A disciplina tem por objetivo aprofundar os conceitos microeconômicos apresentados em Introdução à Economia, principalmente no que se refere à Teoria da Escolha e Competição em Mercados. A discussão dos conceitos é realizada com vistas a explicitar como ocorre a atuação do governo nas economias da atualidade, basicamente nas falhas de mercado.
Discutir a forma de interação dos agentes econômicos nos mercados específicos da economia, através da fundamentação teórica da demanda e da oferta de mercado.
- Introdução às formas de organização de mercado;- Mercado - Mecanismo de Oferta e Demanda; - Comportamento do Consumidor; - Preferências e Escolha; - Demanda Individual e Demanda de Mercado; - Escolha sob Incerteza; - Comportamento dos Produtores; -Teoria da Produção; -Teoria dos Custos de Produção; - Análise de Mercados Competitivos;- Mercados não competitivos e Poder de Mercado; - Eficiência do Mercado Competitivo; - Falhas de Mercado.
Bibliografia básica: Pindyck, R. S. & Rubinfeld, D. L. - Microeconomia. São Paulo: Makron Books, 1994.Rosetti, J. P. - Introdução à Economia. São Paulo: Atlas.Varian, H. (2000) - Micoreconomia, Princípios Básicos - Quinta Edição. Campus, Rio de Janeiro.Silberberg, E. & Suen, W. - The Structure of Economics A Mathematical Analysis. McGraw-Hill/Irwin, 2001.Varian, Hall R. - Microeconomia: Princípios Básicos. Tradução da quinta edição Americana. Campus, 2000.Varian, Hall R. - Microeconomics Analysis 3rd edition. W. W. Norton, 1993.Mas-Colell, Andreu; Whinston, Michael D. e Green, Jerry R. - Microeconomic Theory. Oxford University Press, 1995.