Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH3597 - Política Industrial
Industrial Policy

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2006 Desativação:

Objetivos
Proporcionar a compreensão do que é política industrial, assim como de suas múltiplas interfaces com outras políticas públicas. Familiarizar os alunos com os argumentos dos críticos e dos defensores da política industrial. Introduzir os alunos às experiências históricas de política industrial no Brasil, habilitando-os a compreender suas características, identificar seus resultados e avaliá-las com capacidade crítica. Apresentar aos alunos a diversidade dos instrumentos de política industrial, indicando que a escolha de instrumentos pode variar de acordo com fatores tais como o grau de abertura da economia nacional, o porte das empresas focalizadas, o setor de atuação dessas empresas, o perfil da atividade industrial em diferentes regiões do país, o nível de governo que irá implementá-los, dentre outros.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1030750 - Jose Renato de Campos Araujo
 
Programa Resumido
Identificar a natureza da política industrial e sua profunda conexão com outras políticas públicas. Abordar a controvérsia acerca das vantagens e desvantagens da adoção de políticas industriais e apontar a variedade de instrumentos disponíveis para sua execução e discutir fatores que condicionam o perfil da política industrial efetivamente implementada.
 
 
 
Programa
Conceito de política industrial. O debate sobre as vantagens e desvantagens de uma política industrial. Experiências históricas de política industrial no Brasil: características e resultados. As múltiplas interfaces da política industrial com outras políticas públicas. Os instrumentos de política industrial. Política industrial e o conjunto da indústria: medidas de caráter geral. Política industrial e a diversidade de cadeias produtivas: medidas de caráter setorial. A política industrial no contexto da abertura da economia brasileira. Acordos internacionais de comércio e política industrial. Política industrial e a diversidade regional no Brasil. Política industrial e os diferentes níveis de governo. Política industrial e as empresas de pequeno e médio porte.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Duas avaliações semestrais, mediante prova e/ou trabalho (em grupo ou individual).
Critério
Norma de Recuperação
provas e/ou trabalhos
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica:
AMADEO, Edward. “Política industrial: historiografia e condicionantes de seu sucesso” in: CASTRO, Ana Célia (org.). Desenvolvimento em debate: painéis do desenvolvimento brasileiro I. Rio de Janeiro, MAUAD Editora/BNDES, 2002.
AMSDEN, Alice. Asia’s next giant. Oxford, Oxford University Press, 1989.
CASTRO, Antônio Barros de. “Estratégias Industriais Pós-Abertura” in: VELLOSO, João Paulo dos Reis (org.). Governo Lula: Novas Prioridades e Desenvolvimento Sustentado. Rio de Janeiro, Editora José Olympio, 2003.
CHANG, Ha-Joon. Kicking away the ladder: development strategy in historical perspective. Londres, Anthem Press, 2002.
COUTINHO, Luciano. “Marcos e desafios de uma política industrial contemporânea” in: CASTRO, Ana Célia (org.). Desenvolvimento em debate: painéis do desenvolvimento brasileiro I. Rio de Janeiro, MAUAD Editora/BNDES, 2002.
COUTINHO, Luciano; FERRAZ, João Carlos. Estudo da competitividade da indústria brasileira. Campinas, Editora Papirus, 4ª. Edição, 2002.
EVANS, Peter. Embedded autonomy: states and industrial transformation. Princeton, Princeton University Press, 1995.

Bibliografia complementar:

FERRAZ, João Carlos; KUPFER, David; HAGUENAUER, Lia. Made in Brazil: desafios competitivos para a indústria. Rio de Janeiro, Editora Campus.
FURTADO, João. “Sistematização do debate sobre política industrial” in: CASTRO, Ana Célia (org.). Desenvolvimento em debate: painéis do desenvolvimento brasileiro I. Rio de Janeiro, MAUAD Editora/BNDES, 2002.
GERSCHENKRON, Alexander. Economic Backwardness in Historical Perspective. Cambridge, Harvard University Press, 1966.
HALL, Peter; SOSKICE, David (orgs.). Varieties of capitalism: the institutional foundations of comparative advantages. Oxford: Oxford University Press, 2001.
KRUEGER, Anne. “Government failures in development”. Journal of Economic Perspectives, Vol. 4, Nº. 3.
KUPFER, David; HAGUENAUER, Lia. Economia industrial: fundamentos teóricos e práticas no Brasil. Rio de Janeiro, Editora Campus, 2002.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, DA INDÚSTRIA E DO COMÉRCIO EXTERIOR. Estudo das cadeias produtivas da indústria. Brasília, 2002. (http://www.desenvolvimento.gov.br).
MOREIRA, Maurício Mesquita. “A indústria brasileira nos anos 90. O que já se pode dizer?” in: GIAMBIAGI, Fábio; MOREIRA, Maurício Mesquita (orgs.). A Economia Brasileira nos Anos 90. Rio de Janeiro, BNDES, 1999.
SIQUEIRA, Tagore Villarim de. “A indústria brasileira nos últimos 16 anos do século XX: 1985/2000”. Revista do BNDES, Vol. 7, N. 14, 2000.
SUZIGAN, Wilson; VILELLA, Annibal. Industrial policy in Brazil. Campinas: Instituto de Economia da UNICAMP, 1997.
TULLOCK, Gordon. Rent-seeking. Londres, Edward Elgar Publishing Limited, 1993.
VV.AA. Coletânea de artigos sobre a indústria no Brasil. Revista de Economia Contemporânea, Rio de Janeiro: Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Vol. 5, Número Especial.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH3597

Clique para consultar o oferecimento para ACH3597

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP