Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de: conhecer os diferentes métodos e técnicas para a avaliação física e funcional do idoso; escolher as formas mais adequadas de avaliação a partir de uma análise crítica das técnicas existentes.
A disciplina abordará os conceitos das principais capacidades físicas e funcionais, sua importância para a saúde dos idosos, objetivando a gestão do envelhecimento bem sucedido. Visa apresentar ao estudante os diferentes métodos e técnicas de medidas e avaliação da capacidade física e funcional do idoso.
Avaliação Física do idoso: Avaliação do sistema cardiorrespiratório: potência e capacidade aeróbia. Avaliação neuro-muscular: força, flexibilidade e equilíbrio. Avaliação da composição corporal por diferentes métodos e técnicas: antropometria, bioimpedância pesagem hidrostática e diagnóstico por imagem. Medida e avaliação da capacidade funcional do idoso Escalas de atividades básicas da vida diária Escalas de atividades instrumentais da vida diária Aplicação de questionários para determinação do nível de atividades físicas para idosos. Aplicação de baterias de testes para avaliação da capacidade funcional de idosos Aplicação de testes para avaliação da fragilidade do idoso.
Amorim, J.S.C. Medidas de Desempenho Físico e Funcional de Pessoas Idosas. 1° Ed. Medbook, Rio de Janeiro, 2022. Diretrizes do ACSM Para os Testes de Esforço e Sua Prescrição. 7° Edição, Ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2007. Farinatti, P. T. V. Envelhecimento Promoção da Saúde e Exercício. Ed. Manole, São Paulo, 2008. Matsudo, S.M.M. Avaliação do idoso: Física e Funcional. São Paulo, 2004. Rikli, R. E.; Jones, J. C. Teste de Aptidão Física Para Idosos. Ed. Manole, São Paulo 2008. Spirduso, W. W. Dimensões Físicas do Envelhecimento. Ed. Manole, São Paulo, 2005. Zhu, W.; Chodzko-Zajko, W. J. Mensurement Issues in Aging a Physical Activity: Proceedings of The Mensurement and Avaluation Symposium. Ed. Human Kinetics, 2006.