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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH3108 - Cuidados Paliativos, Finitude e Morte
Paliative care, death and dying

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
- Introduzir os conceitos básicos sobre o significado da morte, cultura e cuidados paliativos;
- Tomar conhecimento de equipamentos e formas de acolhimento arquitetônico em cuidados paliativos;
- Reconhecer e tratar dos aspectos religiosos e a respeito da espiritualidade no final da vida;
- Conhecer as necessidades do indivíduo em cuidados paliativos e de seus familiares/ cuidadores;
- Conhecer a atuação da equipe interprofissional em cuidados paliativos;
- Conhecer o manejo da dor, sintomas clínicos e emergências clínicas;
- Desenvolver habilidades de comunicação terapêutica;
- Discutir assuntos nas horas finais e logo após a morte;
- Discutir sobre os aspectos psicológicos e socioculturais da perda, tristeza, luto e viuvez.
- Discutir os aspectos bioéticos, institucionais, familiares, financeiros e legais no final da vida.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
556504 - Andrea Lopes
161192 - Beatriz Aparecida Ozello Gutierrez
 
Programa Resumido
Necessidade de conhecimentos básicos sobre finitude, processo de morrer, morte, cuidados paliativos e luto, relativos à pesquisa e prática profissional.
 
 
 
Programa
- Morte, sociedade e cuidados paliativos: uma perspectiva global;
- Aspectos biológicos da morte;
- Experiências dos doentes/ dos familiares/ dos cuidadores;
- Equipe interprofissional em cuidados paliativos;
- Manejo de sintomas clínicos: dor, diversos sintomas e emergências clínicas;
- Comunicação terapêutica;
- Cuidados na finitude e pós morte;
- Perda, pesar, luto e viuvez;
- Aspectos ético-legais no final da vida incluindo providências com o corpo e sepultamento;
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas;
- Aulas teórico-práticas;
- Seminários.
Critério
- Participação em aula, frequência
- Participação em seminários
- Prova teórica
- Propor um projeto de gestão gerontológica.
Norma de Recuperação
Terão direito à recuperação os alunos que tenham obtido média semestral maior ou igual a 3,0 (três) e freqüência maior ou igual a 70%. A recuperação será oferecida e avaliada por meio de prova ou trabalho definido a critério do professor.
 
Bibliografia
     
Bibliografia:
Alvarenga, RE. Cuidados paliativos domiciliares. São Paulo: Moria Editora, 2005.
ANCP. Manual de cuidados paliativos. Rio de Janeiro: Diagraphic, 2009.
Arantes ACQ. A morte é um dia que vale a pena viver. Casa da Palavra, 2016.  
Ariés P. História da morte no ocidente. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves; 1977.
Ariés P. O homem diante da morte. 2nd ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves; 1990.
Boff L. Saber cuidar. Ética do humano compaixão pela terra. 8 ed. Petrópolis: Vozes; 1999.
Callanan M, Kelley P. Gestos finais. São Paulo: Nobel; 1994.
Boemer MR. A morte e o morrer, S. Paulo: Cortez, 1989.
Bronnie W. Antes de partir: uma vida transformada pelo convívio com pessoas diante da morte. São Paulo: Jardim dos livros; 2012.
Burlá, C, Melo, ITV. Critérios de qualidade para os cuidados paliativos no Brasil, Academia Nacional de Cuidados Paliativos. Rio de Janeiro, Diagraphic Editora Ltda., 2006
Carvalho TF. Deixe-me partir. Petit, 2016.
CREMESP. Cuidado paliativo. Conselho Regional de Medicina do Estado de são Paulo: São Paulo, 2008.
Doyle D. Bilhete de plataforma: vivências em cuidados paliativos. Difusão Editora, 2009.
Freitas EV, Py L, Néri AL, Cançado FAX, Gorzoni ML, Rocha SM. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2016.
Geertz C. A religião como Sistema Cultural. Cap. 4. In: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC- Livros Técnicos e Científicos Editora S.A.; 1989. p. 102-42. 
Gutierrez, BAO. O processo de morrer no cotidiano do trabalho dos profissionais de enfermagem de Unidades de Terapia Intensiva. Tese de doutorado. Universidade de São Paulo, 2003.
Incontri D, Santos FS. A arte de morrer: visões pluraisComenius, 2007.
Kovàcs, MJ. Educação para a morte: desafio na formação de profissionais de saúde e educação. São Paulo: Casa do psicólogo. 2008.
Kübler-Ross, E. Sobre a morte e o morrer. São Paulo, Martin Fontes, 1996. 
Kübler-Ross, E. Morte: estágio final da evolução. Rio de Janeiro: Nova Era, 1996.
Kübler-Ross, E. A Roda da Vida. Rio de Janeiro: Sextante Editora; 1998.
Kübler-Ross, E.O túnel e a luz: reflexões essenciais sobre a vida e a morte. Verus, 2003.
Kübler-Ross, E. Viver até dizer adeus. Pensamento, 2005.
International Association of Hospice and Palliative Care (IAHPC). The IAHPC Manual of Lepargneur, H. O doente, a doença e a morte. São Paulo: Papirus editora; 1987.
Loureiro, AML. A velhice, o tempo e a morte: subsídios para possíveis avanços do estudo. Brasília, DF: Editora UNB, 1998.
Pessini, L, Bertyachini (orgs.). Humanização e cuidados paliativos. São Paulo: EDUNISC-Edições Loyola, 2004.
Pimenta, CAM, Mota, DDCF, Cruz DALM. Dor e cuidados paliativos: enfermagem, medicina e psicologia. São Paulo: Manole, 2006.
Prade CF (Org.). Cuidando de quem cuida. Casa do cuidar,
Dinamo editora.
Singer P Repensar la vida y la muerte.. Barcelona: Paidós, 1997.
Sociedade Brasileira de Cuidados Paliativos. Disponível em www.cuidados paliativos.com.br.
Veit MT. (Org.) Transdiciplinaridade em oncologia: caminhos para um atendimento integrado. São Pulo: HR Gráfica e Editora, 2009.
Von Franz ML. Os sonhos e a Morte: Uma interpretação Jungiana. 10 nd ed. São Paulo: Cultix; 1995. 185p.



 

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