Possibilitar o conhecimento e uma reflexão crítica acerca das principais teorias e pesquisas psicossociais sobre o amor e as relações conjugais numa perspectiva desenvolvimental, com enfoque na vida adulta (jovem adulto; adulto de meia-idade) e a velhice.
Conhecer as principais teorias e pesquisas psicossociais acerca do amor e dos relacionamentos conjugais nos contextos da sociedade tradicional, moderna e pós-moderna. Identificar fatores que promovem o bem-estar, a comunicação e que contribuem para a qualidade dessas relações.
Unidade I - O Amor na Vida Adulta e na Velhice- Amor: definições, tipologia e teorias psicossociais- Estilos de apego e estilos amorosos- Relações afetivas e aspectos socioculturais: a influência do ideal de amor romântico sobre os relacionamentos reais- Amor e sexualidadeUnidade II - A Conjugalidade na Vida Adulta e na Velhice- Fundamentos teóricos: o casal e a família nas perspectivas sistêmica e life span- A conjugalidade e o ciclo de vida familiar- A escolha do cônjuge, modelos, tipos e formas de conjugalidade- Satisfação e complementaridade de papéis no relacionamento conjugal- Fatores que contribuem para a estabilidade dos relacionamentos conjugais- Habilidades sociais conjugais- Comunicação dos casais: resolução de conflitos e negociação- Temas especiais na conjugalidade: Casais de dupla carreira; Parentalidade, coparentalidade e conjugalidade; Álcool e outras drogas: repercussões na relações com o cônjuge e filhos; Transtornos do desejo sexual; Ciúmes; A violência nas relações conjugais; Infidelidade.- Separação e divórcio: o processo de dissolução da conjugalidade- Recasamento- Avaliação e intervenções psicogerontológicas com casais
Bibliografia básica:Andolfi, M., Angelo, C. & Saccu, C. (1995). O casal em crise. São Paulo: Summus.Baptista, M.N. & Teodoro, M. (2012). Psicologia de família: teoria, avaliação e intervenções. Porto Alegre: Artmed.Batten, M. (1995). Estratégias sexuais: como as fêmeas escolhem seus parceiros. Rio de Janeiro: Editora Rosa dos Tempos.Blieszner, R. & Bedford, V.L. (2012). Handbook of family and aging. California: Abc-clio.Bowlby, J. (2002). Apego: a natureza do vínculo. São Paulo: Martins Fontes.Carter, B. &McGoldrick, M. (2010). As mudanças no ciclo de vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar. Porto Alegre: Artes Médicas.Cruz, R.M., Wachelke, J.F.R. & Andrade, A.L. (2012). Avaliação e medidas no contexto dos relacionamentos amorosos. São Paulo: Casa do Psicólogo.Féres-Carneiro, T. (2007). Família e casal: saúde, trabalho e modos de vinculação. São Paulo: Casa do Psicólogo.Féres-Carneiro, T. (2009). Casal e família: permanências e rupturas. São Paulo: Casa do Psicólogo.Fisher, H. (1995). Anatomia do amor. São Paulo: Editora Eureka.Fisher, H. (2006). Por que amamos? A natureza e a química do amor romântico. Rio de Janeiro: Record.Giddens, A. (1993). A transformação da intimidade: sexualidade, amor e erotismo na vida moderna. São Paulo: editora da Unesp.Hendrick, C. & Hendrick, S.S. (1986). A theory and method of love. Journal of personality and social psychology, 50, 392-402.Iwasaki, A. & Falcão, D.V.S. (2010). O amor na perspectiva de casais idosos. Monografia não publicada.Kaslow, F.W. & Schwartz, L.L. (1995). As dinâmicas do divórcio: uma perspectiva de ciclo vital. Campinas, SP: Editorial Psy.Lee, J.A. (1973). Colours of love: an explorations of the ways of loving. Toronto: New Press.Leiblum, S. (2012). Tratamento dos transtornos do desejo sexual: casos clínicos. Porto Alegre: Artmed.Papp, P. (2002). Casais em perigo: novas diretrizes para terapeutas. Porto Alegre: Artmed.Pichon-Rivière, E. (2000). Teoria do vínculo. São Paulo: Martins Fontes.Silva, A. (2009). Relacionamento amoroso. São Paulo: Publifolha.Sternberg, R.J. (1986). A triangular theory of love. Psychological Review, 93, 119-135.Wagner, A. (2011). Desafios psicossociais da família contemporânea. Porto Alegre: Artmed.Watzlawick, P., Beavin, J.H. & Jackson, D.D. (2007). Pragmática da comunicação humana. São Paulo: Cultrix.