Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH3113 - Epidemiologia do Envelhecimento
Epidemiology of aging

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Desenvolver a autonomia do aluno para a aplicação, análise e discussão do campo epidemiológico em Gerontologia; conhecer o perfil de envelhecimento da população brasileira e mundial; desenvolver a capacidade de análise e crítica em saúde pública por meio de metodologia epidemiológica; desenvolver a habilidade para crítica e a argumentação na leitura de estudos epidemiológicos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
655501 - Andrea Viude Castanho
 
Programa Resumido
Programa Resumido: Introdução à epidemiologia. Transição demográfica e epidemiológica. Estatística vital. Perfil da velhice e dos modos de envelhecer no Brasil e no Mundo. Principais determinantes dos modos de envelhecer - biopsicossociais, históricos, econômicos e culturais, magnitude, impacto, vulnerabilidade, intervenções. Epidemiologia descritiva. Delineamentos de estudos epidemiológicos. Ementa: Conhecimento sobre a história da epidemiologia e sua importância para o estudo do envelhecimento. Descrição e estudo de agravos à saúde na velhice com a finalidade de compreender a saúde pública e promover conhecimento para o desenvolvimento de políticas sociais e de saúde para esse grupo social.
 
 
 
Programa
Programa Completo: Introdução à epidemiologia: conceitos, indicadores e aplicação. Demografia e Epidemiologia: - Dinâmica de populações - Indicadores de Saúde e Dados Básicos: índice de envelhecimento, taxa de crescimento, razão de dependência, taxas brutas de natalidade e mortalidade, esperanças de vida (ao nascer e aos 60 anos de idade) - Conceitos de morbidade e mortalidade - Epidemiologia, Saúde Pública e Saúde Coletiva: PESSOA, LUGAR, TEMPO. – epidemiologia das doenças transmissíveis e das não transmissíveis. Epidemiologia dos modos de envelhecer:- Perfil da velhice e dos modos de envelhecer no Brasil e no Mundo - Principais determinantes dos modos de envelhecer - biopsicossociais, históricos, econômicos e culturais. Delineamento de estudos epidemiológicos: - Estudos caso-controle - Estudos de coorte - Estudos transversais - Estudos de intervenção - Estudos ecológicos Vigilância em saúde
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas; leitura, apresentação e discussão de artigos científicos; exercícios para resolução e discussão.
Critério
Participação em aula, assiduidade, entrega de trabalhos e exercícios e trabalho final.
Norma de Recuperação
será realizada pelos estudantes com média final na disciplina igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0) e, no mínimo, 70% (setenta por cento) de frequência às aulas- A recuperação será realizada por meio de prova individual escrita e/ou revisão do trabalho final.
 
Bibliografia
     
Almeida Filho, N; Barreto, ML. Epidemiologia & saúde: fundamentos, métodos, aplicações. Rio e Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. Dever, G.E.A. A epidemiologia na administração dos serviços de saúde. São Paulo, Pioneira, 1998. Fletcher, R.H.; Fletcher, S.W.; Wagner, E.H. - Epidemiologia clínica - Bases científicas da conduta médica. (trad.), Porto Alegre, Ed. Artes Médicas, 1990. Forattini, O.P. - Ecologia, Epidemiologia e Sociedade. S. Paulo, EDUSP/ Artes Médicas, 1992. Forattini, O.P. - Epidemiologia geral. S. Paulo, Artes Médicas, 1996. Laurenti R, Mello Jorge MHP, Lebrão ML, Gotlieb SLD. Estatísticas de saúde. São Paulo: EPU, 2.ed, 2005. Levin J, Fox JA. Estatística para ciências humanas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. Rouquayrol MZ, Almeida Filho N. Epidemiologia e Saúde. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Medsi/Editora Médica e Científica Ltda., 2003. Rouquayrol MZ, Almeida Filho N. Introdução à Epidemiologia. 4ª Edição revista e ampliada. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. Waldman EA, Rosa TEC. Vigilância em saúde pública. São Paulo: Editora Fundação Peirópolis; 1998.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH3113

Clique para consultar o oferecimento para ACH3113

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP