Desenvolver o conhecimento das práticas de lazer no envelhecimento; promover a discussão sobre envelhecimento populacional, trabalho e ócio; discutir o turismo no cenário nacional e internacional para os idosos brasileiros; conhecer políticas públicas de lazer para a população idosa e discutir perspectivas para as mesmas; desenvolver análise crítica do cenário brasileiro em lazer e envelhecimento ativo.
Programa resumido: Introdução ao lazer e envelhecimento. Políticas públicas de lazer para idosos. Envelhecimento, demografia, demanda e oferta de lazer no Brasil. Ementa: O lazer e o envelhecimento em discussão frente à experiências práticas pretende a construção de possibilidades de atuação para o gerontólogo em um campo importante e em crescimento, porém pouco debatido entre estudiosos do lazer e do envelhecimento.
Introdução ao lazer e demografia do envelhecimento. Políticas públicas de lazer para a velhice e o estatuto do idoso. Ócio, trabalho e imaginário social entre brasileiros idosos. Idoso em movimento: lazer e envelhecimento saudável. Turismo social e envelhecimento. O turismo para o idoso brasileiro: cenários nacional e internacional. Turismo da morte: suicídio assistido na velhice. Lugar e espaço para o lazer na velhice: entre o público e o privado. Lazer em cenários de vulnerabilidade: envelhecer na periferia, envelhecer com morbidades e sem renda ou baixa renda. Lazer e minorias no envelhecimento: gênero, raça, LGBTQ+, indígenas. Animação sociocultural e envelhecimento ativo. Estudos do lazer em gerontologia e perspectivas.
Camarano, AA. Os novos idosos brasileiros: muito além dos 60? Rio de Janeiro. IPEA, 2004. Oliveira, K.P.G.; Nascimento , A.F. Revisando o Lazer na Terceira Idade: uma proposta necessária. Licere, Belo Horizonte, v.17, n.3, set/2014. Papaléo-Netto, M. O estudo da velhice no século XX: histórico, definição de campo e termos básicos. In: Freitas, EV; Py, L; Neri, AL; Cançado, FAX; Gorzoni, ML; Rocha, SM. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Guanabara e Koogan. 1ª ed. Rio de Janeiro, 2002. Ruscmann, DVM ; Solha, KT. Turismo e lazer para a terceira idade. São Paulo: ed. Manole, 2012. Santos, RF; Pacheco, R. Lazeres: para fazer melhor é preciso compreender. São Paulo: Senac, 2018. World Health Organization. Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Brasília: Organização Pan-Americana de Saúde, 2005.