Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH3558 - Política Urbana e Regional
Urban and Regional Policy

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2006 Desativação:

Objetivos
Proporcionar entendimento da questão urbana e a temática regional no Brasil, utilizando esse conhecimento na análise crítica das políticas públicas encetadas nesses campos e ser estimulado a propor alternativas para o melhor equacionamento dessas políticas constituem elementos significativos na formação de estudantes de um curso de graduação em gestão de políticas públicas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1051844 - Fernando de Souza Coelho
 
Programa Resumido
Analisar a questão urbana e a temática regional no Brasil numa ótica interdisciplinar. Utilizar essa base teórica e conceitual para identificar, analisar e avaliar as políticas públicas brasileiras frente a essas duas problemáticas, inclusive quanto às suas interfaces e entrelaçamentos. Comparar as experiências de política urbana de Curitiba e São Paulo, com um aprofundamento deste último caso, incluindo um foco na Zona Leste.
 
 
 
Programa
Política urbana e política regional na perspectiva interdisciplinar do paradigma da sustentabilidade social e ambiental. A questão urbana no Brasil no contexto da crise do Estado e de seus instrumentos de ação. Novas concepções das políticas públicas e de seus instrumentos de planejamento e gestão da questão urbana, a partir da vigência democrática. Estatuto da cidade, reforma urbana e potencialidades dos novos instrumentos urbanísticos e fiscais frente à crise das metrópoles. São Paulo e Curitiba: o que aprender com suas experiências de políticas públicas de planejamento e gestão urbana. Segmentação urbana, esgarçamento social e potencialidades das redes locais de proximidade: a problemática da Zona Leste de São Paulo e idéias para uma agenda de ações. A questão regional no Brasil na ótica do paradigma do desenvolvimento sustentável. Desempenho das políticas públicas frente às desigualdades inter-regionais. Política regional I: o desafio de viabilizar uma agenda de desenvolvimento para o Nordeste. Política regional II: possibilidades e limites de uma estratégia de desenvolvimento sustentável da Amazônia.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O desempenho dos alunos será avaliado, de modo continuado, em diferentes atividades. Estas incluem: duas provas bimestrais, pequenas redações reflexivas sobre leituras de textos constantes da bibliografia do curso, elaboração de um trabalho de grupo a ser apresentado em classe e participação em atividades em sala de aula.
Critério
Norma de Recuperação
provas e/ou trabalhos
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica:
AB’SÁBER, Aziz N. Amazônia do discursos à práxis. 2ª ed. São Paulo: EDUSP, 2004.
BECKER, Bertha K. Amazônia geopolítica na virada do III milênio. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.
BIRKHOLTZ, Lauro Bastos et allii. Questões de Organização do Espaço Urbano Regional. São Paulo: Nobel/EDUSP, 1981.
CAMARANO, Ana Amélia e BELTRÃO, Kaizô I. Distribuição Espacial da População Brasileira: mudanças na segunda metade deste século. Texto para discussão. Rio de Janeiro: IPEA, 2000.
CARLOS, Ana Fani A. e LEMOS, Inês G. (orgs.). Dilemas Urbanos novas abordagens sobre a cidade. São Paulo: Contexto, 2003.
_________ e OLIVEIRA, Umbelino de (orgs.). Geografias de São Paulo, vol. 1: Representação e a crise da metrópole. São Paulo: Contexto, 2000.
_________ e _________ (orgs.). Geografias de São Paulo, vol 2: A metrópole do século XXI. São Paulo: Contexto, 2004.
CASTELLS, Manuel. A Questão Urbana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

Bibliografia complementar:

CORREA, Silvio Marcus de Souza (org.).Capital Social e Desenvolvimento Regional. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003.
DINIZ, C.C. e CROCCO, M. A. Reestruturação Econômica e Impacto Regional: o novo mapa da indústria brasileira. Rev. Nova Economia, vol. 6, nº 1, Belo Horizonte, Julho de 1996.
Dossiê Nordeste Seco, Rev. Estudos Avançados, vol. 13, nº 36, Maio/Ag, 1999.
Dossiê São Paulo I trabalho violência água. Rev. Estudos Avançados, vol. 17, nº 47, Jan/Abril, 2003.
São Paulo II in Rev. Estudos Avançados, vol. 17, nº 48, Maio/Ag, 2003.
FISCHER, Tânia (org.). Gestão Contemporânea cidades estratégicas e organizações locais. São Paulo: FGV, 1996.
IBGE/IPEA et alii. Caracterização e Tendências da Rede Urbana no Brasil. Vol. 2. Campinas: UNICAMP, 2000.
JACOBI, Pedro. Cidade e Meio Ambiente percepções e práticas em São Paulo. São Paulo: Annablume, 1999.
KON, Anita (org.). Unidade e Fragmentação a questão regional no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2002.
KOWARICK, Lucio et alii. Cidades usos e abusos. São Paulo: Brasiliense, 1978.
LAVINAS, Lena. Federalismo e Desenvolvimento Regional: debates da revisão constitucional. Texto para discussão. Rio de Janeiro: IPEA, 1995.
_________, CARLEIAL, Liana Maria da Frota e NABUCO, Maria Regina. Reestruturação do Espaço Urbano e Regional no Brasil. São Paulo: ANPUR, Hucitec, 1993.
MOTTA, Diana Meirelles da, MUELLER, Charles K. e TORRES, Marcelo de Oliveira. A Dimensão Urbana do Desenvolvimento Econômico Espacial Brasileiro. Texto para discussão. Brasília: IPEA, 1997.
OLIVEIRA, Dennison de. Curitiba e o Mito da Cidade Modelo. Curitiba: UFPR, 2002.
OSORIO, Letícia Marques. Estatuto da Cidade e Reforma Urbana: novas perspectivas para as cidades brasileiras. Rio de Janeiro: Sergio Antonio Fabris, 2002.
PACHECO, Carlos Américo e PATARRA, Neide (orgs.). Dinâmica Demográfica Regional e as Novas Questões Populacionais no Brasil. Campinas: Instituto de Economia da Unicamp, 2000.
POCHMANN, Marcio (org.). Outra Cidade é Possível alternativas de inclusão social. São Paulo: Cortez, 2003.
RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz (org.). Metrópoles entre a coesão e a fragmentação, a cooperação e o conflito. Rio de Janeiro/São Paulo: FASE/Fundação Perseu Abramo, 2004.
_________ (org.). O Futuro das Metrópoles: desigualdade e governabilidade. Rio de Janeiro: Revan, 2000.
_________ e SANTOS JÚNIOR, O. (orgs.). Globalização, Fragmentação e Reforma Urbana; o futuro das cidades brasileiras. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.
ROLNIK, Raquel e FRÜGOLI JR., Heitor. Reestruturação Urbana da Metrópole Paulistana: Zona Leste como território de rupturas e permanências. Cadernos Metrópole, São Paulo, nº 6, 2º sem., 2001.
SANTOS, Milton. Urbanização Brasileira. 5ª ed. São Paulo: EDUSP, 2002.
SILVA, Armando. Imaginários Urbanos. São Paulo: Perspectiva, 2001.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH3558

Clique para consultar o oferecimento para ACH3558

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP