Desenvolver conhecimentos no uso e administração de Tecnologia da Informação, com ênfase no uso estratégico de sistemas de informação na gestão de políticas públicas. Desenvolver nos alunos a capacidade de participar em processos decisórios relacionados ao (re) desenho de processos de trabalho e ao uso da tecnologia da informação no campo das políticas públicas.
Administração de Tecnologia de Informação; Tecnologia de Informação e Políticas Públicas; Tecnologia de Informação e Gestão de Processos.
1. Conceito, funções e componentes de um sistema de informação (SI);2.“Tipos” de SI e suas aplicações gerenciais: dos SPTs aos sistemas integrados;3. A decisão de investir em TI: problemas e decisões relativos aodesenvolvimento e implantação de SI;4. Segurança, ética e outras questões atuais envolvendo o uso de SI;5. Sistemas de Informação para além da eficiência das organizações: TIcomo direito, TI e cidadania;6. Tendências e possibilidades da Tecnologia de Informação na gestão pública;7. Governo eletrônico8. Processos e sua gestão: conceitos básicos9. Redesenho de processos
LAUDON e LAUDON, Sistemas de Informação Gerencial, 7ª ed.CUNHA, M. A, ANNENBERG, D., AGUNE, R. Prestação de serviços públicoseletrônicos ao cidadão. In KNIGHT, P., FERNANDES, C., CUNHA, M.A.E-Desenvolvimento no Brasil e no Mundo. S. Caetano do Sul, Yendis,2007.CUNHA, M.A.V.C.; MIRANDA, P.R.M. (2008) Uso e Implicações Sociais dasTIC pelos Governos no Brasil. Anais do Enanpad 2008.FOUNTAIN, J.. Construindo um Estado virtual: tecnologia da informaçãoe mudança institucional. Brasília, ENAP, 2005.VAZ, J.C. Internet e promoção da cidadania: a contribuição dos portaismunicipais. S. Paulo, Ed. Blücher, 2007.DAVENPORT, T. Reengenharia de processos. São Paulo: Campus, 1994.LAURINDO, F. & ROTONDARO, R. Gestão integrada de processos e datecnologia da informação. S. Paulo, Atlas, 2006.VAZ, J.C. Processos de trabalho no setor público: gestão e redesenho.Disponível em http://josecarlosvaz.pbwiki.com/Redesenho+de+Processos.2008.