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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH3542 - Ciência, Valores e Políticas Públicas
Science, Values and Public Policies

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2007 Desativação:

Objetivos
Promover o entendimento da relação entre a produção de conhecimento científico e a transformação da sociedade auxilia na identificação de um conjunto de valores, teorias e conceitos que permeiam as ações coletivas e podem embasar políticas públicas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1987427 - Wagner Tadeu Iglecias
 
Programa Resumido
Desenvolver a percepção dos paradigmas científicos, seus valores, contextos políticos nos quais foram engendrados e as possíveis implicações para a formulação de políticas públicas.
 
 
 
Programa
O problema do conhecimento. Pressupostos das ciências humanas e das ciências da natureza. O mito do progresso e da neutralidade científica. A crítica ao positivismo lógico (Popper e Kuhn). Ciência e ideologia (Mannheim) Ciência e política (Weber). Ciência e Teoria Crítica (Habermas). Ciência, senso comum e representações sociais (Moscovici).Valores democráticos e produção do conhecimento (Bourdieu e Morin). Ética e conhecimento, moral e ciência. Políticas do conhecimento.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Os alunos serão avaliados de forma continuada, através de duas provas, trabalhos em grupo e participação das atividades em sala de aula.
Critério
Norma de Recuperação
provas e/ou trabalhos
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica:
ADORNO, T. W. e HORKHEIMER M. Dialética do esclarecimento: fragmentos
filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar Editor,1985.
BACHELARD, Gaston. Epistemologia, Lisboa: Edições 70, 2001.
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência. São Paulo : Edunesp, 2004.
BRONOWSKI,J.- A Responsabilidade do Cientista e Outros Escritos. Lisboa. Pub. D. Quixote.1992
FAY, B.Contemporary Philosophy of Social Science. A Multicultural Approach. London: Blackwell, 1999.
FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas, Lisboa, Edições 70, 1998.
HABERMAS, Jurgen. Técnica e ciência como ideologia. Lisboa: Edições 70, 2001
HOLLIS, M. The philosophy of the social sciences. Cambridge: Cambridge University Press,1996.

Bibliografia complementar:

KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas, São Paulo: Perspectiva, 1981.
MANNHEIM, Karl Ideology and Utopian Introduction to the Sociology of Knowledge, Londres: Routledge and Kegan Paul, 1954.
MARCUSE, Herbert. A Ideologia da Sociedade Industrial - o Homem Unidimensional, Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.
MERTON, R.K.: The Sociology of Science, Chicago: University of Chicago Press, 1973
MORIN, Edgar. A Introdução ao Pensamento Complexo, Lisboa: Instituto Piaget. 1991.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais. 2a. ed., Petrópolis: Vozes, 2004.
POPPER, K. A Lógica da Pesquisa Científica. SP: Cultrix, 1972.
SCHWARTZMAN, Simon. Ciência, Universidade e Ideologia: a política do conhecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1980.
WEBER, Max. Ciência e Política. São Paulo: Cultriz, 1996.
 

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