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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH3145 - Lazer e Envelhecimento
Leisure and aging

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Desenvolver o conhecimento das práticas de lazer no envelhecimento; promover a discussão sobre envelhecimento populacional, trabalho e ócio; discutir o turismo no cenário nacional e internacional para os idosos brasileiros; conhecer políticas públicas de lazer para a população idosa e discutir perspectivas para as mesmas; desenvolver análise crítica do cenário brasileiro em lazer e envelhecimento ativo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
655501 - Andrea Viude Castanho
 
Programa Resumido
Programa resumido:
Introdução ao lazer e envelhecimento. Políticas públicas de lazer para idosos. Envelhecimento, demografia, demanda e oferta de lazer no Brasil. 

Ementa: O lazer e o envelhecimento em discussão frente à experiências práticas pretende a construção de possibilidades de atuação para o gerontólogo em um campo importante e em crescimento, porém pouco debatido entre estudiosos do lazer e do envelhecimento.
 
 
 
Programa
Introdução ao lazer e demografia do envelhecimento.
Políticas públicas de lazer para a velhice e o estatuto do idoso.
Ócio, trabalho e imaginário social entre brasileiros idosos.
Idoso em movimento: lazer e envelhecimento saudável.
Turismo social e envelhecimento.
O turismo para o idoso brasileiro: cenários nacional e internacional.
Turismo da morte: suicídio assistido na velhice.
Lugar e espaço para o lazer na velhice: entre o público e o privado.
Lazer em cenários de vulnerabilidade: envelhecer na periferia, envelhecer com morbidades e sem renda ou baixa renda.
Lazer e minorias no envelhecimento: gênero, raça, LGBTQ+, indígenas.
Animação sociocultural e envelhecimento ativo.
Estudos do lazer em gerontologia e perspectivas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Métodos utilizados: leitura e discussão de artigos científicos e textos introdutórios, visitas à espaços para idosos para avaliação do lazer, seminários, alas expositivas. Atividades discentes: seleção de espaço físico para idosos para a visita, leitura e discussão de textos, preparação e apresentação de seminários, debate nas aulas expositivas.
Critério
Avaliação baseada trabalhos, exercícios, seminários e relatório de visitas.
Norma de Recuperação
Avaliação baseada em provas e/ou trabalhos.
 
Bibliografia
     
Camarano, AA. Os novos idosos brasileiros: muito além dos 60? Rio de Janeiro. IPEA, 2004. 

Oliveira, K.P.G.; Nascimento , A.F. Revisando o Lazer na Terceira Idade: uma proposta necessária. Licere, Belo Horizonte, v.17, n.3, set/2014.

Papaléo-Netto, M. O estudo da velhice no século XX: histórico, definição de campo e termos básicos. In: Freitas, EV; Py, L; Neri, AL; Cançado, FAX; Gorzoni, ML; Rocha, SM. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Guanabara e Koogan. 1ª ed. Rio de Janeiro, 2002.

Ruscmann, DVM ; Solha, KT. Turismo e lazer para a terceira idade. São Paulo: ed. Manole, 2012.

Santos, RF; Pacheco, R. Lazeres: para fazer melhor é preciso compreender. São Paulo: Senac, 2018.


World Health Organization. Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Brasília:
Organização Pan-Americana de Saúde, 2005.
 

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