Desenvolver reflexão e apresentar teoria, técnicas e experiências de otimização do nível de serviços prestados à sociedade, como resultado da gestão da dimensão logística das políticas públicas em aspectos como qualidade, atendimento a demandas, custo e integração de políticas.
Bloco A – Conceitos básicos de logística no setor público Bloco B – Qualidade e nível de serviço no setor público. Bloco C – A logística das políticas públicas Bloco D – As políticas públicas de base logística
Bloco A – Conceitos básicos de logística no setor público Neste bloco, exploraremos os conceitos básicos de logística. Tem um caráter formativo básico, e suas leituras serão essenciais para o desenvolvimento do restante da disciplina: Apresentação da disciplina. Conceitos básicos de logística no setor público 2 Visão geral da logística e sua relação com as políticas públicas. Conceitos básicos de logística. Logística integrada e a integração da cadeia de suprimentos. Decisões logísticas: posicionamento logístico, desenho de rede e modo de produção. Análise logística de políticas e serviços públicos Decisões logísticas: o conceito de trade-off. Bloco B – Qualidade e nível de serviço no setor público. Neste bloco, trataremos dos temas relativos à oferta dos serviços públicos do ponto de vista da identificação de níveis de serviço ótimos, que atendam as demandas dos cidadãos-usuários dentro de patamares aceitáveis de viabilidade econômica. Foco no cidadão e qualidade dos serviços - requisitos de qualidade de um serviço público específico. Mensuração de desempenho logístico e de nível de serviço. Indicadores de desempenho logístico das organizações e políticas públicas. Bloco C – A logística das políticas públicas Neste bloco buscaremos identificar os principais aspectos logísticos da implementação de políticas públicas. Gestão de Serviços de apoio e infra-estrutura Gestão da cadeia de suprimentos no setor público. Uso de poder de compra do Estado Uso de tecnologia em compras públicas Bloco D – Políticas públicas de base logística Serviços integrados Política públicas de infraestrutura e desenvolvimento Políticas pública de gestão de serviços urbanos
Bibliografia básica: BOWERSOX, D.J. e CLOSS, D., COOPER, M. Gestão da cadeia de suprimentos e logística. S. Paulo, Campus, 2007. HIJJAR, M. F. et alli. Mensuração de desempenho logístico e o modelo World Class Logistics In Artigos CEL-COPPEAD-UFRJ, 2005. Disponível em https://www.ilos.com.br/web/mensuracao-de-desempenho-logistico-e-o-modelo-world-class-logistics-parte-1/ e https://www.ilos.com.br/web/mensuracao-de-desempenho-logistico-e-o-modelo-world-class-logistics-parte-2/ TRIDAPALLI, J., FERNANDES, E. & MACHADO, W. Gestão da cadeia de suprimento do setor público: uma alternativa para controle de gastos correntes no Brasil . In RAP – Revista de Administração Pública, Vol. 45(2):401-33, mar./abr. 2011. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rap/v45n2/06.pdf VAZ, J.C. e LOTTA, G.S. A contribuição da logística integrada às decisões de gestão das políticas públicas no Brasil. RAP – Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro 45(1):107-39, jan./fev. 2011 . Disponível em: http://vaz.blog.br/blog/?p=975. Biblioteca complementar: BLYTE, D.M. and MARSON, D. B. Good practices incitizen – centred service.Otawwa: Canadian Centre for Management Development, 1999. FRAZELLE, E. Supply chain strategy: the logistics of supply chain management. McGraw Hill, 2001. MENTZER, J. T. et alli. Defining supply chain management In Journal of Business Logistics, Vol. 22, No. 2, 2001. MOORE, M. H. Criando valor público: gestão estratégica no governo. Brasília, ENAP, 2002. NOVAES, A. G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. Rio de Janeiro, Campus, 2001. PANSERI, B.O. Discricionariedade da burocracia em áreas-meio: compras na saúde na prefeitura de São Paulo. São Paulo, EAESP-FGV (Dissertação de Mestrado em Administração Pública), 2018. ZEITHALM, V. PARASURAMAN, A e BERRY, L. Delivering quality service. New York: Free Press, 1990.