Identificar, planejar, desenvolver e avaliar um plano de atenção Gerontológica Integrada direcionada aos serviços de saúde, social, de defesa de direitos, educacional e de pesquisa, tanto na esfera governamental quanto na esfera privada, no âmbito da gestão organizacional, visando à melhoria da atenção gerontológica junto à equipe multiprofissional/interprofissional e/ou o desenvolvimento acadêmico de estudantes dentro da grande área da Gerontologia. Identificar as demandas e as necessidades dos serviços, propor e/ ou implementar planos de gestão organizacional e propor projetos de pesquisa compatíveis com o perfil de egressos.
Estudantes identificarão as demandas e as necessidades dos serviços de saúde, social, de defesa de direitos, educacional e de pesquisa tanto na esfera governamental quanto na esfera privada e deverão propor e/ ou implementar planos de gestão organizacional visando à melhoria da atenção gerontológica junto à equipe multiprofissional/ interprofissional. Ainda, haverá habilitação para a utilização de ferramentas necessárias para a sistematização do processo de gestão organizacional e do processo de desenvolvimento de projetos de pesquisa acadêmicos que respondam a demandas relacionadas ao envelhecimento e à velhice.
- O SUS, o SUAS e a atenção a pessoas idosas e suas famílias; - Instituições de Longa Permanência: definição, tipos, características e indicações; - Entidades de fiscalização e defesa de direitos: Ministério Público Estadual e Defensoria Pública Estadual; - Relacionar as políticas públicas para a atenção à pessoa idosa e as Instituições de Longa Permanência para Idosos; - Conhecer as normas da ANVISA e as diretrizes da SBGG para as ILPIs - Identificação e caracterização das demandas assistenciais das pessoas idosas institucionalizadas, das pessoas idosas e membros de suas famílias nos diferentes contextos do ambiente hospitalar e das pessoas idosas em situação de violação de direitos; - Adequação das intervenções necessárias frente às demandas identificadas; - Avaliação dos recursos comunitários e da rede de suporte social das pessoas idosas institucionalizadas, hospitalizadas, ou em situação de violação de direitos; - Adequação das intervenções necessárias frente às demandas identificadas; - Desenvolvimento de intervenções multiprofissionais/ interprofissionais; - Avaliação do processo de atenção estabelecido. - Desenvolvimento de habilidades de identificação de problemas, elaboração de perguntas, adequação metodológica, obtenção e análise de dados e discussão baseada em literatura atualizada.
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