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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH3255 - Estágio Curricular I
Intership I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h ( Estágio: 150 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Identificar demandas e planejar, desenvolver e avaliar intervenções gerontológicas que podem ser prevenção e de promoção de qualidade de vida, de recuperação e reabilitação em termos de capacidade funcional ou relacionadas ao enfrentamento de situações de violações de direitos ou vulnerabilidade social, no Sistema Único de Saúde (SUS), no Sistema Único da Assistência Social (SUAS) ou em outros equipamentos que atendam a população idosa. Promover a gestão de casos desenvolvendo planos de atenção Gerontológica Integrada. Identificar as demandas e as necessidades dos equipamentos de atenção primária/básica, secundária/média complexidade e terciária/alta complexidade do SUS e SUAS, bem como de outras instituições que atendam a população idosa e propor projetos ou planos de gestão organizacional.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
161192 - Beatriz Aparecida Ozello Gutierrez
7480016 - Bibiana Graeff Chagas Pinto Fabre
1447122 - Marisa Accioly Rodrigues da Costa Domingues
1554146 - Mônica Sanches Yassuda
2160326 - Rosa Yuka Sato Chubaci
 
Programa Resumido
Cuidado integral da pessoa idosa sob a ótica das demandas primárias/atenção básica, secundárias e terciárias/média e alta complexidade das áreas da saúde e assistência social, das demandas de acesso à justiça e de educação e cultura. Demandas assistenciais das pessoas idosas no contexto da proteção social da atenção básica e especial e da atenção primária, secundária e terciária à saúde, bem como nos equipamentos de promoção e defesa de direitos e de educação e cultura. Intervenções gerontológicas para atender as demandas físicas, psicológicas e socioculturais da pessoa idosa e familiares dentro do contexto dos equipamentos de atenção e atendimento à população idosa. Intervenções gerontológicas, projetos ou planos de gestão organizacional e de casos, de acordo com as necessidades e demandas dos equipamentos e das pessoas idosas atendidos. Plano de atenção gerontológica visando à integralidade do cuidado prestado à pessoa idosa na assistência hospitalar, no pós-alta e na assistência à pessoa idosa acolhida em centro-dia ou em instituição de longa permanência.
 
 
 
Programa
- O SUS, o SUAS e a atenção à pessoa idosa e seus familiares;
- Instituições de Longa Permanência para Idosos, Centros-Dia para pessoas idosas, Centros de Acolhida para Pessoas Idosas em situação de rua e Centros de Convivência para Pessoas Idosas: definição, tipos, características e indicações;
- Atenção à pessoa idosa na atenção primária, secundária e terciária na área da saúde; 
- Instituição de acesso à justiça, promoção e defesa de direitos da pessoa idosa;
- Identificação e caracterização das demandas de pessoas idosas e de seus familiares;
- Adequação das intervenções necessárias frente às demandas identificadas;
- Avaliação dos recursos comunitários e da rede de suporte social das pessoas idosas;
- Adequação das intervenções necessárias frente às demandas identificadas;
- Desenvolvimento de intervenções multiprofissionais;
- Avaliação do processo de atenção estabelecido.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Seminários, leituras, atividades práticas supervisionadas nos serviços de atenção secundária e terciária à saúde, proteção social especial e instituições de promoção e defesa de direitos e de educação e cultura.
Critério
- Participação individual e em grupo nas atividades teórico-práticas. - Elaboração e apresentação de relatório final em grupo das atividades desenvolvidas no estágio
Norma de Recuperação
será realizada pelos estudantes com média final na disciplina igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0) e, no mínimo, 70% (setenta por cento) de frequência às aulas- A recuperação será realizada através de relatório individual escrito.
 
Bibliografia
     
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