todo o mundo, é fundamental que todas as coortes etárias conheçam esse processo em suas dimensões psicológica, sócio-cultural e biológica, bem como este conhecimento deve ser do domínio dos profissionais que atuam na área gerontológica.
Programa
? Organização do trabalho pedagógico (planejamento, objetivos, conteúdos, avaliação) para realização de diferentes abordagens de transmissão do conhecimento: palestras/conferências, cursos de curta e longa duração, dinâmicas de grupo, workshops, seminários.
Avaliação
Método
Aulas expositivas
Discussão de textos em grupo
Seminários
Elaboração de ação educativa
Critério
Aulas expositivas
Discussão de textos em grupo
Seminários
Elaboração de ação educativa
Norma de Recuperação
Terão direito à recuperação os alunos que tenham obtido média semestral maior ou igual a 3,0 (três) e freqüência maior ou igual a 70%. A recuperação será oferecida e avaliada por meio de prova ou trabalho definido a critério do professor.
Bibliografia
Bibliografia:
ALBUQUERQUE, M. S. de (2009). Gerontologia como Tema Transversal para ensino fundamental. Monografia de Conclusão de Curso. Curso de Bacharelado em Gerontologia. Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998a. 174p.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998b. 42p.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação. PNE. Brasília: Inep, 2001.
GARCÍA, L. B. (2005). Gerontología educativa: Como diseñar proyectos educativos con personas mayores. Madrid: Panamericana.
GOMES, A & DOLLS, J. (2008). A temática do envelhecimento no currículo do programa Integrar/ RS. In: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano. Passo Fundo, v. 5, n. 1.
MENDIZÁBAL, M. R. L. e CABORNERO, J. A. C. (2004). Grupos de Debates para Idosos: Guia prático para coordenadores de encontros. Edições Loyola: São Paulo.
MORENO, M. et al. (2003). Temas transversais em Educação: Bases para uma formação integral. 6. ed. São Paulo: Ática.
PÁTARO, R. F. (2008). O trabalho com projetos na escola: um estudo a partir de teorias de complexidade, interdisciplinaridade e transversalidade. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
Projeto Envelhecer. http://www.sine.pr.gov.br/setp/extranet/move/projeto_Envelhecer.pdf.
SCARPATO, M. (Org.). (2004).Os procedimentos de ensino fazem a aula acontecer. São Paulo: Ed. Avercamp.
SOUZA, B. C. e col. (2008). Abordagem do envelhecimento nos livros didáticos da 6ª série do ensino fundamental. In: Anais do III Encontro de Bolsistas do Programa de Apoio a Ações Afirmativas para Inclusão Social. Londrina.
TODARO, M. A. (2009). Vovô vai à Escola. A velhice como tema transversal no ensino fundamental. Editora Papirus: Campinas. (Coleção Vivaidade).
ZABALA, A. (1998). A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed.
Clique para consultar os requisitos para ACH3098
Clique para consultar o oferecimento para ACH3098
Créditos
|
Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP